Saiba o que é B2B e porque esse modelo de negócios têm conquistado o mercado

Ter o conhecimento sobre o que é B2B cada vez mais está se tornando essencial para as empresas do mundo todo. Pois esse modelo de negócios está em alta no mercado exatamente por ser bastante lucrativo.

Para saber se a sua empresa pode aderir a este modelo, primeiramente você precisará aprofundar o seu conhecimento sobre o que é B2B, visto que só assim você irá entender se a sua empresa pode ou não voltar seus negócios para o B2B.

E se você está buscando exatamente ter mais conhecimento sobre o que é este modelo de negócios, você está no lugar certo! Esse artigo irá abordar não somente o que é B2B, mas  também porque esse modelo de vendas têm conquistado o mercado e vêm se expandindo cada vez mais.

A fim de te guiar ao conhecimento necessário para você começar a utilizar esse modelo em sua empresa, separamos alguns tópicos completos que ajudarão você.

O que é B2B afinal?

Bom, como mencionamos acima, não tem como sua empresa aderir ao B2B sem antes conhecê-lo profundamente, e um dos motivos disso, é por conta de como funciona esse modelo. Você pode estar pensando que é algo muito complexo de se entender, mas a verdade é que entender o que é B2B é mais fácil do que você imagina.

Basicamente, quando uma empresa é B2B, o produto fabricado, ou os serviços prestados por ela, são destinados somente a outras empresas. Por isso da sigla B2B, que deriva do inglês, Business to Business.

Para que você seja capaz de entender melhor, veja este exemplo de como funciona o modelo de vendas B2B: Um fabricante de pneus de carros, se aderir ao modelo B2B, irá vender seu produto somente para as montadoras de veículos.

Outro exemplo, mas agora com a venda dos serviços. Uma empresa que trabalha com desenvolvimento de software, irá vender a licença do software, e manutenção do mesmo, para a outra empresas que desejam ter os recursos que ele pode proporcionar.

Então, neste modelo de vendas, uma empresa vai ser a que irá fornecer os produtos ou serviços, a outra empresa, que será o cliente que compra.

O que é B2B

Como são os consumidores deste mercado de negócios?

Empresas que se atrelam ao mercado B2B, devem ter em mente que toda a projeção de estratégias e técnicas de marketing para captar clientes neste modelo de negócios deve ser diferente das demais. Mas, devemos lembrar que o investimento irá trazer grandes resultados, por conta da parceria duradoura que empresas consumidoras do B2B costumam firmar.

Por conta de como a venda é feita, de empresa para empresa, a decisão de compra será analisada por diversas pessoas para saber se os produtos ou serviços em questão irá suprir as necessidades, se o custo do produto ou serviços estará dentro do orçamento e se aquele produto realmente é a melhor solução para o problema que a empresa possui.

Então, a fim de educar o cliente, mostrar o real valor do seu produto ou serviço e destacar o diferencial que você possui dos outros no mercado, o melhor investimento para atrair os consumidores B2B é através de marketing de conteúdo.

Agora que você sabe o que é B2B, e como esse modelo de negócios funciona. Porém, você ainda não viu todos os benefícios que o B2B possui e que vêm fazendo ele ser tão popular no mercado atualmente.

Conhecendo as vantagens que o B2B pode proporcionar

A ligação entre B2B e o mercado de negócios se transformou em algo benéfico e tentador por diversos motivos. Entre eles, se destacam as vantagens que o modelo de negócios B2B oferece para quem adere a essa prática de venda.

Oferecendo previsibilidade, escalabilidade e rentabilidade, tornou-se um prato cheio para empresas do mundo todo. Vamos conhecer um pouco sobre esses benefícios a seguir.

Escalabilidade 

A escalabilidade está atrelada à capacidade de crescimento acelerado, isso por conta de que a empresa que optou pela escolha de venda B2B, consegue se expandir muito mais do que se estivesse operando com outro modelo de vendas.

Rentabilidade

A precificação do produto ofertado tende a ser mais alto no B2B do que em outros modelos de vendas. Isso porque a venda está sendo realizada para outra empresa, onde você não está oferecendo apenas seu produto ou serviço, mas sim a solução de problemas que a empresa que está para adquirir seu produto enfrenta no momento.

Previsibilidade

Com certeza, previsibilidade é o que todas as empresas procuram obter, supondo que você já tenha entendido, e também experimentado o que é B2B, saber que seus negócios possuem a hipótese de terem prazos e processos a longo prazo. É bem tentador, pois você terá estabilidade por muito mais tempo do que vender um único produto ou serviço para um consumidor comum.

O que é B2B

As vantagens do B2B para você

Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre o que é B2B, e também porque esse modelo de negócios vem crescendo no mercado. Com todos os benefícios como a rentabilidade, previsibilidade e escalabilidade oferecidos por este modelo de negócios, é impossível não se interessar por ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.