Entenda a diferença entre marketplace e ecommerce

Não é de hoje que o mercado digital vem crescendo, sendo possível comprar qualquer tipo de produto com um simples clique, sejam artigos esportivos, eletrônicos, voltados para beleza e até para os pets! A maior parte das empresas já têm seu portal digital de vendas, seja ela grande ou pequena, mas nem sempre a modalidade de operação escolhida é a mesma, pois algumas optam por Marketplace, enquanto outras veem mais vantagens adotar o ecommerce.

Mas aí entra uma grande dúvida: qual a diferença entre e-commerce e marketplace? Qual é mais vantajosa para seu tipo de negócio?

Marketplace o que é?
Marketplace o que é? | Foto: Freepik.

O que é marketplace?

Temos o modelo de negócio do marketplace, quando plataformas digitais oferecem produtos de várias lojas diferentes, com uma grande variedade de produtos reunidos em um só site. 

Nesse sentido, o consumidor estará comprando da marca que é dona do site (do varejo), mas os produtos são de outras marcas, transformando o marketplace em uma grande vitrine para as marcas anunciarem seus produtos.

Além disso, o funcionamento de uma plataforma, que trabalha com marketplace, é diferente daquela que trabalha com e-commerce, fato que implica em investimentos específicos, como os voltados para a área de logística.

Porém, se comparado com os gastos de um e-commerce, o marketplace requer menos gastos, já que você só precisa criar seu site e mantê-lo ativo, para que a operação aconteça. Vale lembrar que isso permite um número menor de mão de obra e que não é necessário achar um local para armazenar os produtos.

Qual a ideia por trás do marketplace?
Qual a ideia por trás do marketplace? | Foto: Freepik.

Como funciona o marketplace?

Como mencionado anteriormente, o marketplace é apenas um canal para as marcas venderem seus produtos. O mesmo não chega a fazer a entrega do produto, pois isso é feito direto pelo fabricante que está anunciando seu produto.

O marketplace é uma forma de ter acesso a várias marcas que podem vender produtos similares, ou do mesmo nicho, fazendo com que seja possível uma melhor comparação, sem ter que visitar diversos sites.

E já que esse tipo de sistema só expõem os produtos, não é necessário se preocupar  com nenhuma etapa logística, apenas registrar as vendas, repassar o valor para as marcas anunciantes e recolher seu percentual nas vendas.  

Como funciona o e-commerce?

Diferente do marketplace, o e-commerce já é um site que oferta produtos apenas da própria marca, portanto, o mesmo não trabalha como uma vitrine para as lojas. O e-commerce é o canal de vendas on-line exclusivo de determinada marca.

Pode-se perceber, então, que a logística necessária será um pouco maior, já que é necessário ter um maior número de pessoas trabalhando na operação, um estoque e cuidar de toda a parte de pagamentos, devoluções e trocas.

Nesse caso, não existe qualquer outra marca por trás, o canal que está oferecendo os produtos é o mesmo que cuida de toda operação do servidor, participando desde o momento da compra, até a entrega.

E-commerce não é igual ao marketplace.
E-commerce não é igual ao marketplace. | Foto: Freepik.

Qual a diferença entre marketplace e ecommerce?

Mas além das diferenças básicas, ainda existem outros pontos que são importantes de ser levantados, que mostram como esses dois sistemas se diferem:

Investimentos

Em um e-commerce, é importante ter em mente que toda a operação logística, armazenamento, postagem dos produtos para entrega, pagamento dos funcionários, funcionamento e atualização do site, é por conta da marca, ou seja, quem está vendendo aquele produto.

Já o marketplace é, literalmente, um shopping virtual, que irá ganhar uma porcentagem das marcas que estão anunciando seus produtos. Ele é apenas um local onde você encontra produtos, sendo necessário investir em mão de obra apenas para o funcionamento do site e redirecionamento dos pedidos para as marcas. Qualquer questão envolvendo estoque e entrega fica de fora, sendo necessário um investimento bem menor.

Marketing

Seguindo a mesma lógica, pode-se imaginar qual é o sistema que deve se preocupar com toda a parte de propagandas. 

O marketplace, por funcionar como um shopping, irá apenas anunciar o que foi passado para ele, pela marca, não sendo necessário ter uma equipe para cuidar dessa parte. No caso do e-commerce, ele precisa de uma equipe que esteja trabalhando e pensando todos os dias em formas de anunciar seu produto, para que chame atenção dos clientes.

Algumas empresas ainda podem te ajudar a realizar um ótimo planejamento e campanhas de marketing para seu site, para que, de fato, seu produto seja anunciado da melhor maneira possível, atraindo público. 

Alcance

Os esforços referentes a tornar a página visível, também são reduzidos no marketplace, já que por estar ofertando uma gama enorme de marcas, o tráfego acaba sendo maior do que em um e-commerce, que trabalha apenas com a  sua própria marca.

Pagamento

As formas de pagamento tem aumentado cada dia mais e seu portal deseja alcançar sempre a maior quantidade de público possível, por isso ele precisa estar atualizado. 

No caso de você ter um e-commerce, esteja preparado para saber lidar e oferecer formas de pagamento como Débito automático, cartão de crédito e débito, boleto bancário, intermediadores de pagamento, Dotz, Bitcoins e carteiras digitais.

Já no caso do marketplace, a situação é um pouco mais simples, já que a maioria deles usa um sistema na qual o comprador realiza o pagamento direto com o fabricante do produto, sendo então necessário apenas repassar valores e calcular a porcentagem que o site ganhará por anunciar o produto. Porém, isso varia muito de acordo com o que o marketplace quer oferecer, já que alguns realizam a compra e todas as transações são no próprio portal do marketplace, sendo responsáveis pela venda.

Quais são as principais características de cada plataforma

Pode-se perceber, então, que não existe um modelo melhor que o outro, pois ambos são totalmente diferentes e apresentam propostas distintas. Tudo vai depender do seu objetivo e dos recursos que você tem disponível no momento para investir, caso queira entrar para o lucrativo mercado digital.

Portanto, buscando te ajudar nessa escolha, listamos as principais características de cada um, de maneira resumida:

  • Marketplace compra e venda: O marketplace é uma vitrine, tudo relacionado a compra e venda fica por conta da empresa, na qual você está comprando o produto;
  • O e-commerce requer mais recursos financeiros e uma maior equipe;
  • O marketplace pode optar por realizar a venda ou simplesmente direcionar para o site do fabricante;
  • Com um marketplace, não é necessário um local para estoque e nem se preocupar com transporte;
  • O e-commerce é a loja virtual exclusiva de um determinado fabricante;
  • O marketplace te mostra várias marcas, de todos os nichos possíveis.

2 comentários em “Entenda a diferença entre marketplace e ecommerce”

  1. Oi, Muito bom seu conteudo, apenas para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode divulgar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites novos, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Que tenhamos um lindo dia

  2. Joia, Me ajudou muito seu artigo, somente para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com novos sites, com esse programa você consegue obter trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer publicidade e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Ótima semana a nós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *