O que é Nicho no Marketing Digital

O que é nicho?

Nicho no marketing digital, é o termo usado em marketing para se referir a um segmento de consumidores potenciais de um produto ou serviço dentro do mercado total.

Os componentes desse segmento possuem características e necessidades em comum.

O marketing de nicho reconhece a segmentação para comercializar uma nova oportunidade de negócio, decorrente de necessidades não atendidas de consumidores com necessidades específicas, para então ser explorada economicamente.

O desafio atual do marketing digital é a hiper segmentação, ou seja, oferecer produtos personalizados e adequados a cada setor específico. Os dados mostram que os anúncios direcionados são duas vezes mais eficazes do que os anúncios não direcionados.

É extremamente importante estreitar nosso nicho de mercado, pois se for muito amplo, vai abranger um grupo de pessoas muito heterogêneo, o que dificultará encontrar necessidades comuns que possamos resolver com a nossa oferta.

Quanto menor o nicho de mercado, melhor será sua estratégia de marketing e, consequentemente, seu negócio funcionará.

Agora que você já pôde ter uma ideia direta do que é nicho no marketing digital que tanto é falado, vamos abordar um pouco mais sobre o assunto.

Nicho no Marketing Digital – Princípios básicos

nicho no marketing digital hoje

Se você está procurando um bom nicho para começar a investir no marketing digital, dê uma olhada nesse checklist crucial para o sucesso do negócio.

  • Um nicho de mercado deve atingir um público altamente segmentado. Deve abranger um grupo relativamente pequeno de pessoas, entidades ou empresas.
  • Deve ser dimensionado de forma adequada para fornecer a lucratividade esperada de um negócio. Muita segmentação, mas com público suficiente. E que ele tenha real interesse e capacidade econômica para se tornar cliente do negócio.
  • Além do mais, idealmente essa segmentação ou especialização significa que seu público-alvo está disposto a pagar mais por isso.
  • Deve ser a fração ou especialização de um segmento de mercado já existente e lucrativo.
  • Pode partir do interesse em atender a uma demanda específica ou por um grupo menor de pessoas ou empresas dentro de um segmento de mercado mais amplo que já existe e é lucrativo.
  • Seja um mercado preferivelmente livre de concorrência.

Benefícios e vantagens do marketing de nicho

  • Você pode cobrar um preço mais alto por um produto personalizado, mais alto do que se você oferecesse um serviço genérico.
  • Explica melhor o seu produto aos seus clientes, com o qual a sua campanha de marketing será mais eficaz porque a mensagem será mais clara, irá gerar mais empatia com o seu público e permitirá que se diferencie dos restantes.
  • Não concorre com grandes empresas ou marcas que estão interessadas apenas em grandes mercados.
  • Atingi um público mais amplo graças à internet, que supera as barreiras geográficas. A Internet permitirá que um nicho aparentemente pequeno se torne um grande nicho.
  • Alcançar um público específico que geralmente está mais preparado para comprar um produto específico do que pessoas que procuram produtos genéricos e não têm muita clareza sobre o que desejam ou precisam.

Benefícios principais:

Reduz os custos de publicidade: quanto mais direcionado for o anúncio, menor será o custo por clique. Ferramentas atuais como Facebook Ads ou Instagram Ads, entre outras, facilitam isso graças à hiper segmentação que seus anúncios permitem. O marketing online é essencial para alcançar nichos e os micro nichos de negócios online.

Menos competição:  A grande ideia do Marketing de Nicho é explorar um público por meio de necessidades específicas. Uma pessoa pode se posicionar como um especialista em fotografia e se dirigir a um público que adora câmeras, lentes e assim por diante. A segmentação é a fotografia, e o nicho são as pessoas entusiastas por câmeras.

Clientes fiéis à marca: “Existem alguns fatores que garantem essa vantagem. Ter menos concorrência faz com que a atenção do público seja menos fragmentada, ou seja, você terá mais oportunidades de conquistar clientes.

E o melhor, uma vez que o público comprove a qualidade do seu produto e sua atenção, a própria comunidade vai anunciar para você, já que as opções de mercado são mais escassas.

Estratégias no Marketing de Nicho

Ao desenvolver uma estratégia de marketing de nicho, você precisa ter em mente que está criando uma empresa ou negócio mais focada, com uma proposta de valor exclusiva.

Em vez de ressoar em um nível básico com mais clientes, você se conecta em um nível muito mais profundo com algumas pessoas que dizem: “Isso é exatamente o que estou procurando”.

Isso cria clientes engajados e satisfeitos, que provavelmente cantarão de alegria com seu produto. Mas como você identifica um público de nicho e cria uma estratégia de marketing de nicho? Vamos ver a seguir!

Encontre e conheça o seu nicho de público

Encontrar o seu nicho de público específico leva algum tempo e pesquisa. Comece focalizando os pontos fortes de sua marca e com que tipo de pessoa você realmente deseja trabalhar.

Talvez eles sejam um segmento de sua clientela existente que gosta de sua marca por um motivo específico. Comece com a segmentação de público e depois vá para um nível mais singular.

Ou talvez sejam um público que está passando por um crescimento explosivo no momento. Ao fazer algumas pesquisas de palavras-chave específicas do setor, você pode descobrir o que as pessoas estão procurando e validar sua ideia antes de começar.

Independentemente de quem é o seu público de nicho, você precisa conhecê-los e conhecê-los bem. Onde eles passam o tempo online? O que eles compram? Quais são suas necessidades? Ao identificar essas tendências, você pode se comunicar melhor com elas e fornecer um serviço melhor em geral.

Agora que já descobriu o nicho de público, vamos focar em produzir um produto ou serviço perolizado para resolver seus problemas.

Identifique seus problemas e resolva-os

o que e nicho no marketing

O ambiente digital permite descobrir com alguma facilidade a percepção que o público tem de um produto ou serviço.

Para conhecer os transtornos que as empresas têm com seus usuários, basta consultar as plataformas existentes: fóruns, comunidades, redes sociais, blogs. Analise os depoimentos e avaliações de produtos e serviços para identificar quais estão faltando e quais não estão sendo oferecidos por outras empresas no momento.

Associado a isso, investigue um pouco mais a fundo o seu público-alvo, e assim estará pronto para criar um produto personalizado para o nicho escolhidos e assim converter com mais facilidade.

Conclusão

Planeje uma estratégia de marketing digital e teste-a antes de fazer altos investimentos.

Uma vez que você tenha especificado o target e esteja ciente de como a concorrência atua, é hora de desenvolver uma estratégia de nicho no marketing digital que valorize as informações coletadas e permita que você faça o público online lucrativo.

Ou seja: trata-se de desenhar um projeto que esteja alinhado às necessidades dos usuários, proponha novos produtos ou serviços que atendam às suas demandas e os apresente de forma diferenciada.

Em seguida, tentará analisar se as postagens, a frequência e os canais utilizados neste plano estão corretos, e corrigir e aperfeiçoar a estratégia de acordo com as necessidades dos consumidores.

No marketing de nicho, o importante é que você possa oferecer valor diferencial, aprimorar a oferta que existe no mercado e se diferenciar por oferecer um produto específico e de maior qualidade.

Sem dúvida agora você já sabe o suficiente para aperfeiçoar sua estratégia, focando em um nicho específico, lembre-se de todas as etapas importantes e mãos à obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.