Quais são as estratégias de marketing e como utilizá-las na sua empresa?

Quer saber quais são as estratégias de marketing e como utilizá-las em sua empresa? Saiba que podemos auxiliar você!

Hoje a internet é indispensável tanto para as próprias pessoas quanto para as empresas. E uma das estratégias de divulgação de produtos e serviços que vem crescendo rapidamente é o marketing digital!

É através do marketing digital que as empresas podem divulgar os seus produtos e serviços, oferecer um atendimento mais humanizado para os seus clientes e crescer no mercado.

Para as pessoas, essa é a oportunidade perfeita para adquirir um produto que deseja, colher os seus benefícios desses produtos, poder estar em contato com uma empresa especializada e que pode atendê-lo em todas as suas necessidades de compra!

Por este motivo, convido você a conhecer neste artigo mais sobre o marketing digital e as estratégias de marketing, além de entender como utilizá-lo em sua empresa.

Continue a leitura!

Marketing digital: o que é e como utilizá-lo?

O marketing digital já faz parte da vida das pessoas e principalmente das empresas. Isso acontece porque é por meio dele que o usuário pode encontrar os produtos e serviços de determinada empresa e verificar os preços, promoções e informações sobre ela.

Por ser tão rápido e fácil, é quase impossível viver sem o marketing digital. Principalmente, porque hoje diversas pessoas estão conectadas com a internet e, mais ainda, tem um smartphone com internet.

É exatamente isso que é o marketing digital, um conjunto de estratégias que visam realizar a divulgação de produtos ou serviços. Além disso, essas estratégias utilizam de diversos canais online e métodos, sendo excelente principalmente para se ter resultados em tempo real.

Confira agora quais são as estratégias de marketing!

estratégias de marketing

Desde já, você precisa saber que existem diversas estratégias de marketing. Abaixo separamos algumas delas, vamos lá?

Marketing de conteúdo: o marketing de conteúdo visa a criação e a distribuição de conteúdo interessante e relevante. Nesse sentido, a empresa pode utilizá-lo para auxiliar o público-alvo a sanar as suas dúvidas e resolver os problemas.

Ao utilizar o marketing de conteúdo, a empresa é vista pelas pessoas e por outras empresas como autoridade em determinado assunto. Isso significa que as pessoas observam a sua empresa como referência no mercado e passam a respeitá-la!

Para fazer isso, é preciso não só planejar como também elaborar estratégias visando atingir o seu público-alvo.

Alguns exemplos de estratégia para marketing de conteúdo são: blogs (elaboração de artigos), e-books, produção de vídeos relacionados com a marca, e-mails e redes sociais (produção de posts).

Inbound Marketing: já o inbound marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes, utilizando-se de conteúdos de qualidade e relevantes.

Nesse tipo de marketing a empresa utiliza de diversos canais para ser encontrada, como é o caso dos blogs e das redes sociais. Em outras palavras, o público precisa perceber o valor desse conteúdo e da empresa.

Do mesmo modo, a empresa tem que saber o que o cliente precisa e os seus interesses, para que assim possa oferecer exatamente aquilo que ele precisa. E assim fazê-lo ver que você tem a solução que ele precisa.

Esse processo se chama de funil de vendas, ele auxilia o cliente a passar por esse funil e assim convertê-lo em cliente.

Outbound Marketing: visa levar os clientes até a empresa oferecendo-lhes os produtos e serviços, como é o caso das propagandas de rádio e TV, jornais e revistas, entre outros. Entretanto, isso também ocorre na internet com os anúncios do YouTube, banners e e-mails em massa, entre outros.

Marketing de relacionamento: esse tipo de marketing é junta a estratégia de construção com a divulgação da marca, fidelização, prospecção e ainda a criação de autoridade da marca no mercado. Além disso, tem como objetivo auxiliar as empresas a conquistar e fidelizar clientes.

Entretanto, para isso acontecer no marketing de relacionamento é preciso tornar os clientes fãs da sua marca. Uma estratégia bem realizada pode fazer a diferença na sua empresa!

Nesse sentido, o marketing de relacionamento é muito mais do que a interação de empresa para com o cliente, é oferecer excelentes experiências com os seus produtos ou serviços e se tornar uma referência no mercado.

Endomarketing: o endomarketing é uma estratégia de marketing para colaboradores da empresa. As estratégias são elaboradas para reforçar a marca da empresa para os colaboradores, visando valorizá-los e engajá-los sobre a própria marca.

Em outras palavras, o endomarketing é importante para a integração entre a empresa e os funcionários.

Ao aplicar o endomarketing, a empresa oferece diversos benefícios, dentre eles: motivação, menor rotatividade de colaboradores, colaboradores fiéis e comprometidos com a marca, bem como um cliente organizacional que promova bem-estar.

Para a empresa realizar o endomarketing é preciso motivar o colaborador e para isso existem diversas formas como brindes e promoções, entre outros.

Marketing Social: as campanhas sociais reduzem e solucionam os problemas sociais (bem-estar social) como: saúde, trabalho, moradia, transporte, entre outros. O objetivo é fazer o público sentir-se parte da causa, visando assim sensibilizar e contribuir com ela.

Marketing Pessoal: esse tipo de marketing visa elevar a imagem pessoal (marca pessoal) com o objetivo de auxiliar para que as pessoas vejam a marca pessoal de forma positiva.

Marketing Humanizado: já esse tipo de marketing visa humanizar os processos e ainda conectar os usuários. Isso acontece porque hoje os consumidores não só querem consumir como também querem uma excelente experiência no processo de compra, seja de produto ou serviço.

Saiba como utilizar as estratégias de marketing na sua empresa!

Agora que você conhece as estratégias de marketing fica muito mais fácil escolher e aplicar na sua empresa. Entretanto, para utilizar as estratégias de marketing o ideal é estar atento a algumas questões como:

  • Criar planejamento e estratégias, isso evita diversos erros durante as aplicações das ações. E durante o processo, caso precise, mude as suas estratégias!
  • Sempre atualize as redes sociais da empresa, isso demonstra não só cuidado como também engajamento.
  • Também é importante estar atento no SEO, além de aumentar as chances de os usuários encontrar a empresa, também é excelente para que ela apareça na primeira posição.
  • E por fim, não esqueça do pós-venda, mantenha contato com o cliente e não esqueça de fidelizá-lo.

Interessante, não é mesmo?

Portanto, não adianta conhecer o marketing digital, é preciso estar atento também às estratégias de marketing e colocá-las em prática, sempre utilizando de planejamento e estratégias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.