Como implementar o processo de vendas inside sales?

As vendas nas empresas representam não só auxiliar o cliente a adquirir o produto e o serviço que ele necessita, mas para a empresa é uma oportunidade de crescimento, seja pelas vendas internas ou vendas externas.

Entretanto, as diferenças entre esses dois tipos de vendas podem fazer muito a diferença na empresa! Saber como realizá-las de forma adequada pode garantir boas vendas e ainda a economia que a empresa necessita.

As vendas inside sales ou conhecida como vendas internas, são realizadas com um sistema diferenciado e pode garantir a empresa diversos benefícios. Nesse artigo você entenderá algumas informações importantes sobre processo de vendas inside sales e o que ele pode trazer para a sua empresa!

Já as vendas externas também agregam às empresas diversos benefícios, entretanto, o seu uso deve estar atrelado a algumas questões que também serão apresentadas neste conteúdo.

Portanto, continue a leitura e descubra informações importantes que podem auxiliar a sua empresa a economizar, entrar em contato com os clientes de uma forma certa, trazendo ainda diversos benefícios para a sua empresa!

Primeiramente, convido você a conhecer o que são as vendas inside sales, vamos lá?

O que são vendas inside sales?

Era muito comum antes que as empresas enviassem os seus vendedores ao encontro dos clientes, para que eles fechassem negócios e, assim, a empresa recebesse o seu novo cliente, entretanto, isso vem mudando cada dia mais.

Antes os vendedores se deslocavam até os seus clientes, o que trazia para as empresas diversos tipos de custos que variavam desde o combustível até a estadia do vendedor (caso ele fosse em outra cidade ou estado).

Hoje, com o processo de vendas inside sales, o contato dos vendedores com os clientes ficou muito mais fácil e rápido!

O processo de vendas inside sales é um processo de vendas que é realizado na empresa, sem a necessidade de que o vendedor precise se deslocar até o cliente, ou seja, os vendedores podem utilizar das vendas virtuais ou nas nuvens para entrar em contato com os clientes.

Além disso, o processo de vendas inside sales está cada vez mais fazendo parte de alguns grupos de empresas, como o B2B e o B2C. Esses grupos estão implementando o processo de vendas inside sales em seus negócios e ele pode fazer parte da sua empresa também, continue a leitura que você descobrirá como! Abaixo, confira informações importantes sobre as vendas externas!

O que são vendas externas?

Diferente do processo de vendas inside sales (vendas internas na empresa), as vendas externas ocorrem quando a venda é realizada fora do ambiente da empresa, ou seja, o vendedor vai ao encontro do seu cliente e apresenta informações sobre o produto ou serviço realizado na empresa.

As vendas externas ocorrem em consequência do processo de vendas inside sales, em alguns negócios, principalmente aqueles em que as vendas são compostas de alto valor, pois, é mais confiável para ambos os lados.

Ou seja, tanto as vendas internas quanto as vendas internas podem auxiliar a empresa. Na sequência você conhecerá alguns diferenciais sobre esses dois serviços. Vamos lá?

Processo de vendas inside sales x vendas internas

Ambos os processos são importantes para uma venda, como observamos à cima, entretanto, há algumas questões entre os dois que precisam ser discutidas.

A primeira questão é que ambas se complementam, principalmente quando tratamos de um serviço ou produto de um alto valor. O primeiro contato com o cliente será através do processo de vendas inside sales e o segundo contato do cliente será as vendas internas.

Isso porque, ao fechar uma venda, é necessário que o vendedor tenha um maior contato com o cliente para que assim apresente todos os pontos importantes, não só sobre o produto, como também sobre a empresa.

Ainda assim, o processo de vendas inside sales pode trazer alguns diferenciais nesse sentido para as empresas. A partir de agora você conhecerá o funcionamento do processo de vendas inside sales!

Como funciona o processo de vendas inside sales?

O processo de vendas inside sales ocorre quando o vendedor detecta um cliente em potencial que pode vir através de leads ou outras formas. O vendedor realiza a ligação de apresentação e compartilha todas as informações sobre o produto ou serviço.

Após a apresentação, o vendedor pergunta ao cliente se ele possui interesse no produto ou serviço oferecido e a partir desse momento é marcado uma reunião por videoconferência para a próxima semana.

Na reunião, o vendedor pode avaliar e verificar diversas dúvidas do cliente e agendar outra reunião caso o cliente não entenda alguma parte específica. Nesse caso, o vendedor pode inserir outros membros da empresa na reunião, podendo auxiliar melhor o cliente.

Desta forma, o vendedor agenda outra reunião com o pessoal solicitado, para que assim o cliente entenda de forma total o objetivo e como funciona o produto e serviço, entre outras informações técnicas.

É assim que o vendedor da sua empresa pode utilizar o processo de vendas inside sales com os seus clientes e fechar a venda de forma segura e com qualidade!

Qual os benefícios do processo de vendas inside sales?

Processo de vendas Inside Sales

O processo de vendas inside sales é um processo que auxilia as empresas a evitar diversos gastos como:

Deslocamento: um dos principais benefícios do processo de vendas inside sales é o deslocamento. Como já foi citado nesse artigo, o vendedor não precisa ir até o cliente para poder fechar uma venda.

Dedicação exclusiva da equipe: a equipe de vendedores pode otimizar o tempo para realizar novos contratos.

Tempo: também é parte importante no processo de vendas inside sales, isso porque o tempo em que o vendedor estaria indo ao encontro do cliente, ele pode fechar diversos contratos em menos tempo, muito mais rápido e prático, entre outros benefícios.

Portanto, visitas externas podem demandar e muito da empresa. No caso do processo de vendas insides sales, todas as empresas podem se beneficiar, mesmo em casos de produtos ou serviços específicos.

Como implementar o processo de vendas inside sales na minha empresa?

Se você possui uma empresa e gostaria de implementar o processo de vendas inside sales saiba agora alguns passos que podem auxiliar você!

O primeiro passo é preparar a sua empresa para a implementação do processo de vendas inside sales. Uma análise nas equipes de vendas da sua empresa pode auxiliar: será que todos os vendedores ficarão nas vendas internas? Será dividido os setores para venda externa e venda interna? Será oferecido somente as vendas internas? Essas e outras perguntas poderão ser respondidas através de análises!

Preparar conteúdo é uma excelente forma de começar isso, porque como os clientes serão atendidos remotamente, são necessários diversos meios remotos para que ele tenha acesso às informações sobre o produto ou serviço. Ofereça desde vídeos, apresentações, postagens no blog e outros materiais que possam auxiliar o cliente.

O marketing digital pode auxiliar você muito bem nesse processo, por este motivo, entre em contato com o especialista em marketing digital Ricardo Nazar e realize já a sua consultoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.