Conheça o que é e em quais estratégias do inbound marketing apostar

Você já deve ter ouvido falar sobre inbound marketing, mas você sabe o que é inbound marketing? É o conjunto de estratégias de marketing, que tem por ideia atrair e converter os clientes, usando conteúdos relevantes para eles. Bem diferente do marketing que já estamos acostumados, nesse conjunto a empresa não precisa ir atrás dos clientes, mas explora os canais como mecanismos de busca.

O inbound marketing trata-se de uma abordagem que faz o seu público chegar de forma livre ao seu negócio. Ninguém quer ser interrompido por propagandas enquanto está em um site, ou até mesmo receber ligações de telemarketing, na correria do dia a dia. Portanto, a forma de comprar está diferente e quem vende não pode empurrar um produto de qualquer jeito para o cliente.

Inbound marketing significado.
Inbound marketing significado. | Foto: Freepik.

O tempo mudou muitas coisas, sendo assim mudamos a forma que falamos, dirigimos nossos carros e até como abordamos nossos futuros clientes. Um grande exemplo dessa mudança é o inbound marketing.

As empresas passaram a primeiro mostrar seu valor, para depois oferecer seus produtos e soluções. E essa estratégia tem muitos benefícios para o cliente e até para a empresa, pois conta com uma maneira de qualificar a captação de seus clientes.

Abaixo listamos as 3 principais estratégias de inbound marketing, que você deve usar na sua empresa:

  • Use o Inbound para compreender o público e atendê-lo melhor;
  • Use o Inbound para cativar e fidelizar os clientes;
  • Alinhe sua estratégia de inbound com sua abordagem de vendas.

O que é inbound marketing

O inbound marketing é um conjunto de várias estratégias de marketing, que tem como objetivo a ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para seu público-alvo, conquistando a permissão de comunicar o seu potencial cliente de forma direta e criando, assim, um relacionamento que pode ser duradouro e convertido em leads dos seus produtos ou serviços.

Resumindo, em linhas gerais, ele é uma estratégia em que os clientes chegam até sua empresa, através de mensagens enviadas por você. 

Para que serve?

O inbound marketing serve para aumentar a visibilidade da sua empresa ou negócio, diminuir os custos de clientes, atrair novos clientes em potencial, gerar conteúdos que possam fazer diferença e otimizar o processo de vendas. Além disso tudo, esse serviço é 62% mais barato que o marketing convencional e acaba sendo uma opção ideal para a maioria das empresas. 

Por que é importante uma empresa ter inbound marketing

Hoje, 57% das empresas brasileiras investem em inbound marketing. Pois as vantagens de adotar essas estratégias são inúmeras e os resultados são muito mais significativos e sustentáveis, do que o marketing tradicional pode oferecer.

Exemplificando, esse conjunto de estratégias tem como intuito aumentar a visibilidade da sua empresa, pois  ele consegue diminuir os custos e atrair novos clientes também, sem falar que é muito mais barato que o marketing tradicional, que estamos acostumados a ver e usar nas empresas.

As etapas do inbound marketing

O inbound marketing segue uma sequência de etapas. Dessa forma, toda estratégia de sucesso vai passar pelas fases: 

Atrair

Atraia pessoas que realmente sejam interessadas no assunto.

Inbound marketing exemplos.
Inbound marketing exemplos. | Foto: Freepik.

Converter

Transforme visitas em leads, para que, assim, eles possam avançar no processo de compra.

Inbound marketing. | Foto: Freepik.

Relacionar

Através de algumas estratégias, é possível identificar em quais estágios os Leads estão e, assim, acelerar a compra.

Inbound marketing conceito.
Inbound marketing conceito. | Foto: Freepik.

Vender

O trabalho de geração e nutrição de Leads, tem como objetivo produzir demanda e gerar oportunidades para sua empresa.

O que é inbound marketing.
O que é inbound marketing. | Foto: Freepik.

Analisar

Avalie seus resultados e comprove o retorno dos seus investimentos, com base em dados.

Inbound marketing exemplos. | Foto: Freepik.

Qual o significado de inbound marketing?

O conceito de inbound marketing pode ser traduzido como Marketing de Entrada, porque as ações visam atrair o público, fazer crescer o número de entradas de usuários no site, blog, etc, tudo para que seus clientes sejam atraídos pelo conteúdo rico e chegar na finalização de compra de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. 

O que faz um profissional dessa área?

O profissional de inbound marketing trabalha desenvolvendo ações de SEO e SEM para leads, planejando campanhas de e-mail marketing, desenvolvendo ações sociais de mídia e de relacionamentos com clientes, além de fazer o acompanhamento de desenvolvimento sobre os conteúdos do mercado, acompanhar novas ferramentas de web como aplicativos, e-commerce entre outros.

Podemos assim dizer, que o analista desse segmento é o responsável por todo planejamento, execução e gerenciamento de estratégia para as empresas. Portanto, seu objetivo é transformar usuários em clientes, tudo por meio de uma metodologia que se divide em 4 etapas: atração, conversão, vendas e encantamento. 

Quais as vantagens do inbound marketing?

Como já citado antes, esse conjunto visa a atração do cliente, que se forma por três pilares fundamentais: estratégia em redes sociais, marketing de conteúdo e SEO. Trata-se, portanto, de uma estratégia que tem se mostrado capaz de potencializar. 

Entre as técnicas utilizadas estão: publicações em blogs, ações nas redes sociais, podcasts, e-books e muitas outras formas de exibição. O foco é a captação de leads, o aumento de vendas e relação com o cliente por meio da entrega de conteúdos ricos.

Para você entender melhor, vamos apresentar cinco vantagens que o inbound marketing tem, em comparação com o marketing digital tradicional:

  • Captação de leads;
  • Maior retorno de investimento;
  • Construção de autoridade;
  • Melhoria na exposição;
  • Resultados duradouros. 

Quais as principais características do inbound marketing?

A ideia principal é atrair o público e deixá-lo motivado e interessado nos produtos e/ou serviços ofertados pela empresa, por isso é preciso entender quem é este público e quais são seus interesses, dúvidas e desafios, para que, dessa forma, seja oferecido materiais e conteúdo que o ajude a resolver os problemas ou que faça enxergar uma oportunidade ainda não analisada.

Devido aos conteúdos oferecidos, os consumidores começam a frequentar mais o site da sua empresa, aumentando o seu tráfego. É bom lembrar que nessa fase os clientes ainda são apenas visitantes, sendo assim, você ainda não tem um contato com essas pessoas.

Fique atento, pois é preciso muito mais do que criar conteúdos relevantes. É necessário ter em seus canais alguns pontos de conversão, que podem ser formulários ou até landing pages, com isso seus visitantes vão se transformar em contatos.

Porém, nem todas as pessoas que chegam aos seus canais digitais serão futuros compradores do seu produto. Na maioria das vezes os usuários vão querer apenas se informar, enquanto outros vão até a compra, analisando se seu produto vale a pena. 

As finalidades dos dois casos são diferentes e é o que chamamos de Funil de Vendas, no qual é necessário levar em conta conteúdos específicos para cada estágio, ajudando assim esse público a “caminhar” até o fundo do que chamamos de funil inbound marketing.

Já com os leads, é possível criar um canal de relacionamento, que começa a receber informativos produzidos por sua empresa. Com isso, na medida em que esse lead vai recebendo conteúdo e deixando novos dados, temos outras condições de definir quais desses leads são interessantes para a empresa.

Por último, não podemos deixar de frisar sobre o custo do inbound marketing que, ao investir pouco, oferece um excelente retorno. Com o tempo, quanto mais otimizado seu conteúdo em termos de SEO for, menor será a necessidade de investimento nas mídias pagas.

Para encontrar mais sobre inbound marketing e consultoria de Marketing Digital, basta entrar e acessar o site e conferir tudo que o Ricardo Nazar tem para fazer você conhecer e entender mais do assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *