Veja como usar as estratégias de marketing digital para ecommerce

Você sabe o que é e como funciona o marketing digital para ecommerce? Caso não, fique tranquilo, pois, aqui nesse post, vamos te ajudar a entender como as estratégias de marketing funcionam e de que maneira elas dão suporte a sua empresa virtual. Hoje em dia, ter esses conhecimentos é fundamental para conseguir manter a sua marca funcionando perfeitamente, além de conquistar novos clientes e manter os que já existem. A

s redes sociais ajudam bastante nesse quesito, mas há funções que só pessoas especializadas no marketing digital vão conseguir realizar da melhor maneira. Por causa disso, reunimos dicas e estratégias para explicar qual a importância de se ter um acompanhamento do marketing digital para ecommerce e como fazê-lo dentro da sua empresa. Fique por dentro do marketing digital para ecommerce e saiba mais sobre essa prática!

Crescer no mercado virtual é importante para todas as empresas, mas no ecommerce isso se torna uma forma de sobrevivência. Nesse caso, o marketing digital para ecommerce, torna-se mais do que necessário para auxiliar sua marca a adquirir um ótimo patamar. 

Todo mundo já sabe que as estratégias de marketing digital são fundamentais para manter uma loja de pé, principalmente, se essa loja for apenas digital, ou seja, um ecommerce. Mas, você tem ideia de quais as melhores estratégias que podem impulsionar a sua marca? 

Durante esse post vamos te contar o que funciona e o que não funciona, quando se trata de marketing digital para ecommerce, então fica ligado. Além disso, caso seja necessário um aprofundamento maior, é possível consultar livros marketing digital.

Compras online por meio de e-commerce. ferramentas de marketing digital para ecommerce.
Compras online por meio de e-commerce. ferramentas de marketing digital para ecommerce. | Foto: Freepik.

O que é ecommerce e marketing digital?

O ecommerce é um site de vendas desenvolvido em plataformas específicas, isto é, um tipo de loja virtual. Assim como nas lojas físicas, é necessário que os consumidores sejam bem atendidos e consigam comprar tudo que desejam. Por isso, o atendimento precisa ser eficiente e o relacionamento com o público bem construído. A partir disso, será possível montar estratégias de vendas viáveis e fazer uma divulgação da marca.

Mas que fique claro: para ter sucesso nas lojas online, também é necessário se planejar. E é exatamente nesse planejamento que o marketing digital entra (além das questões estratégicas).

O marketing digital é, portanto, um conjunto de atividades que uma empresa ou uma pessoa executa, de maneira online (integrada à internet) e que tem como objetivo atrair novos negócios e relacionamentos, além de desenvolver uma identidade de marca.

O marketing digital e o ecommerce

As estratégias de marketing digital para ecommerce são bastante centradas na venda dos produtos. Isso não significa, no entanto, que as outras maneiras de fazer marketing não sejam focadas nisso, mas, quando se fala em negócios online, é imprescindível que todo o tráfego gerado e toda a exposição da marca sejam convertidos em resultados financeiros. Afinal, a maior parte das pesquisas realizadas pelos usuários possuem a intenção de compra. 

Quando são feitas pesquisas no próprio Google, como: “perfume”, “celular”, “geladeira” ou quando há uma busca direcionada para a marca de um produto, elas são, normalmente, transformadas em compras online. Por causa disso, os usuários desejam sempre encontrar a melhor oferta e se certificar que o ambiente digital, no qual estão comprando, é seguro. 

Mas o que tudo isso tem a ver com o marketing digital? Bom, nos dois casos, a sua empresa vai precisar de uma estratégia de marketing específica para o ecommerce, já que é ela que vai te ajudar a encontrar mais clientes e mantê-los. 

Promoções lançadas pelo marketing digital, que ganham cliques através do aparecimento nas redes de pesquisa.
Promoções lançadas pelo marketing digital, que ganham cliques através do aparecimento nas redes de pesquisa. | Foto: Freepik.

Como começar uma estratégia de marketing para seu ecommerce

O primeiro passo, na hora de montar uma estratégia eficiente para o seu ecommerce, é estudar os produtos que são vendidos, o público alvo a quem eles são destinados e compreender como funciona a dinâmica da sua marca. Depois que os objetivos já tiverem sido pensados e estabelecidos, vai ser a hora de agir.

Agora, confira, abaixo, algumas estratégias de marketing digital para auxiliar no crescimento da sua marca virtual.

6 estratégias de marketing digital para e-commerce

1. Construa uma marca forte

Ter a identificação da sua marca é super importante, logo, você vai precisar pensar na razão por trás da qual quer ser reconhecida. Com isso, no momento em que a pesquisa de marcas for realizada, a sua se destacará e poderá crescer cada vez mais, já que o volume de compras também aumenta. 

2. Cresça e retenha

Aqui, a principal dica é fazer crescer o número de clientes novos e não deixar na mão aqueles que já te acompanham. Para que essa estratégia funcione, no entanto, é imprescindível que o cliente se sinta acolhido pela empresa, ou seja, ele precisa ser atendido da melhor forma possível e ficar confortável para comprar novamente. 

Há quem pense que esse “atendimento” atencioso não influencia no ecommerce, por ele ser digital, mas não é bem assim que funciona, pois o mercado virtual é, basicamente, igual a uma loja física, com a diferença de custos, claro. Assim, ficar atento aos detalhes do site, ou das redes sociais e, prestar um serviço de qualidade, são fundamentais para atrair e manter novos clientes. E lembre-se: caso os usuários aprovem todo o processo da compra e o produto, eles vão indicar a sua marca para mais pessoas.

3. Faça uso das técnicas de SEO

O SEO funciona como um conjunto de técnicas, que têm por objetivo melhorar o posicionamento de uma página ou site (ecommerce ou não) dentro dos mecanismos de busca, como o Google. Essas técnicas, são orgânicas e geram  tráfego qualificado e conversões. Com a criação de conteúdo de boa qualidade e uma estratégia de link building adequada, dentro e fora de suas páginas, será  possível aparecer em destaque nos resultados de pesquisas.

4. Atraia novos consumidores

Com o enorme número de pessoas utilizando as redes sociais, torna-se imprescindível que as lojas estejam sempre por dentro das redes e saibam explorar os recursos que elas oferecem. Hoje em dia, a grande maioria das buscas dos produtos são feitas pelas próprias plataformas digitais, como é o caso do Instagram. 

5. Fique atento às postagens, não limite-se apenas à divulgação

Divulgar é importante, mas os clientes não compram os produtos apenas por influência das divulgações, pois um consumidor atento busca em blogs e páginas de pesquisas para saber se aquele produto é realmente bom e se a empresa é confiável. Os consumidores se apoiam, logo, manter uma boa relação com eles torna-se crucial. 

6. Monitore a experiência dos clientes

Monitorar essa experiência durante a compra e até no pós-venda, ajuda na compreensão do que o consumidor procura e o que lhe agrada. 

Portanto, como foi dito anteriormente, o marketing digital para ecommerce estuda os produtos que são vendidos, o público alvo a quem eles são destinados e compreende como funciona a dinâmica da sua marca. Tudo para atrair mais consumidores e manter os que já são ativos na loja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.