A fidelização de clientes deveria ser uma prioridade para qualquer negócio. Ter uma boa taxa de retenção de clientes é muito importante para a sua credibilidade e para o seu sucesso como empresa.
Nesse post da consultoria de marketing de Ricardo Nazar, você vai entender o que é fidelização de clientes, qual a sua importância e vai conhecer 4 dicas de como fidelizar clientes. Confira!
O que é fidelização de clientes?
A fidelização de clientes acontece quando você tem sucesso na retenção dos seus clientes e faz com que seus consumidores voltem a fechar negócio com a sua empresa. Isso é muito importante para a prosperidade do seu negócio, visto que é muito mais lucrativo manter os seus clientes do que ir atrás de novos.
Além disso, a fidelização de clientes vai além de simplesmente fazer com que seus clientes voltem a comprar com a sua empresa: um cliente fidelizado é um cliente fiel, que confia na sua empresa, recomenda seu produto para outras pessoas e que não abre mão dos seus serviços. Isso só pode ser conquistado com um ótimo atendimento, com produtos excelentes e com um diferencial em relação a sua concorrência.
Acima de tudo, uma boa taxa de fidelização de clientes é um referencial importante para a qualidade dos seus serviços e para a satisfação dos seus clientes no geral. Quando os seus consumidores não voltam a fechar negócio com a sua empresa, é preciso investir em estratégias de marketing e investigar porque seus clientes não estão retornando.
Por que é tão importante fidelizar clientes?
Fidelizar clientes é uma atitude fundamental para qualquer negócio. A fidelização de clientes, além de auxiliar no planejamento e previsibilidade de caixa, é uma medida mais lucrativa do que atrair novos clientes.
Além disso, a fidelização de clientes constrói uma relação de confiança e de credibilidade com o seu cliente, fazendo com que ele seja fiel a sua marca e recomende seus serviços para outras pessoas.

4 dicas de como fidelizar clientes
Traga vantagens e diferenciais para o seu cliente
Para obter uma boa taxa de fidelização de clientes, você precisa se destacar em relação a sua concorrência e gerar valor para o seu cliente. Além disso, oferecer vantagens e benefícios ao seu cliente pode ser uma boa estratégia. Algumas ideias podem ser um programa de fidelidade, formas de pagamento vantajosas e descontos.
Atendimento eficiente e humanizado
Um bom atendimento, que seja ágil, eficiente e humanizado, tem se tornado uma prioridade para os clientes. Para muitas pessoas, o atendimento é o aspecto mais decisivo na hora de fechar o negócio e tem uma grande influência para a fidelização de clientes. Por isso, investir nesse setor é fundamental.
Suporte pós venda
Problemas acontecem, e muitas vezes não podem ser evitados. Por isso, a solução de problemas e o atendimento pós venda devem ser partes importantes da sua estratégia de comunicação e marketing. Dessa forma, mesmo com problemas, o cliente tem mais chances de fechar negócio com a sua empresa.
Possua uma cultura organizacional forte
Uma cultura organizacional forte, com valores, diretrizes e hábitos bem definidos e compartilhados pelos funcionários da sua empresa, pode fazer toda a diferença nas relações entre a sua equipe e o seu cliente, favorecendo o atendimento e trazendo uma relação de confiança e fidelidade entre cliente e empresa.
Quais são os graus de fidelização de clientes?
Ao longo da relação entre cliente e empresa, existe um laço de confiança que vai se estreitando ao longo do tempo. Por isso, existem alguns graus de fidelidade dos clientes em relação a sua marca, a fim de poder prever as chances de cada cliente voltar a fechar negócio.
Convictos: compram sempre com a mesma marca;
Divididos: fiéis, mas adeptos de 2 a 3 marcas diferentes;
Inconstantes: sempre mudam de marca;
Infiéis: não possuem preferências.

Como medir a fidelização de clientes?
Existem algumas formas de medirmos a fidelização de clientes. Essa medição pode ser feita através de feedbacks ou entrevistas com os clientes, através de dados e taxas de retenção, ou de um contato mais próximo com cada um dos clientes. Conheça duas delas:
Taxa de retenção de clientes
A taxa de retenção de clientes pode ser calculada de algumas formas diferentes. Independentemente da métrica utilizada, essa taxa é muito importante para entender se a sua empresa consegue manter os clientes que possui ou se a maioria dos clientes não costuma voltar a fechar negócio.
Net Promoter Score (NPS)
O NPS é um índice que utiliza uma única pergunta para calcular a satisfação do cliente: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você nos recomendar para familiares e amigos?”.
A partir desse feedback, o valor é calculado e vai proporcionar uma noção do quão satisfeitos estão os clientes da sua empresa e qual a probabilidade de fidelizá-los.
Fidelização de clientes e o marketing digital
A fidelização de clientes é o passo final do funil de vendas. Em uma jornada ideal e bem sucedida, a venda se encerra com um laço entre o cliente e a empresa e a posterior fidelização do seu cliente. Por isso, a fidelização de clientes é imprescindível para a sua estratégia de marketing digital.
Possuir uma boa taxa de retenção de clientes e a fidelização de clientes como prioridade na cultura organizacional da sua empresa são medidas lucrativas e muito importantes para a autoridade e credibilidade da sua marca, portanto, são essenciais para o marketing digital da sua empresa.
Consultoria de marketing digital
Para colocar a fidelização de clientes em prática e obter outras soluções de marketing, uma consultoria de marketing digital pode te ajudar a facilitar todo o processo e colocar suas metas em prática. Para saber mais, conheça o trabalho do consultor Ricardo Nazar, especialista em marketing digital e Insight Sales.