Diretor de marketing: o que faz e qual sua importância?

Muitos já ouviram falar sobre o diretor de marketing, uma designação muito importante para os dias de hoje. Poucos, no entanto, compreendem quais são as funções dessa personalidade dentro de uma empresa, pois mesmo que saibamos a importância do marketing, não costumamos pensar nas pessoas que o realizam.

Pensando nisso, resolvemos explicar o que é um diretor de marketing, qual seu papel em uma empresa e porque é muito importante contratar a assessoria desse profissional.

Quem é o Diretor de Marketing?

O Diretor de Marketing, ou CMO (Chief Marketing Officer) em inglês, é o profissional designado a responder por todas as atividades relacionadas ao marketing de uma empresa. O cargo executivo é um dos mais altos em companhias e esse profissional, na maioria das vezes, responde ao próprio CEO da marca. 

No princípio, o CMO era apenas um executor e supervisor do marketing, porém, com o desenvolvimento de novas tecnologias e a implementação de novas estratégias, a área se tornou reconhecida pelo público. Por isso, o diretor de marketing ganhou uma nova importância, ele não apenas supervisiona o trabalho de uma equipe, mas, sim, o responsável por criar ações e estratégias que trabalhem a comunicação, a divulgação de produtos e a promoção da boa imagem da empresa. 

Sendo assim, o diretor de marketing se tornou o responsável por todo o setor de marketing de uma empresa e de todas as ações executadas. É ele que irá adotar a melhor estratégia, por exemplo, se a empresa irá adotar uma ação online ou offline, ele supervisionará a criação das campanhas e se empenhará em construir a boa imagem de sua empresa, adotando medidas como marketing verde e marketing social. No caso de empresas que atuam apenas no meio digital, o marketing é ainda mais importante, pois uma vez que seus produtos não estão expostos em loja é preciso uma boa campanha para vendê-los.

Portanto, o CMO se tornou um dos principais aliados de CEOs, pois são os responsáveis por manter a imagem da empresa, o mais importante para a grande maioria das marcas. Esse funcionário assume, então, a função de diretor de marketing, em seu sentido mais amplo: trabalha a partir de uma perspectiva comercial e institucional, criando estratégias para que a empresa tenha visibilidade e credibilidade, visando a visibilidade da marca e o sucesso de vendas. O marketing passou, até mesmo, a olhar para o público interno, ou seja, funcionários, vendo-os como uma extensão de propaganda da empresa.

O que faz um diretor de marketing?

Como foi dito, o diretor de marketing é o responsável por todas as estratégias, campanhas e ações ligadas ao marketing de uma empresa. Isso quer dizer que ele está por trás dos produtos, da marca, da imagem social da empresa e de tudo que sirva de “propaganda” para o público.

O diretor de marketing, no entanto, desenvolve algumas atividades que podem ser ditas como as principais de sua função. São elas:

  • Plano de marketing: toda empresa possui um plano de marketing, ou seja, uma estratégia criada para estruturar uma marca a partir de seu público. Ações, campanhas e estratégias que levam o público a fortalecer a marca e os produtos é muito importante, principalmente na internet. Todo esse plano é criado pelo diretor de marketing, pois é a partir dessa estratégia que todas as outras serão pensadas.
  • Gerenciar verbas para campanha: criar uma campanha custa dinheiro e o setor financeiro de uma empresa disponibiliza uma determinada quantia que será utilizada pelo marketing. O CMO deve administrar esse dinheiro, ou seja, investi-lo de forma inteligente, com campanhas mais baratas, porém, eficazes.
  • Recrutar e gerenciar a equipe de marketing: um diretor de marketing não trabalha sozinho. Ele precisa de uma equipe para ajudá-lo a tirar seus planos do papel, além de serem fundamentais para a criação de estratégias, ações e campanhas. Cabe a ele, contratar a equipe que irá trabalhar com ele, escolhendo os melhores profissionais.
  • Retorno das ações: o que mais importa para um CEO é ver o retorno de sua empresa, seja em dinheiro, em fidelização de clientes ou em mensagens positivas sobre sua marca. Por isso, o CMO deve estar atento aos dados referentes às suas campanhas, se está dando certo, se resultou em vendas, entre outros pontos. É ele que analisa os números e passa-os para o CEO.
  • Monitorar e inovar: inovação é algo que o público deseja, em todos os setores e com todos os produtos. Pois imagine você comprar um celular que é exatamente igual ao que você comprou há 10 anos? Isso seria desanimador e, por isso, o diretor de marketing é responsável por compreender o que o público deseja, seja em marketing ou produto, e transformar isso em novas ideias. Novas ideias atraem compradores, que geram lucro e levam uma empresa a se tornar referência no mercado.
  • Gerencias estratégias de marketing: o diretor de marketing é responsável por gerenciar suas estratégias para educar seu público.
  • Automação: um bom diretor de marketing sabe que o marketing digital impera nos dias de hoje. Para uma boa estratégia nessa abordagem, é preciso adotar a automação de algumas ações, como o envio de e-mails, por exemplo.

Quais as habilidades de um diretor de marketing?

Ser diretor de marketing não é algo fácil, pois é preciso um olhar atento ao mercado e a compreensão de algumas bases. Um bom CMO deve possuir algumas habilidades, desenvolvidas com estudo e trabalho, para tornar suas tarefas mais fáceis e garantir excelentes estratégias.

As principais habilidades são:

  • Saber a diferença entre shopper e consumidor;
  • Conhecer sua equipe e saber delegar tarefas;
  • Conhecer e implementar sistemas que ajudam no dia a dia;
  • Ser capaz de analisar e extrair insides;
  • Possuir conhecimentos específicos para sua área de atuação.

Qual a importância desse profissional para a empresa?

O Diretor de Marketing é o responsável por desenvolver e supervisionar campanhas de marketing para promover produtos, serviços e a marca. Sendo assim, um CMO executa atividades criativas, analíticas, digitais, comerciais e administrativas, que são necessárias para um bom desempenho da empresa no mercado em que está inserida.

Além disso, ele poderá colaborar com outras áreas como pesquisa, produção, vendas e distribuição com o intuito de desenvolver ações de marketing que favoreçam a empresa como um todo. Isso quer dizer que o diretor de marketing é responsável pelas funções macro de uma empresa, com o objetivo de superar adversários. Esse é o ponto principal, pois qualquer marca trabalha, 100%, para conquistar seu público e superar as marcas existentes no mercado.

Por desenvolver esse papel tão importante, um diretor de marketing se tornou uma peça fundamental em uma empresa. Contratar um funcionário do tipo significa estruturar sua marca no mercado, aumentar suas vendas, se desenvolver como empresa e, com o tempo, se tornar referência no que produz ou oferece.

Uma empresa, no entanto, pode optar por, ao invés de ter tal funcionário, contratar o serviço de uma agência de marketing. O mais indicado, contudo, é ter seu próprio diretor de marketing, alguém que estará integrado a tudo o que há na empresa e a todas as suas necessidades e, junto com ele, contratar uma agência, como V4 Company, para auxiliar em grandes projetos e reestruturações.

Ricardo Nazar: Marketing e outros negócios

O Marketing pode ser um grande desafio, tanto para aqueles que estão ingressando agora nessa área quanto para aqueles que já possuem experiência. Por isso, a ajuda de um profissional pode ser fundamental e é nesse ponto que Ricardo Nazar, especialista de Marketing Digital, oferece seus serviços para Inside Sales e Consultoria de Marketing Digital. Além disso, seu site está repleto de conteúdos criados para guiar e auxiliar aqueles que possuem dúvidas sobre essa área.

Então, se deseja se especializar em marketing ou aprimorar seus conhecimentos, seja você um Diretor de Marketing ou não, Ricardo Nazar poderá lhe ajudar da melhor forma possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.