Dicas de Campanha de Email Marketing Eficiente

Dicas Campanha email marketing eficiente

Há quase dez anos atrás escrevi um artigo dando dicas para ter estratégias de email marketing de uma forma mais eficiente. E naquela época já se falava no fim do email marketing. Mais que dez anos se passaram e ainda tem pessoas que falam que o email irá acabar, será?

O fato é que as campanhas de email marketing ainda têm grande força, e o que é melhor, sua lista é um “patrimônio” que é todo seu. Diferente das redes sociais que todo o domínio está sob as mãos do dono da rede. Qualquer mudança que as redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube, Tiktok… fizer afetará seu negócio, diferente da sua lista de emails.

O que tenho visto é o contrário, o email marketing está sendo usado muito pelas empresas para diversos objetivos e trazendo bons retornos financeiros.

Caso queira monetizar sua lista de email conheça nosso Ebook lista de emails que geram Dinheiro:

Ebook lista de emails que geram Dinheiro

Objetivos do uso do Email Marketing

  • Engajamento do público;
  • Retenção de cliente;
  • Nutrição de Leads;
  • Envio de Newsletter;
  • Promoções, concursos e sorteios;
  • Convites;
  • Agradecimento pela compra realizada;
  • Boas vindas;
  • Acompanhamento da compra;
  • Envio de Promoções;
  • Cross selling;
  • Enfim, são muitas formas de utilização do email marketing…

Vamos dividir os tipos de emails que são enviados para depois podermos dar dicas de email marketing para se ter eficácia nessa estratégia.

Tipos de Email Marketing

Email Transacional

São os emails de confirmação de cadastro, confirmação de compra… enfim são emails enviados após alguma transação que o seu público fez com você, são emails objetivos para relacionar com pessoas que tiveram algum contato com seu negócio seja de forma financeira ou não.

Email Promocional

Os emails promocionais são os que as empresas enviam para promoverem seu produto/serviço. O interessante é enviar esse tipo de email apenas quando sentir que seu contato esteja engajado com seu negócio.

Esses emails são os famosos emails Marketing Direto, com objetivo de buscar a conversão daquela pessoa.

Email relacional

Emails Relacionais tem o intuito de criar um relacionamento com o cliente, trazendo ele a um engajamento com sua empresa. Com esse tipo de email você conseguirá aumentar o nível de consciência do seu público.

De que adianta você enviar um email ofertando seu produto/serviço sendo que a pessoa que está recebendo não tem consciência do problema ainda, e muito menos da solução. Como ela vai solucionar um problema que para ela não existe. Pense nisso, cada tipo de email deverá ser usado no momento certo.

Pronto, com essa introdução você entenderá melhor as dicas que daremos sobre email marketing e com certeza usará essas dicas de forma mais eficiente.

Tipos de Email Marketing

Dicas para Campanhas de Email Marketing

Dica 1 – Email de Boas Vindas

A partir do momento que uma pessoa se cadastrar na sua lista de email envie para ela um e-mail de “boas vindas” bem montado e que diz o que você irá enviar para esse novo cadastrado.

É de suma importância chamar a atenção do leitor, pois a partir daquele e-mail ele formará um conceito dos seus e-mails (do seu negócio), se ele o considerar um SPAM dificilmente irá abrir os outros que você enviar.


Certo dia me cadastrei na mailing de um site, onde me prometia um mini curso gratuito, mas a primeira mensagem que recebi foi a de um vídeo de apresentação de um curso que estava a venda, ou seja fiquei com uma primeira impressão ruim daquele site, o que já me faz pensar duas ou três vezes antes de abrir os e-mails daquela empresa. Não enrole, o que prometer, cumpra.


Dica 2 – Interação com sua Persona

Proporcione interatividade com sua persona. Crie um ambiente onde as pessoas podem se expressar ou interagir com a sua empresa após clicar no seu e-mail. Exemplos: Criar uma hotsite que prenda o visitante a sua marca ou direcioná-lo ao blog da sua empresa, onde ele poderá se expressar e interagir com seu negócio. Caso seu interesse seja outro, facilite a vida do leitor e o direcione para uma Landing page, fique atento que iremos falar mais sobre landing page no futuro.

Dica 3 – Link para chat comercial ou Whatsapp

Link para Whatsapp

Sua empresa tem um chat comercial? Atende pelo Whatsapp? Então, deixe um link que direcione o leitor para seu atendimento online, facilitando, assim, o esclarecimento das dúvidas que ele tiver sobre seus produtos/serviços.

Não esqueça quanto mais rápido e melhor você anteder as pessoas mais tempo elas ficarão com você, e caso ainda não seja cliente, quanto antes você der atenção mais “fresco” estará sua empresa na mente dela, o que te ajudará a fechar negócios.

Dica 4 – Email Marketing com personalidade

Trate seu com pessoalidade. Quanto mais personalizado e direcionado for seu e-mail maior será as suas chances de obter uma melhor conversão.

Dica 5 – Cuidados ao fazer seu Formulário

No momento da criação do seu formulário tenha atenção no objetivo da campanha para se ter um resultado mais eficiente.

Lembre-se, quanto mais informações você pedir no formulário menos resultado quantitativos você terá, do outro lado, quanto mais dados solicitar melhor será seu lead, não é normal uma pessoa investir seu tempo se não tiver interesse no que você está propondo.

Sendo assim tenha equilíbrio no seus formulário, análise primeiro o obejtivo da campanha para definição dos campos, de que adianta você pedir o telefone da pessoa se nunca for usar, por exemplo.

Dependendo do objetivo você pode pedir apenas o email da pessoa, mas dependendo o email e nome será pouco.


Dica 6 – Cuidado com as padronizações do seu email

Não envie sempre um e-mail padrão nas suas campanhas, faça alterações constantes para chamar mais a atenção do leitor, pois enviando sempre o mesmo e-mail você não irá despertar seu interesse quando tiver novidades, por exemplo, no lançamento de um novo produto, em um artigo novo…

Dica 7 – Medir os resultados das Campanhas de email Marketing

Faça uma análise pelo seu web analytics (Ex: Google Analytics ) e veja quais são os dias e horários onde se tem pico de acessos, para, assim, você direcionar suas campanhas nos melhores dias e horários.

Campanhas já realizadas deverão ser avaliadas também para melhorias nas próximas, tudo deve ser testado e medido: Título, Primeiras linhas do email, conteúdo do email, remetente…. Utilize os teste A/B para isso.

Teste A/B email marketing


Dica 7 – Cuidado com o excesso na sua Campanha de Email Marketing

Tire o excesso da sua mensagem para não ficar um e-mail chato de se ler, mas também não deixe a desejar nas informações, faça com que o leitor tenha interesse de ler até o final do email. Se possível deixe o melhor para o final, mas crie expectativa para isso. Técnicas de Copywiriting irão te ajudar nesse ponto.

Se se interessa por Copywiriting o ebook gratuito que fizemos poderá te ajudar, ele tem o foco em copys persuasivas no Instagram, mas com certeza você tirará proveito nas suas campanhas de email marketing:

Copys persuasivas no Instagram


Dica 9 – Analisar as ações dos concorrentes

Analise as ações do seu concorrente, esteja sempre atento para mudanças rápidas e previna-se contra possíveis “contra-ataques” do seu concorrente.

Um exemplo que vivenciei e que está relacionado aos concorrentes foi de algumas promoções que fizemos e enviamos para nossa lista de email. Todas as vezes que fazíamos promoções ou lançávamos novidades o nosso concorrente ia de encontro com nossa empresa no outro dia e com uma promoção bem apelativa que acabava abafando a nossa.

Como acompanhávamos as ações, por e-mail, redes sociais e outros canais, do nosso concorrente e vimos que ele iria “cobrir tudo que fizéssemos” decidimos mudar as estratégias das nossas campanhas.

Obs: Só para vocês entenderem melhor, ele chegou a doar o produto dele para determinadas pessoas, só para abafar nossa campanha. Então fique atento ao concorrente.

Dica 10- Exclusividade no email

Faça com que o leitor sinta como se que aquele e-mail (oferta, noticias…) fora feito exclusivamente para ele e que aquelas ofertas só estão disponíveis para quem recebeu aquele e-mail.

Dica 11 – Utilize gatilhos mentais

Gatilhos Mentais poderão te dar bons resultados, dentre diversos citarei dois como exemplo de dica para se usar nas suas campanhas de email marketing.

Gatilho Mental – Medo

Diferente do que muitos possam pensar usar o medo como estratégia das suas campanhas de email marketing poderá te dar resultados positivos. A ideia de usar o medo é trazer a tona a dor que essa pessoa sente e que o seu produto poderá fazer essa transformação.

Exemplo: Você vai continuar sem vender e vendo sua empresa quebrar por causa do Coronavírus? (exemplo de empresa que ofereça assessoria de marketing digital)

Gatilho Mental – Escassez

Esse gatilho traz a urgência da pessoa tomar a decisão rápida, e dá uma “empurradinha” para que a pessoa toma a decisão por você.

Exemplo: Amanhã acabará nossas inscrições para o curso de Marketing Digital.(exemplo de empresa que venda curso presencial)

Obs: Não esqueça você terá que trazer uma escassez real, para não perder a credibilidade.

Dica 12 – Foco nas suas campanhas de marketing

Não varie muito a função original da sua lista para não ser taxado de SPAM. Exemplo: Você envia para seus contatos ofertas da sua empresa, notícias do setor, pesquisa sobre seu produto…, mas, de uma hora para outra você começa a enviar notícias de outros setor, ofertas de terceiro que não estão ligadas ao público da sua mailing, você estará perdendo crédito com essas pessoas.

Dica 13 – Frequência dos envios

Tome bastante cuidado com a frequência dos envios. Não envie e-mails todos os dias a não ser que no opt-in a pessoa tenha marcado que quer receber seus e-mails diariamente. Faça testes e veja qual é a melhor frequência de envios para o seu público, semanal, quinzenal, mensal…. Você poderá usar o opt-out como termômetro.  

Dica 14 – Automação do seu email marketing

Automatize seu email marketing, programe envios, coloque ações de automatização segundo a interação do seu lead , utilize tags para definir sua lista.

E dependendo do caso não hesite em retirar uma pessoa da sua lista, pois lembre-se muitas ferramentas cobram por quantidade de emails enviadas ou por número de contatos, então de que vale ter um email de uma pessoa que não tem interesse na sua empresa.

Aproveite para monetizar sua lista de email, conheça nosso ebook Lista de Email que geram Dinheiro

Essas são algumas dicas de e-mail marketing para melhorar sua campanha. Se você tiver outras dicas deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.