18 Estratégias de Marketing Digital no Instagram

Marketing Digital no Instagram

Hoje muito se ouve falar em fórmulas mágicas no marketing digital no Instagram, de como ganhar mil seguidores em poucos dias, ou ter muitos seguidores no Facebook, quem sabe muitos inscritos Youtube, ou de vender de forma rápida no Tik Tok e tantos outros, será que essas fórmulas realmente funcionam mesmo?

Em outras palavras, se você está querendo fórmulas mirabolantes esse artigo não é para você, mas se seu interesse é pegar dicas práticas para melhorar seu desempenho no Instagram, continue, pois iremos dar dicas rápidas de marketing digital para você se destacar no Instagram, mas lembre, para se dar bem é muito trabalho pela frente. Afinal que negócio não quer ter atenção das pessoas?

Vivemos em um mundo onde o acesso a informação ficou muito fácil, qualquer pessoa aprende o que quiser na internet, mas como se diferenciar dos demais conteúdos. Ai então vai a primeira dica para seu marketing no Instagram:

1 – Conteúdo de Qualidade e que chame atenção do seu público

Não basta apenas ter conteúdo de qualidade, você tem que ter “chamadas” para atrair atenção do seu público, seja fotos, imagens, primeiras linhas da publicação… E também de nada adianta ter ótimas chamadas e na hora que a pessoa for consumir seu conteúdo ver que era tudo irreal.

Sendo assim, alinhe boas imagens ou fotos com bons conteúdos e que conversem entre si. Caso tenha interesse em aprofundar em copys persuasivas no Instagram baixe o ebook Gratuito abaixo:

Copywiriting para Instagram Marketing

2 – Modifique seu perfil para uma conta comercial

Antes de tudo modifique sua conta para uma conta comercial.

E muito simples basta você ir até as configurações e mudar para conta comercial. Com a conta comercial você terá acesso a informações que na conta pessoal não tem.

2.1 – Benefícios de ter um perfil comercial:

  • Os seguidores podem entrar em contato diretamente com você em sua página do Instagram;
  • Você pode criar e publicar promoções no instagram e fazer estratégias específicas ;
  • Ter acesso a mais informações sobre seus seguidores através do Insights no Instagram;
  • Acionar botões de contato;
  • Você pode ocultar ou mostrar informações de categoria e botões de contato no seu perfil;
  • Caixa de entrada que facilite o gerenciamento de solicitações de mensagens e a conexão com os fãs.

3 – Organize sua Bio no Instagram

A bio é o primeiro contato que a pessoa tem com seu negócio, por isso tenha uma bio que chame a atenção de quem for ler. Como o instagram permite colocar apenas um link do seu site na bio uma sugestão é usar ferramentas que possibilitem você ter outros links de acesso para quem clicar. Uma sugestão de ferramenta gratuita que faz esse trabalho é o Instabio.

4 – Utilize #Hashtags

Hashtag no Instagram

As hashtags no instagram são como links, onde as pessoas podem seguir tudo que for postado com a #. Exemplo: Se você colocar na postagem do instagram a Hashtag #marketingnoinstagram sua postagem irá aparecer para algumas pessoas que seguem essa hashtag ou quem pesquisar por ela.

Mas não se iluda, pois hashtags muito genéricas tem muitas postagens, então tente achar # mais específicas. O instagram permite colocar até 30 hashtags por postagem.

Outro ponto para usar as hashtags pode ser você criar uma # específica para uma campanha sua.

4.1 – Dicas rápidas para hashtags:

  • Quando seu negócio for local, utilize # de local, exemplo: #saopaulo #bairroramos ….
  • Use # com palavras chave. Exemplo: #marketingdigital #marketinginstagram
  • Utilize # de nicho. Exemplo #marketingdigitaldentista #instagramnutricionista
  • Use # de conteúdos. Exemplo: #nutriçãoenteral
  • Crie campanhas com # específicas. Exemplo: #promociadomarketing
  • Sempre coloque # que estejam ligadas a sua estratégia.

5 – Use e abuse do Stories para fazer o Marketing no seu Instagram ser bem sucedido

Não esqueça, se você conseguir atrair uma pessoa a ver o seu stories, naquele momento a atenção sua é exclusiva, pois a tela do celular ficará apenas com seu storie, mas calma lá, se seu conteúdo não for relevante para quem estiver vendo essa pessoa poderá passá-lo, então crie artes específicas para o stories com tamanhos que aproveite a toda tela.

O Instagram também permite experimentar diferentes tipos de posts no recurso stories, como fotos, vídeos, lives ou Boomerangs, que são imagens semelhantes a gifs. Diversifique e veja o que te dará mais resultados.

6 – Busque interação com seu público

De nada adianta ter muitos seguidores e não ter engajamento e interação com eles.

A falta de engajamento pode ser por diversos motivos, se esse é seu caso analise bem e veja onde está o problema. Algumas formas de engajamento.

6.1 – Formas de engajamento no instagram:

  • Curtidas nos posts;
  • Comentários nos;
  • Salvar posts;
  • Tempo gasto com a timeline parada nos posts do feed (o Instagram entende que a pessoa de alguma forma consumindo aquele conteúdo);
  • Envio de direct;
  • Respostas e interações aos Stories como responder a enquetes e enviar perguntas;
  • Ações nos Stories, como por exemplo segurar a tela para ver, e navegar nos Stories.

Veja alguns motivos para falta de interação com o público no instagram:

6.2 – Motivos de falta de engajamento no Instagram

  • Compra de seguidores;
  • Conteúdo de baixa qualidade;
  • Conteúdo feito sem pensar no público que irá consumir;
  • Publicar sempre do mesmo;
  • Não diversificação de conteúdo e formatos;
  • Falta de frequência nas publicações;
  • Não responder rapidamente aos comentários, muito cuidado a esse ponto;

7 – Utilize a Geolocalização

Colocar a sua localização nas postagens aumenta sua visibilidade.

No feed toda vez que alguém clicar em alguma localização, que você inseriu na postagem, aparecerá para ela. Já nos stories permite que sua publicação seja mostrada naquela localidade.

8 – Frequência nas postagens

Tenha frequência nas suas postagens, de nada adianta ter ótimos conteúdos, mas postá-los bem quando entender e sem uma estratégia por trás, então crie seu cronograma de postagens. Seu público tem que ver, mesmo de forma indireta, que você tem uma frequência nas postagens e que para ele valha a pena te seguir.

9 – Insight no Instagram

Acesse as informações que o Instagram fornece para os conteúdos que você postou, suas atividades e sobre seu público.

Insights para marketing no Instagram

Com essas informações você poderá definir quais as publicações que tiveram mais interações, maior alcance, melhores horários para se postar, melhores dias. E não esqueça de medir suas ações.

Com essas informações você poderá acertar seu público de forma mais assertiva e cada vez mais pessoas.

10 – Siga pessoas do seu nicho de mercado

Seguindo pessoas do seu nicho você poderá ter ideias de postagens, ver o que traz mais engajamento e também aprender, afinal aprender nunca é demais.

11 – Interação com parceiros e autoridades

Interação no Instagram

Faça repost de publicações interessantes realcionadas ao seu público, mencione pessoas nas suas publicações, interaja com pessoas que complementem seu negócio, comente em outros perfis, enfim seja ativo para ter sucesso no marketing do seu instagram.

Procure por parcerias, do mesmo jeito que você quer ter mais visibilidade no instagram outras pessoas/empresas também querem. Então busque por empresas e pessoas que não são concorrentes diretos do seu negócio, mas que têm o público em comum com o seu. E proponha Ganha Ganha.

12 – Invista em Influenciadores digitais

Uma estratégia que pode ser boa para o marketing no instagram do seu negócio e investir em influenciadores digitais. Mas para esse investimento você deverá se atentar para alguns pontos:

12.1 – Pontos para investimento em digital influencer no Instagram

  • Primeiro você deverá buscar por influenciadores que conversam com o seu público;
  • Cuidado na hora de pesquisar, não tome decisões apenas em número de seguidores, mas avalie como as pessoas interagem com o influenciador analisado;
  • Muitas pessoas conseguem muitos seguidores de forma não estratégica (compras de seguidores, por automações…) então se deve avaliar bem o público e interações desse influencer para não perder dinheiro;
  • Avalie a possibilidade de investir em micro influenciadores, pois serão mais em conta e pode ser que tenha boas interações;
  • Se sua empresa for local, contrate micro influenciadores locais.

13 – Provas Sociais e empatia

As pessoas consomem mais quando identificam com seu negócio, sua campanha, suas postagens… enfim preste atenção e se coloque no lugar da sua audiência para cada vez mais gerar conteúdos relevantes para ele.

Aproveite e gere provas sociais do seu produto ou serviços e conte a historia de clientes da sua empresa que teve sua vida transformada com sua solução. As pessoas gostam de histórias e também se identificam quando vê um semelhante que teve sua “dor” solucionada.

14 – Call to Action faz parte do Marketing Digital

Use Call to Action (CTAs), sempre tenha uma chamada para ação, mas cuidado ao tentar vender diretamente, pois o instagram é um canal de atenção, o que quer dizer que quem está lá não está para comprar, sendo assim, seu papel é chamar a atenção deles.

15 – Teste, teste e teste no Instagram

O Marketing digital te possibilita fazer testes e mais testes de forma barata, e com isso ter uma informação mais concreta dos interesses do seu público, da sua forma de atuação nas redes sociais, por isso faça testes para saber qual são as melhores formas de atuação para seu negócio, pois podemos ter variações de negócio para negócio. Também deve-se testar públicos em anúncios pagos. Com os testes no instagram você terá algumas diretrizes, seguem:

Testes os públicos no Instagram

15.1 – Testes no Instagram

  • Qual é a melhor frequência de postagem?
  • Qual é o horário que os seus seguidores são mais ativos no feed de notícias?
  • Com o que seus seguidores interagem mais?
  • Qual é a mídia a sua mídia preferida do seu público: live, post com imagem ou vídeo?
  • Fontes de origem dos tráfegos dos seus seguidores nas suas postagens.

16 – Faça Criativos profissionais

Nas suas publicações faça criativos de forma profissional, caso não tenha domínio de ferramentas, como por exemplo Photoshop, o Canvas (site de design “gratuito”) poderá te auxiliar a fazer imagens profissionais de uma forma mais rápida. Saia do amadorismo, mas pense que o feito é melhor que o perfeito.

17 – Marketing no Instagram Ads

Utilize o instagram ads para ganhar relevância para seu negócio. Para fazer anúncios no instagram você deverá usar o gerenciador de anúncios do Facebook.

Você pode fazer anúncios apenas para Instagram se essa for sua estratégia, como esse assunto é muito extenso iremos tratar em outros artigos.

18 – Cuidados no Instagram

Pensando em ter resultados rápidos muitas pessoas caem em ciladas acabam comprometendo as estratégias de seu marketing no Instagram, são eles:

  • Cuidado com as automações, se for usar faça para postagens automáticas ou para eventos que não venham a comprometer a qualidade dos seus seguidores e mais não correr risco de ser bloqueado pelo Instagram;
  • Comprar seguidores pode parecer interessante, mas de que vale se são perfis fakes ou de pessoas que não tem ligação com seu negócio;
  • Não compre curtidas;
  • Ignorar críticas de clientes pode ser fatal, pelo contrario, encare com profissionalismo e responda o quanto antes;
  • Cuidado com “métricas por vaidade”, pois no final o que vale é a venda do seu produto e serviço e não o número de seguidores ou outras métricas que não rentabilizam a empresa, “marketing só é marketing quando vende”.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em profissionalizar o marketing digital da sua empresa no Instagram, sendo assim sugiro conhecer nosso ebook Marketing Digital Avançado para Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.