Conheça 5 ferramentas incríveis para melhorar o desempenho do e-commerce!

Se você tem um e-commerce ou gostaria de começar, saiba que é necessário não só criá-lo, mas também atender as necessidades dos clientes. Para isso, o e-commerce precisa ter todos os requisitos necessários para o seu bom funcionamento.

Isso envolve desde a sua aparência, até a velocidade do site e ainda o seu desempenho, entre outros. Tudo isso pode fazer muita diferença.

Por este motivo, é preciso estar sempre atento em como melhorar o desempenho do e-commerce de forma eficaz para que os atuais clientes e novos clientes tenham uma experiência única em seu site.

Então, se você está precisando melhorar o desempenho do seu e-commerce, saiba que nesse artigo você conhecerá algumas informações importantes sobre as melhores ferramentas de e-commerce para auxiliar você!

Portanto, continue a leitura e confira!

No que as ferramentas de e-commerce podem auxiliar?

As ferramentas de e-commerce, além de auxiliar a empresa a alcançar um bom posicionamento no mercado, oferecem ainda uma excelente vantagem competitiva. Algumas dessas ferramentas são importantes para a melhoria dos processos e outras podem oferecer resultados mais precisos.

Por este motivo, investir nessas ferramentas é investir em um e-commerce de qualidade que atende as necessidades dos clientes.

Qual a importância da gestão para um e-commerce?

Uma empresa sem gestão está fadada ao fracasso, isso porque é através dela que as empresas podem ter um negócio não só bem-sucedido como também rentável. O passo a passo de como isso deve ser realizado pode parecer difícil, entretanto, é necessário que seja cumprido.

Ou seja, nesse processo não é somente ter uma equipe engajada e pronta para atingir os melhores resultados, mas máquinas que estejam com a sua máxima funcionalidade, para que em conjunto a empresa, tenha o sucesso que tanto almeja.

Além disso, ter um produto ou serviço de qualidade, também não significa que o negócio dará certo ou que trará os resultados esperados.

Nesse sentido é preciso entender que é necessário qualidade na gestão, pois ela é responsável por todos os setores da empresa. Portanto, conheça e analise todas as particularidades dos setores.

Para aplicar as ferramentas de e-commerce para melhorar o desempenho é necessário dessa forma, entender as particularidades de cada setor, tendo como objetivo otimizar a rotina operacional, conhecer o perfil e o comportamento do cliente e ainda organizar as informações coletadas através de dados.

Dito isso, você precisa conferir abaixo 5 ferramentas para melhorar o desempenho do e-commerce! Vamos lá?

Conheça abaixo 5 ferramentas de e-commerce para melhorar o desempenho do seu e-commerce!

Você conhece o Google Analytics?

Se você não conhece essa ferramenta de e-commerce, saiba que ela pode fazer muito a diferença no seu e-commerce, pois é uma ferramenta do Google de análise de sites, que pode ser utilizada de forma gratuita. É através do Google Analytics que é possível ter acesso a dados sobre quem acessa o site do e-commerce.

Como exemplo: quais são as páginas mais acessadas, número de visitantes, perfil do visitante do site, taxas de conversão, as cidades em destaque em que você aparece, entre outros.

Essa ferramenta de e-commerce é muito utilizada quando você deseja conferir o desempenho de um produto ou de uma página no e-commerce. Além disso, pode-se adotar os relatórios do Google Analytics como forma de análise sobre o que deve ser alterado ou mantido no e-commerce.

Relacionamento com o cliente: como manter?

CRM (Customer Relationship Management), em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa ferramenta permite não só alimentar como também atualizar o cadastro do cliente, ou seja, acompanhar o processo de negociação.

Quando se tem um CRM é possível não só aumentar as vendas, fidelizar clientes, mas também realizar promoções personalizadas, sendo ela uma excelente ferramenta de e-commerce de relacionamento e fidelização dos clientes. Interessante, não é mesmo?

Uma sugestão de CRM para ecommerce é o AmoCRM, caso precise de suporte para implantação de um CRM, entre em contato consoco.

CRM para Ecommerce - AmoCRM

Para mais organização no seu e-commerce, opte pelo ERP!

O ERP (Enterprise Resource Planning), em português sistema de gestão integrada. Essa ferramenta reúne em um só lugar todos os departamentos de uma empresa, além de centralizar todas as informações.

Através dele, todos os departamentos da empresa têm acesso aos dados de outros setores da empresa. Nesse sentido, o processo dentro do seu negócio fica muito mais simples e rápido.

Portanto, utilizar o sistema ERP deixa o processo mais eficiente e resulta na satisfação dos clientes. Um exemplo de erp usado para ecommerce é o Bling.

ERP para Ecommerce - Bling

SEO (Search Engine Optmization): uma das ferramentas mais incríveis para melhorar o desempenho do e-commerce!

O SEO (Search Engine Optmization), em português significa otimização para os motores de buscas. O SEO é conhecido por ser um conjunto de técnicas com o objetivo de ter um bom posicionamento no Google ou em outros buscadores como Yahoo, Bing, entre outros.

Utilizar o SEO significa não só se destacar nos motores de busca como também oferecer a melhor experiência para o cliente.

Gateway de pagamento: quais meios de pagamentos disponibilizar?

Se você tem um e-commerce, não deixe de disponibilizar para o seu cliente múltiplos meios de pagamento, assim o seu cliente terá mais opções para realizar o pagamento.

Alguns meios de pagamentos que podem ser utilizados: boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou ainda débito em conta, entre outros.

O gateway é um mecanismo mantido por uma operadora financeira. Ele aceita diversas formas de pagamento em um e-commerce. Com ele o processo de compra do cliente fica muito mais seguro, fácil e organizado.

E por fim, a automação de marketing!

Automatizar o marketing do e-commerce significa automatizar tanto ações quanto processos de marketing, com o objetivo de reduzir os trabalhos manuais, sendo essa uma ferramenta de e-commerce muito importante não só para nutrir e ainda avançar os leads.

Dessa forma, um e-commerce deve investir em estratégias de marketing para captar clientes e ter bons resultados em suas campanhas.

Portanto, com essas 5 ferramentas de e-commerce fica muito mais fácil melhorar o desempenho de forma eficaz e com qualidade!

Gostaria de começar hoje mesmo a melhorar o desempenho do seu e-commerce? Converse com o especialista em marketing digital e vendas, Ricardo Nazar! Não deixe de conferir também outros artigos no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.