Como produzir conteúdo para minha loja virtual?

Você sabia que a ausência de uma estratégia de marketing de conteúdo pode levar a perda de leads?

Atrair o público é uma das dificuldades de uma loja virtual, pois mais do que técnica, é preciso estratégias para conhecer o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental para o marketing de conteúdo produzir material relevante e atrair potenciais clientes.

Sem esse conhecimento, além de não atrair público, podem também não alcançar possíveis leads e ainda diminuir as oportunidades de realizar vendas.

Por este motivo, é preciso estar sempre atento com essas técnicas e estratégias, como é o caso do marketing de conteúdo!

Você deve estar se perguntando o que é o marketing de conteúdo, não é mesmo?

Neste artigo você entenderá o que é marketing de conteúdo, entre outras informações importantes, como por exemplo: como produzir conteúdo na sua loja virtual. Continue a leitura e saiba mais!

O que é marketing de conteúdo?

Para produzir conteúdo de qualidade para a loja virtual é preciso conhecer primeiro o marketing de conteúdo. Uma estratégia de marketing digital voltada para a produção de conteúdo próprio, ou seja, sobre os produtos da loja virtual ou ainda nicho de atuação.

Além disso, o marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair clientes, tendo como base a criação de conteúdo relevante como é o caso dos textos, vídeos, posts em redes sociais, entre outros.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo atrai o público-alvo oferecendo soluções para os seus problemas, ou seja, o conteúdo produzido tem como base os principais problemas dos clientes. Assim é mais fácil oferecer a solução que o cliente necessita.

Interessante, não é mesmo?

Abaixo você irá conferir alguns benefícios que o marketing de conteúdo oferece, vamos lá?

Dentre os benefícios que o marketing de conteúdo oferece estão: melhor posicionamento nos mecanismos de busca como o Google; gerar autoridade sobre o assunto abordado melhorando assim a reputação da marca; aumento na geração de leads; oferecer um diferencial em relação aos concorrentes, entre outros.

Marketing de conteúdo: problemas que os produtos resolvem e conteúdos de nicho

Você já reparou que muitas pessoas, ao pesquisar por um produto, querem resolver um problema?

Por este motivo, é importante não só criar conteúdos de qualidade como também criar produtos que apresentem soluções para esses usuários. É dessa forma que uma loja virtual pode se destacar em meio aos concorrentes.

Nesse sentido, é preciso criar conteúdo que seja relevante para esse usuário, abordar não só a compra do produto mais os seus benefícios, para que ele compre não só pelo desejo de aquisição, mas que esse produto seja útil no seu dia a dia.

Um outro detalhe importante é criar conteúdo sobre nicho, esse é um excelente diferencial!

O conteúdo de nicho é perfeito tanto para lojas virtuais segmentadas quanto para lojas de departamentos.

Os clientes, além do próprio produto, também possuem interesse em tópicos relacionados, ou seja, apresentar informações, dicas ou curiosidades.

Mesmo que não sejam voltados para a venda em si, é uma excelente oportunidade de o cliente em potencial entender e se envolver mais com o produto e a marca. Nesse sentido, ele pode não só permanecer mais tempo em sua loja virtual como também retornar para conhecer mais informações.

Confira 4 dicas para você criar conteúdo para a sua loja virtual!

Como produzir conteúdo para minha loja virtual?
  • A primeira dica é a pesquisa de palavras-chave. Confira as palavras-chave que trazem mais acesso para você e utilize-as também nos seus textos e imagens.
  • Você precisa ainda responder às perguntas sobre o produto em sua loja online e responder às dúvidas que os concorrentes não responderam!
  • Junte as experiências do seu vendedor com as suas, na hora de criar os conteúdos!
  • Mostre ao seu cliente como o seu produto faz a diferença!

Onde colocar os conteúdos produzidos para a loja virtual?

Não adianta conhecer marketing de conteúdo e produzir conteúdos de qualidade se você não sabe onde postá-los!

Após produzir conteúdos de qualidade, muitas vezes as lojas virtuais ficam em dúvidas sobre onde podem postar todo esse material.

Abaixo você confere três canais incríveis para publicar esse conteúdo e ainda atrair o público para a sua loja virtual!

Começaremos pelo conhecido blog!

O blog é um dos canais mais utilizados e apresenta resultados de longo prazo. A ferramenta é perfeita para a divulgação de diferentes tipos de conteúdos relacionados à marca e traz vários benefícios, entre eles: atrai tráfego para o site e auxilia no posicionamento das palavras-chave.

O blog é excelente tanto para os potenciais clientes que estão em busca de respostas para as suas dúvidas, como para os clientes continuarem ativos e interessados em seu conteúdo. Portanto, o blog mantém a comunicação com os leads e clientes, e isso é muito importante!

Como o e-mail marketing pode auxiliar?

O e-mail marketing é um e-mail que é usado como ferramenta de marketing direto. Nele são utilizadas divulgações comerciais. Nesse caso, são ofertados conteúdos como vídeos, infográficos, minicursos, e-books, entre outros materiais.

Além disso, quando o lead entra no seu site e procura alguma informação, a partir de informações de navegação no site e os interesses que ele demonstra, é possível enviar um e-mail. Nessa mensagem, o lead receberá mais informações sobre o produto ou serviço pesquisado, podendo auxiliá-lo em uma possível compra.

E por último, as mídias sociais!

Se você quer atingir o maior número de pessoas, não deixe de considerar as mídias sociais!

As principais mídias sociais são: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Escolha as mídias de acordo com as características do público e os locais atingidos com frequência! Além de gerar vendas, elas também são perfeitas para engajamento e compartilhamento de conteúdo, utilizando o próprio blog, ou ainda colocando imagens e vídeos.

Entretanto, não é simplesmente compartilhar os conteúdos, é preciso definir objetivo e público, por exemplo.

Gostaria de saber o que é marketing digital e todos os benefícios do marketing de conteúdo para o seu negócio? Entre em contato com o Ricardo Nazar, especialista em Marketing Digital e Vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.