Quais são as principais diferenças entre e-business e e-commerce?

Muitos brasileiros que estão presenciando a evolução dos modelos de negócios, possuem uma grande dúvida sobre as principais diferenças entre e-business e e-commerce. 

Por esse motivo, trouxemos esse conteúdo bastante explicativo e didático com a finalidade de conseguir explicar totalmente todos os principais pontos sobre o assunto, assim, conseguindo distinguir cada uma dessas opções.

Portanto, meu caro amigo leitor, continue lendo e saiba mais sobre o e-business e e-commerce, além de todas as suas diferenças.

Conhecendo melhor o E-business

Esse nome derivado de uma expressão em inglês, quer dizer que o negócio é totalmente online. Então, se enquadra no modelo de empresa e-business, o negócio que tem todos os seus processos no modelo digital através da internet.

Para melhor entendimento, trouxemos um belo exemplo utilizando uma empresa de grande porte. Todo mundo já ouviu falar da Amazon Prime, seja sua plataforma de streaming, ou de compras de produtos online, todos os serviços realizados e oferecidos por essa empresa, são em ambiente digital. Logo, ela é considerada uma empresa e-business de primeiríssima qualidade. 

Atualmente, existem dois tipos de e-business, eles são: Brick and Click: negócios que estão tanto no mundo online quanto no offline; Pure-play: negócios totalmente eletrônicos. E como pode ser observado, ambos se diferem um pouco.

Agora que possuímos conhecimento sobre o e-business, devemos ver melhor o e-commerce para assim, conseguirmos distinguir quais são as principais diferenças entre e-business e e-commerce.

e-business e e-commerce 1

Entendendo melhor o e-commerce

Esse termo, é conhecido por milhares de brasileiros que realizam negócios através da internet. O e-commerce significa comércio eletrônico, e mesmo que aparente ser a mesma coisa que e-business, devemos ressaltar que existem diversas diferenças presentes entre o e-business e e-commerce.

Por exemplo, na grande parte das negociações do e-commerce, o processo de venda de bens e serviços acontece totalmente pela internet, no caso, desde a solicitação do pedido até o pagamento do mesmo. 

Existem atualmente diversos tipos de e-commerce, porque, estão categorizados como esse modelo de negócio, todos os tipos de transações que são facilitadas pela internet. Logo, B2B- modelo de negócio destinado a comércio direto com empresas; B2C- modelo de negócio destinado ao consumidor; C2C negócios entre os consumidores, são todos modelos de e-commerce.

Alguns exemplos de trabalhadores que atuam com o e-commerce, são os microempreendedores individuais(MEI) que trabalham como redatores. Essas pessoas entregam tanto a redação em ambiente digital, quanto a forma de pagamento, através do PIX ou transações bancárias. Por esse motivo, se enquadram no modelo de negócio e-commerce chamado B2B.

Neste exato momento você tem conhecimento sobre e-business e e-commerce, mas você conseguiu notar todas as principais diferenças existentes nesses dois tipos de negócios? Então, para auxiliar você nesta missão, trouxemos a seguir um tópico completo sobre o assunto. Portanto, continue lendo, e anote todas as informações que considerar relevantes.

Principais diferenças entre e-business e e-commerce

Ao falarmos das principais diferenças existentes entre o e-business e e-commerce, diversos pontos devem ser levados em consideração. Afinal, esses dois modelos de negócios possuem conceitos um tanto quanto distintos, por fim, o e-business não é apenas o ato de realizar compras e vendas de mercadorias através da internet ou offline.

Estima-se que todas as atividades que necessariamente precisam da utilização da internet, são consideradas e-business, por isso, pode-se dizer que o e-commerce é uma parte complementar do e-business, pois ela é derivada das compras e vendas através da internet.

Para o e-commerce funcionar, ele necessita apenas de um local com conexão a internet, já o e-business, necessita de site e outras ferramentas complementares. Por conta disso, muitas pessoas acreditam que o e-business só acontece quando todas as “peças” estão conectadas formando então, um conjunto de sistemas completos.

Já o e-commerce, pode ser praticado apenas utilizando um site, ou uma página em uma rede social com internet.

Outro ponto que merece o devido destaque é que o e-commerce precisa sempre ser 100% online, enquanto o e-business possui tanto o modelo offline quanto o online. 

Existem algumas situações que dependendo da maneira que a empresa é operada, ela pode ser categorizada como uma completa e-business. Por isso, estar de olho em todas as diferenças presentes nestas duas opções de negócios da empresa, é extremamente importante para saber diferenciá-las.

e-business e e-commerce

Com base em todas essas informações, você neste momento conseguiu distinguir as diferenças existentes entre e-business e e-commerce? Pois bem, após essa explicação fica extremamente fácil entender suas diferenças.

Então, o seu modelo de negócios atual pode ser categorizado como e-business ou e-commerce? Com todas as informações que você possui sobre ambos modos de negociações, será possível responder essa questão facilmente quando ela surgir.

Se você quer conferir mais conteúdo relevante e que pode agregar valor ao seu conhecimento empreendedor, não deixe de acessar nosso site clicando aqui! Afinal, conhecimento é poder, e todo conhecimento sobre a área empresarial é importante para sobressair diante os concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *