Software CRM: Como ajudar a aumentar as vendas com ele?

Aumentar as vendas é o grande foco de muitas empresas e por este motivo, muitas delas têm procurado cada vez mais meios para alcançar esse objetivo, e um dos principais meios são os softwares, como é o caso do CRM.

O software CRM trouxe para as empresas uma forma de organizar, otimizar e ainda ter um relacionamento mais próximo com o cliente. E é exatamente sobre o CRM que falaremos nesse artigo!

Então, se você tem dúvidas sobre ele ou ainda quer utilizá-lo para aumentar as vendas da sua empresa, convido você a continuar a leitura!

O que é o software CRM?

Software CRM

Primeiramente, você precisa saber que o software CRM (Custumer Relationship Management), significa gestão de relacionamento com os clientes e tem como objetivo a satisfação e a fidelização desses clientes com um processo organizado. Além disso, o software CRM auxilia na redução dos custos e ajuda a ter ótimos resultados!

O software CRM é um banco de cadastros dos clientes e das ações que foram realizadas com essas pessoas. Desta forma fica muito mais fácil entrar em contato com o cliente, saber todas as informações de forma fácil e rápida. Também é possível saber e identificar as atividades que deram certo, para inseri-las em um processo de vendas muito mais focado.

Por este motivo, é importante escolher a ferramenta correta para dar todo o suporte necessário para que esse processo seja não só otimizado, mas que realmente funcione!

Como funciona o software CRM?

No software CRM é possível visualizar todos os contatos que estão em negociação, o que facilita muito saber exatamente quem é o cliente e em qual estágio de venda ele se encontra.

Para adicionar um novo cliente é preciso abrir um cadastro e preencher todas as informações desse cliente. Após o preenchimento pode-se salvar as informações.

Realizado o cadastro desse cliente fica muito mais fácil saber todas as informações sobre ele e principalmente sobre qual etapa de vendas você se encontra com esse cliente.

Vale ressaltar que ainda é possível organizar e evoluir as etapas de vendas no CRM, tendo como base as predefinições escolhidas por você.

Quais os benefícios que o software CRM pode oferecer para as empresas?

Um dos principais benefícios do software CRM é melhorar o relacionamento com os clientes; praticidade na organização e armazenamento das informações dos clientes;

  • Otimização de tempo;
  • Acompanhamento de resultados;
  • Organização do setor comercial;
  • Fazer Forecast de vendas;
  • Aumento de vendass, entre outros.

Conheça os tipos de software CRM e saiba como escolher o melhor!

Antes de mais nada, é preciso saber que existem alguns tipos de CRM no mercado, confira abaixo cada um deles.

CRM Operacional

Excelente para negociação e para os vendedores. Ele pode ser utilizado para a gestão, criação e ainda acompanhamento das atividades diárias. Sem contar que nele podem ser registrados o histórico do contato e as oportunidades de venda, funis de vendas personalizadas ou ainda registros das interações com os clientes, ligações, entre outros.

Benefício:

informações à mão sobre o cliente, desde o primeiro contato e tudo o que já foi trabalhado com esse lead. O que pode ser excelente para uma abordagem, argumentos assertivos e assim convertê-los em clientes!

CRM Analítico

Esse tipo de CRM reúne os dados gerados pelo CRM operacional na rotina de vendas, auxiliando assim a ter conclusões, sendo excelente tanto na tomada de decisão quanto no processo de vendas. Ou seja, o gestor responsável poderá tomar as suas decisões com base nas análises e cruzamentos de dados. 

Benefícios:

Tomada de decisão mais precisa, principalmente porque é possível analisar o processo e saber onde é necessário corrigir ou ainda analisar aquilo que realmente deu certo.

CRM Colaborativo

Integra todas as equipes da empresa, auxiliando não só na conquista como também na retenção de clientes. Além disso, com o CRM colaborativo é possível ter todas as informações do cliente, o vendedor responsável e ainda o plano contratado ou mudança de plano.

Benefícios:

Relação com o cliente mais assertiva e que pode converter em clientes fiéis.

CRM estratégico

Muito conhecido como CRM completo, pois une o operacional e o analítico. Além disso, é possível ainda ter melhores previsões de vendas, extração de relatórios, planejar ações de marketing, verificar a qualidade dos leads, melhorar a produtividade e a performance da equipe, entre outros.

Benefícios:

Panorama geral, permitindo assim a verificação de erros e acertos, além de poder testar outras estratégias ou abordagens.

É preciso estar atento na hora de escolher o software, principalmente se o tipo de CRM que você escolher pode realmente auxiliar a sua empresa. A dica é realizar alguns testes para decidir o melhor, ou seja, aquele que atende a sua necessidade de vendas.

Agora que você já sabe o que se atentar na hora de escolher o CRM, conheça alguns tipos de software CRM disponíveis no mercado!

  • Pipedrive;
  • RD Station;
  • Agendor;
  • Hubspot CRM;
  • High Sales;
  • AmoCRM
  • Senior;

Como melhorar as vendas com software CRM?

Não adianta saber informações importantes sobre o CRM e não os utilizar, por este motivo para melhorar as vendas com o software CRM é preciso utilizá-lo todos os dias.

Para utilizá-lo todos os dias, uma dica infalível é adicioná-lo como página inicial do seu navegador e na página de favoritos.

Organizar o CRM também pode melhorar e muito as suas vendas, principalmente se você separar um tempinho para organizar e deixar o seu dia a dia mais produtivo e assertivo.

Também é possível analisar o histórico de vendas e de marketing, antes de entrar em contato com o cliente, ou seja, existem alguns tipos de CRM que permitem que você tenha acesso as informações dos clientes, principalmente relacionados ao histórico de navegação do usuário, páginas que esse cliente acessou, entre outros. Isso facilita o processo de negociação.

Otimize o seu tempo baixando o app de CRM escolhido pela empresa no seu aparelho celular, assim você terá sempre à mão todas as informações e ainda pode atualizá-las de forma rápida e fácil.

O CRM pode melhorar a sua rotina de vendas, pois nele é possível verificar dados e realizar análises tendo como foco melhorar o seu processo de vendas.

Enfim, aproveite ao máximo o seu CRM, veja as funcionalidades e teste-as, assim você pode melhorar e muito o seu processo de vendas.

Portanto, é preciso não só conhecer o CRM, mas também colocá-lo em prática e usufruir de todas as suas funcionalidades para que assim a empresa possa aumentar as suas vendas com ele, de uma forma organizada e com foco no que realmente precisa.

Incrível, não é mesmo?

Gostaria de saber mais sobre o software CRM? Não deixe de entrar em contato com o especialista em Vendas e Marketing, o Ricardo Nazar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.