Guia Rápido sobre Email Marketing

Guia rápido sobre Email Marketing

No último artigo demos dicas para se ter uma Campanha de email Marketing Eficiente agora iremos deixar um guia rápido sobre email marketing para você que está começando e também para você que já tem conhecimento no assunto.

Use essa lista como um check list e vai ticando para ver se você está adotando boas práticas para se ter uma campanha bem sucedida, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Guia Rápido sobre email marketing

Analisar a classificação da sua lista de email

A maioria das ferramentas de email marketing oferecem a possibilidade de avaliar os contatos com base nas interações dos seus envios. Aproveite essa informação para fazer campanhas especificas para os mais engajados e tente “recuperar” os que não estão interagindo com seus emails. Abaixo segue uma imagem de exemplo da ferramenta mail chimp

Classificação da lista de email marketing

Otimize sua lista de contatos

Tente recuperar as pessoas que não estão engajadas com você, mas quando ver que não tem como mais, não hesite em retirá-lo da lista o colocar em uma lista diferente de recuperação. Quanto mais contatos, mais custo é para sua empresa.

Cuidado com o Excesso

O que importa na sua campanha de email marketing e que seu contato abra o email para depois interagir. Sendo assim não exagere nos textos em CAIXA ALTO, textos em cor vermelha, usar palavras como Grátis, desconto, clique aqui…

Todas essas atitudes te ajudarão a ser considerado um email de SPAM e se isso ocorrer você não irá aparacer na caixa de entrada do seu contato e diminuirá a taxa de abertura.

Definição do Título

Defina um título que aguce a curiosidade da pessoa ler seu email, mas não utilize das palavras mencionadas acima (grátis, desconto….) e não coloque acentos, alguns emails poderão chegar desconfigurado com símbolos

Exemplo de um Resumo de uma campanha no sendpulse

Remetente do Seu Email

Defina um remetente para seus emails, utilize sempre nomes de pessoas reais. As pessoas interagem com pessoas, por mais que seja um representante de uma empresa.

Importância do Preheader

O Preheader é o pequeno texto que aparece abaixa do email ou em alguns casos no lado. Após a leitura do título e do remetente as pessoas querem ter uma ideia do que virá no email ai que entra um preheader bem elaborado.

1.1 – Exemplo de uma ferramenta (sendpulse) onde colocar o preheader

Exemplo de uma ferramenta onde colocar o preheader

1.2 – Exemplo de um Título, Remetente e Preheader no desktop

Titulo, Remetente e Preheader no desktop

1.3 – Exemplo de um Título, Remetente e Preheader no Mobile

Exemplo de um Título, Remetente e Preheader no Mobile

Imagens e textos

Imagens chamam a atenção e dá beleza para seu email, mas cuidado para não exagerar nas imagens utilize mais de textos do que imagens e coloque link nas suas imagens, as pessoas irão tentar clicar nelas.

Vídeos no Email

Para enviar vídeos para sua lista de email coloque uma imagem do vídeo (thumbnail) com o link para o vídeo. A maioria dos provedores não aceitam o envio de vídeo.

Aproveite o P.S.

Coloque informações relevantes no P.S. pois poderá ser de lá que seu contato irá se identificar com sua mensagem. Explore esse “campo”

Pare de falar de você

Foque nas dores do seu público e na transformação que seu produto/serviço poderá trazer para ele. Muitas empresas ainda insistem em ficar apenas falando delas e das características do seu produto.

Sempre vejo em lojas físicas vendedores vendendo produtos de tecnologia focando nas suas configurações e características e esquecendo de quem está comprando e sem focar nas dores do cliente e nas transformações que o produto trará para ele. Na comunicação digital não é diferente, então cuidado para não esquecer de que o que interessa é resolve um “problema” de alguém.

Gatilho mental da Reciprocidade

Faça com que as pessoas sejam gratas a você, então ofereça recompensas ou proponha ajuda ao seu público. Seja com conteúdos gratuitos, ebook webinário, teste de um software, planilhas… Enfim veja o que interessa ao seus leads.

Email Marketing em HTML

Teste o seu html antes de enviar no desktop e no celular, para ver se a abertura está ok, e não esqueça de colocar alt nas imagens do html, normalmente seu email não abrirá de forma “bonita” para sua lista, a não ser que ele autorize então o que ele verá será o texto que colocou na imagem.

O mesmo pode acontecer com as imagens de só aparecer caso seu contato coloque para mostrar as imagens.

Atenção aos detalhes

No email marketing todos os “detalhes” são importantíssimos, pois temos que enviar a mensagem para a pessoa certa, na hora certa, no local certo e com o remetente que gere maior impacto.

Ai você deve estar se perguntando como assim no local certo? Mas não é no email do lead ou do cliente? Exatamente, isso mesmo a mensagem deverá ir para o email das pessoas que queremos atingir, mas imagine se esse email for “barrado” pelo provedor do email, ou então, ir parar na caixa de Spam, ao invés de ir para a caixa de entrada da pessoa, você concorda comigo que o local certo é a caixa de entrada das pessoas?

Comprar lista de Email?

Comprar lista de email não é uma boa prática, pois você não sabe a procedência dessa lista e o que é pior os contatos não sabem quem é você e nem de onde veio.

Segmente sua lista de email

Ao invés de enviar emails genéricos você deve segmentar sua lista para fazer envios segmentados segundo o interesse de cada um da sua lista. Isso poderá ser feito na captação dos contatos ou mesmo na interação da sua lista.

Pop-up para captura de contato

Utilize os pop-ups para captura de contatos, só ter cuidado para não atrapalhar a experiencia do usuário no seu site, blog…

Você pode segmentar em qual página o pop-up aparecerá, quando isso deve acontecer como por exemplo: Após tantos segundos de navegação, na rolagem, ao tentar sair da página… Avalie como será melhor para sua estratégia de email marketing e de captura

Opt in ou Double opt in

Utilize pelo menos um dos dois, resumidamente opt in é quando alguém autoriza você a enviar emails para ele, pode ser de várias formas como “assine nossa newsletter” ou “Receba nossas promoções” ou de outra forma a pessoa te dá essa liberdade.

O Double opt in seria um reforço do opt in, além da pessoa fazer a etapa acima ele confirma no email dela o desejo de receber suas informações clicando em um link, por exemplo com um email de confirmação.

Avalie para seu negócio o que vale a pena, lembrando que quanto mais exigir menor será a lista, porém com qualidade melhor. Aproveite para Assinar nossa Newsletter no campo abaixo:

Assine nossa Newsletter:

Teste antes dos envios

Sempre faça um teste antes de enviar e confira a mensagem, já aconteceu comigo uma vez de enviar a uma campanha de email marketing sem testar e após envio ver que uma parte do email não estava correta. Cuidado para não ter isso, teste os links do email, o assunto, se está ok, as imagens…. Enfim faça o caminho do seu usuário e veja se está tudo certo.

Aproveite e conheça nosso ebook sobre lista de email que geram resultados

Crie emails de testes

Crie e-mails de teste no gmail, yahoo, hotmail… lembre-se que nem todos usam o mesmo e-mail, e uma mensagem pode perder a formatação em um e-mail mas no outro não.

Não use Anexos no email marketing

Imagens ou arquivos em anexo poderão ser considerados como SPAM pelos provedores de email, sendo assim não use. E mesmo que a pessoa quer abrir seu email na caixa de SPAM, anexos provavelmente não será o que ele irá abrir, a não ser que seja um contato fiel a seus envios de email marketing.

Não esqueça da Call to action (CTA)

Deixe uma chamada para ação no seu email, deixe explicito a ação que deseja das pessoa, exemlos: Compre…, Conheça…, Leia…

Opção de descadastro

Tentar esconder a opção de descadastro não é uma coisa sabia, porque ao não conseguir sair da sua lista o lead poderá te marcar como SPAM, o que é horrível, pois prejudicará sua taxa de entrega no futuro. E também de que vale enviar email para uma pessoa que não quer.

Ferramenta para teste de conteúdo de email marketing

Como existem muitas regras para se ter uma boa entrega de emails e que muitas vezes a maioria das pessoas desconhece então você poderá usar a ferramenta que testa seu conteúdo e mostra o que você precisa melhorar abaixo um exemplo de um email enviado para a ferramenta e a pontuação desse email de teste na ferramenta mail-tester

Corra das Blacklist

Avalie como está a reputação do seu domínio com a ferramenta Mxtoolbox e se precisar entre em contato para retirar seu domínio das blacklist. Abaixo exemplo de relatório da ferramenta.

Ferramenta para avaliar blacklist de email marketing

Deixe seu email limpo e agradável de se ler

No corpo do e-mail dê espaço entre um parágrafo e outro deixando o e-mail mais agradável de ser lido. Não envie mensagens “densas” demais, mas sim da forma mais amigável possível para seu leitor.

Faça email converse com a página de destino

Após seu contato se convencer de abrir seu email, ler a mensagem e clicar no link, estamos perto de alcançar o objetivo proposto correto? Então agora é a hora de levá-lo para uma página que converse com a mensagem do email. Se for uma oferta que leve para página do produto que ele clicou, se é um vídeo para o vídeo…. enfim, de que adianta falar de uma coisa no email e depois levar o lead para um ambiente diferente do proposto.

Faça teste A/B

Com o teste A/B você conseguirá medir cada uma das etapas citadas acima, como melhor título, preheader, remetente, mensagem, links….

Medir os Resultados da campanha

Muito importante quanto planejar e elaborar sua campanha é medir os resultados para melhorias futuras e também para conhecer cada vez mais seu público.

Escolha a plataforma “ideal” para seu negócio

Todos n[os sabemos que não existe nada ideal que possa ser para todos, sendo assim cada negócio poderá ter o seu próprio ideal, para isso pesquise sobre as plataformas, observando o que irá usar, analisando custo/ benefício, ferramentas disponíveis em cada uma, enfim ache a que mais se adeque ao seu negócio. Aguarde que em breve iremos falar de algumas plataformas de email marketing.

Aproveite para conhecer nosso ebook sobre Lista de email marketing que geram Dinheiro:

E você tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.