O Marketing Digital no Instagram

O marketing digital no Instagram pode levar sua marca ao topo. É uma rede social que pode te ajudar muito no seu negócio. O Instagram surgiu em 2010 como mais uma rede social, mas atualmente conta com milhões de usuários ao redor do mundo e possui diversas ferramentas para aumentar a visibilidade.

O marketing do Instagram se tornou uma das tarefas exigidas de praticamente todas as empresas e empreendedores que desejam aumentar suas margens de lucro no curto ou médio prazo utilizando as redes sociais.

Embora no início o Instagram fosse conhecido como uma rede social comum, hoje, com milhões de usuários ao redor do mundo, é considerado uma ferramenta de posicionamento. Por meio do Instagram, inúmeras empresas têm conseguido ganhar visibilidade e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Agora, se você já decidiu usar o aplicativo rainha das fotografias para sua próxima estratégia digital, aqui neste artigo está tudo que você precisa fazer.

Benefícios de ter uma estratégia de marketing digital no Instagram

instagram

1. Criação de marca e impulso

Com o Instagram é possível que as marcas definam sua identidade e reforcem seus valores corporativos. Por exemplo, se uma empresa publicar uma publicação com fotos acompanhadas de suas cores e elementos corporativos, seu público será mais atraído e se identificará com o que está olhando, ou seja, se sentirá familiarizado.

É importante que, como empresa, aproveite as ferramentas desta rede social para dar ao seu público conteúdos valiosos: atrativos, dinâmicos e de interesse.

2. Aumento do tráfego para o site da empresa

Como mencionamos no início, o Instagram tem mais de 1.000 milhões de usuários ativos, número que vem crescendo devido aos benefícios que podem ser obtidos com esta rede social.

Nesse sentido, permite que as empresas redirecionem os usuários para o seu site, blog ou loja online e, assim, aumentem o tráfego. Embora o Instagram não permita que você clique diretamente nos links, será necessário adicionar a URL da sua página na biografia do seu perfil do Instagram, na descrição ou nos Stories.

3. Ampla disseminação

O Instagram tem a opção de vincular outras redes sociais, como Facebook, Twitter ou Tumblr. Ao fazer isso, você permite que o conteúdo alcance mais pessoas e a cobertura seja maior.

4. Interação e feedback

Por meio do Instagram, as empresas podem interagir com seu público em tempo real, entender suas preocupações e receber esse feedback para melhorar. As hashtags são o ponto forte, pois os usuários podem compartilhar suas experiências por meio das hashtags da marca. Além disso, você poderá conhecer melhor seus clientes, uma vantagem a mais para qualquer negócio.

5. Acessibilidade

Por ter uma versão mobile e uma versão desktop ou web, o Instagram passa a ser acessível a qualquer usuário. O benefício? Que o conteúdo chegue a mais pessoas.

6. Geolocalização

Mas, sem dúvida, o ponto forte do Instagram é a geolocalização. Recomendo que cada foto que você enviar seja acompanhada de sua localização. Assim, sua empresa aparecerá no mapa de fotos e aumentará sua visibilidade.

7. Instagram Ads

O Instagram Ads permite que você crie anúncios visuais que permitirão humanizar sua marca e alcançar novos públicos. Graças a ela, as empresas garantem as visitas ao perfil e aos objetivos da estratégia que traçaram, segmentando o público que pretendem atingir.

Agora que conhecemos os principais benefícios de investir no marketing digital no Instagram vamos conhecer algumas coisas que vão impulsionar o seu perfil caso seja novo.

O marketing digital no Instagram – Recursos

o marketing digital no instagram

Stories do Instagram

As stories estão ganhando presença em todas as redes sociais. Até o Google está experimentando incluir histórias em seus resultados como conteúdo em destaque.

O motivo pode ser a facilidade de consumo e seu formato eminentemente móvel.

No Instagram, eles são exibidos no topo da tela dos seus seguidores, por isso é uma ótima maneira de ganhar visibilidade diante dos usuários que, ao olharem suas histórias, se conectam com o seu feed e com o seu site.

Se você não incluir o seu site na descrição do perfil, desperdiçará todo o seu esforço no Instagram.

Hashtags

Desde o surgimento do Twitter, aquela rede social que luta para sobreviver, as tags ou hashtags são uma parte fundamental de qualquer estratégia de conteúdo digital.

Seu uso correto pode dar os mesmos resultados que o investimento em publicidade adquirida na plataforma, por aumentar a vida útil das publicações e aumentar a audiência, uma vez que no Instagram o usuário pode seguir hashtags como se fossem contas, ampliando seu alcance.

Perfil de empresa

Criar ou modificar sua conta do Instagram para uma conta voltada para os negócios é uma das principais estratégias se você realmente deseja ter sucesso em suas campanhas de marketing. Mas por que preciso ter uma conta comercial? Com um perfil de empresa, você obterá elementos adicionais aos disponíveis com uma conta normal, como:

  • Receba estatísticas de desempenho.
  • Crie anúncios pagos.
  • Faça compras na plataforma.
  • Modelo com informações de contato e botões de call to action (CTA).

Lembre-se de que ter uma conta empresarial no Instagram oferece mais opções e flexibilidade ao preparar suas estratégias de marketing digital.

Metas para o Marketing no Instagram

  • Crie a imagem da marca.
  • Mostre as novidades da sua empresa.
  • Mostre seus produtos e serviços.
  • Aumentar as vendas.
  • Noivado. Aumente as interações com nosso público-alvo.
  • Promova os produtos mais relevantes do seu negócio.
  • Aumente o conhecimento do seu site.
  • Conecte-se com influenciadores.
  • Compartilhe as novidades e marcos de sua empresa.

Esses objetivos irão guiá-lo na criação de sua estratégia, conforme você avança no processo, você pode categorizá-los em objetivos primários e secundários e priorizar sua estratégia por aqueles que fornecem o maior valor.

A chave para o sucesso no Instagram

sucesso no marketing digital

O conteúdo é rei. Muitas empresas usam o Instagram para divulgar seus produtos ou serviços, outras como um reflexo de sua identidade e filosofia ou para se comunicar com seus clientes atuais e potenciais. Dependendo do que queremos publicar no Instagram, vamos focar nosso conteúdo de uma forma ou de outra.

Para isso, recomendamos que você faça uma lista com os possíveis tópicos de comunicação e determine as possíveis imagens ou vídeos para esses tópicos.

Quando a linha de comunicação já está definida, é importante fazer um protocolo ou guia de estilo, de acordo com a filosofia do nosso negócio. E saiba que nem tudo vai no Instagram!

Considere os seguintes itens no marketing digital no Instagram do seu negócio;

Estética. Como quero que minha página seja visualizada? Templates, tamanho das imagens, cores, filtros etc. Procure consistência visual para todo o seu conteúdo. Uma página clean, estética e de bom gosto é sempre bem-vinda.

Hashtags. Monitore as hashtags mais relevantes para sua marca e agrupe-as de acordo com o conteúdo. Desta forma, será muito mais fácil para você fazer cada publicação.

Conteúdo Original Vs Conteúdo Compartilhado. Você tem que ter muito cuidado com o conteúdo que é compartilhado e sua frequência. A chave é encontrar o equilíbrio.

Imagens Vs Vídeos. Normalmente é mais difícil fazermos um vídeo e na maioria dos perfis as imagens predominam pelo imediatismo e simplicidade.

Para nos diferenciarmos e surpreender os nossos seguidores, na nossa estratégia podemos adaptar a postagem de um vídeo mensal ou trimestral. Claro que se possível a frequência deve ser maior.

O marketing digital no Instagram – Conclusão

Certamente agora você vê o Instagram como uma ótima ferramenta que pode aumentar seus resultados em seu plano digital. Espero que este artigo tenha sido o impulso que você estava procurando. E então, o que está faltando para implementar uma estratégia de marketing digital na sua conta empresarial no Instagram?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.