5 dicas de marketing digital para médicos que atraem clientes

Conheça as melhores dicas de marketing digital para médicos que podem lhe auxiliar a conquistar mais pacientes e a crescer profissionalmente dentro da área!

Marketing para médicos pode expandir seus negócios. | Foto: Freepik.

Como fazer marketing digital médico corretamente?

Quando nos referimos à marketing digital para médicos, a produção de conteúdo unicamente para os meios digitais faz com que os seus negócios conquistem uma maior visibilidade de clientes que precisem dos serviços oferecidos. 

Há alguns anos, o setor da saúde vem se moldando de forma diferente com o passar do tempo. Antigamente, os hospitais não precisavam ficar disputando pacientes como em outras áreas de negócios que sofrem disputas por clientes. Nos dias atuais, essa situação está mudando e o marketing digital para médicos ganha cada vez mais espaço, visto que existe um grande número de pacientes em potencial que realizam buscas na internet por serviços no setor médico, como hospitais, planos de saúde ou contatos de médicos e especialistas. 

Dessa forma, é fundamental que o setor da saúde realize investimentos em marketing digital para médicos. Porém, essa área de marketing digital possui algumas regras específicas para garantir o sucesso de seus negócios, como: 

  • Criar uma página em uma rede social: pode ser extremamente vantajoso, visto que a maioria das pessoas acessam redes sociais em seu dia a dia. Assim, criar um perfil oficial de seu consultório, hospital ou clínica é essencial para que os seus serviços alcancem um público maior e consequentemente mais clientes; 
  • Atualizar: um dos principais pontos do marketing digital para médicos é a atualização. Ou seja, você precisa manter suas páginas sempre com novos conteúdos e manter uma frequência nas postagens, criando a oportunidade para que os usuários sempre tenham seu negócio em mente; 
  • Criar um site para sua clínica, hospital ou consultório: outra estratégia essencial do marketing de conteúdo para médicos é a criação de um bom website oficial do seu negócio, que pode gerar uma impressão positiva dos usuários já que a grande maioria busca os serviços na internet antes de contratá-los de fato; 
  • Fique atento às regras e limites legais do marketing para médicos: preste bastante atenção com relação ao cumprimento da ética quando utilizar estratégias de marketing digital nesse setor. Dentre algumas regras, estão: não utilizar termos como “o único que oferece” ou “o melhor”, não prometer resultados que não poderão ser cumpridos, sempre confirme todas as informações que você divulgar, se responsabilize pelo conteúdo e quando for fazer alguma publicidade, consulte as normas do CFM. 

Quais ferramentas utilizar para um bom marketing digital de clínicas?

Google Ads 

Para fazer um bom marketing digital para médicos, seria interessante utilizar a ferramenta de anúncios do Google, o Google Ads. Dessa forma, os anúncios de seus negócios serão distribuídos em diversos sites, podendo chegar até em vídeos no YouTube. 

Além disso, também é possível patrocinar seu conteúdo para que atinja uma boa posição no ranking de buscas do Google, o que resulta em mais acessos à sua página. 

Google Analytics

Já o Google Analytics é a plataforma ideal para fazer o monitoramento das métricas de seu conteúdo de marketing digital para médicos. Assim, você tem acesso a quantas pessoas entraram em sua página, quais usuários retornaram e quais os dias e horários com um número maior de acessos. 

A ferramenta também permite que você tenha acesso aos números atingidos com os anúncios do Google Ads, analisando quais conteúdos são mais populares entre os usuários, podendo melhorar suas estratégias no marketing digital. 

Canva (possui versão gratuita e paga)

A ferramenta Canva permite a criação de imagens que tornam o seu negócio mais atrativo em suas redes sociais. Ela oferece diversos modelos de acordo com a rede social ou plataforma desejada, no qual você pode utilizá-los em suas postagens, enriquecendo seu conteúdo a partir da criação de elementos gráficos e, consequentemente, gerando publicações mais atraentes visualmente para seus pacientes. 

Google Keyword Planner

Essa outra plataforma, também do Google, oferece todos os recursos que são fundamentais para que o seu negócio consiga elaborar as palavras-chave que mais se adequam às estratégias de marketing digital de sua área. 

A partir da disponibilização dessas palavras, sua página terá melhores resultados na divulgação de seu conteúdo, o que resulta em potenciais novos clientes acessando seu site ou perfil. 

WordPress

O WordPress é uma ferramenta em que você poderá usar para criar um site para seu negócio. Mesmo que a plataforma tenha alguns plugins que não são disponibilizados de forma gratuita, os recursos que não são pagos podem ser utilizados para realizar um bom trabalho, sem que sua estratégia de marketing digital seja afetada. 

5 dicas de marketing digital para atrair clientes

Marketing digital para medicina pode atrair mais pacientes. | Foto: Freepik.

1 – Consulte as normas Conselho Federal de Medicina

Primeiramente você precisa consultar as regras do CFM para que o aproveitamento de suas estratégias de marketing digital não seja prejudicado por causa que alguma lei foi infringida, como, por exemplo, usar linguagem sensacionalista, prescrever remédios de forma remota, disseminar informações falsas e promover superioridade a um concorrente. 

2 – Cuide de sua página como se fosse um paciente

Assim como seus pacientes, seu site também precisa receber atenção e cuidados. A partir dele, você pode expandir e melhorar sua reputação como profissional, além de poder divulgar diversas informações sobre os seus contatos e o setor em que você atua. 

Precisa ser de fácil navegação e ter conteúdos sempre atualizados, aumentando as chances de atrair novos pacientes. 

3 – Aplique estratégias de SEO para ser encontrado facilmente  

Estratégias de SEO são fundamentais em seu marketing digital, para que diversas pessoas que vivem ao seu entorno consigam localizar, de forma fácil, a sua página em ferramentas de pesquisa. 

Uma forma de melhorar a presença de seu negócio nas mídias sociais é através do Google Meu Negócio, que permite essa facilidade em ser encontrado no Google e inclui também alguns dados sobre seus serviços. 

4 – Transmita conhecimento de medicina com marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser útil para que sua página melhore o processo de aproximar, engajar e conquistar novos pacientes, direcionando tráfego para seus negócios e otimizando sua classificação nos mecanismos de pesquisa. Você pode, por exemplo, disponibilizar dicas da área da saúde e como melhorar a qualidade de vida. 

5 – Comece a planejar suas redes sociais

Crie uma página no Facebook

O País possui um grande número de contas ativas nessa rede e abrange um público bem diversificado. A plataforma também permite que sejam criados conteúdos em diversos formatos como audiovisual, texto, stories e lives que deixam a sua página completa e desenvolve uma interação com os usuários. 

Tenha um perfil comercial no Instagram

Como essa plataforma tem bastante foco na parte visual, seria interessante a criação de conteúdos e stories sobre sua rotina profissional, visando atrair cada vez mais seguidores. Porém, vale ressaltar que é preciso cautela ao divulgar os pacientes de forma indevida, de acordo com as normas do CFM. 

Além disso, você também pode melhorar o seu desenvolvimento de marketing digital para médicos com o uso do LinkedIn para promover suas ações, a criação de um canal no YouTube e a utilização do WhatsApp Business.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *