Os 20 tipos de marketing mais importantes

Conheça os principais tipos de marketing e suas estratégias com exemplos

Você já se perguntou quantos tipos de marketing existem? As pessoas que trabalham nessa área possuem inúmeras oportunidades de trabalho, pois essa carreira não é estática, uma vez que o marketing muda e se adapta às mudanças e necessidades da sociedade. Por exemplo, quando muitos migraram para a venda de produtos on-line, esses profissionais se especializaram e se adaptaram para a área. Isso resultou no Marketing Digital, um dos serviços mais requisitados na atualidade.

Saiba quais os tipos de marketing que existem! | Foto: Freepik.

Pensando nisso, lhe mostramos os tipos de marketing mais conhecidos do mercado, e alguns são tipos de marketing digital.

O Marketing

O marketing é algo que está presente na vida de todas as pessoas, de forma direta e indireta, isso porque esta área é aplicada todos os dias em inúmeros lugares. Sempre ligada à propaganda, essa área pretende vender produtos, de forma eficiente e inteligente, além de lidar com outros assuntos que envolvem o mercado de compra e venda. 

Por exemplo, uma equipe de Marketing, seja digital ou não, é responsável por criar logotipos, idealizar paleta de cores e pensar em outros pontos que constituem uma marca. A marca não necessariamente irá ser vendida, mas será o caminho para convencer as pessoas de comprarem os produtos vinculados a ela.

O conceito de marketing, no entanto, ainda é discutido, pois a área é abrangente e está em constante modificação. Isso ocorre pela volatilidade do mercado e de como as pessoas consomem na atualidade. Há algum tempo, o mais eficiente eram campanhas em outdoors, atualmente, no entanto, se aposta na internet como canal de vendas. 

Para Philip Kotler, por exemplo, o marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com rentabilidade. O significado, contudo, é diferente para a AMA, Associação Americana de Marketing, que afirma que marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

No final, todas essas abordagens indicam que há diversos tipos de marketing, pois a área pode atender a qualquer tipo de atividade que envolva a satisfação dos clientes. Ou que envolva qualquer forma de comunicar, criar e oferecer algo aos consumidores. 

Há 20 tipos de marketing, incluindo tipos de marketing digital, que atualmente dominam esse mercado. Cada uma dessas áreas possui o seu valor e devem ser conhecidas e reconhecidas por quem se interessa pelo assunto.

Marketing tradicional

O marketing tradicional, um dos tipos de marketing mais popular, é aquele que ocorre fora da internet e por isso é, constantemente, denominado de marketing offline. Essa atividade envolve ações físicas, ou seja, que ocorrem fora do meio digital. Exemplos são anúncios em jornal e revistas, distribuição de brindes, telemarketing, entre outros tipos.

Por mais que a abordagem do marketing tradicional aconteça fora da internet, vale lembrar que muitas de suas estratégias cabem no meio digital. Por isso, é comum campanhas on-line que possuem características de uma offline. 

Ações de marketing tradicional dependem, dentre muitos fatores, de orçamento. Isso porque é necessário pagar pelas plataformas que ele será exposto, como outdoors, jornais e revistas, televisão e rádio. Espaço nesses veículos é caro. Por isso, muitas empresas estão migrando para o on-line. Em um futuro, contudo, acredita-se que não haverá barreiras entre o on-line e offline, ou seja, as campanhas irão se integrar e serão mais eficientes, com um custo menor.

É preciso ter em mente, ao montar uma campanha tradicional, que o orçamento deve ser usado com sabedoria. Por isso, analise todas as suas possibilidades.

Marketing digital

Atualmente, o Marketing Digital é um dos tipos de marketing que está em alta, pois além de ser mais barato criar uma campanha digital, esse meio possui muita visibilidade. Isso porque, nos dias de hoje, são poucas as pessoas que não estão nas redes sociais ou realizando compras on-line. 

Além disso, essa é uma área muito abrangente, sendo que existem vários tipos de marketing digital, que possuem abordagens distintas, contudo, estão voltadas para a internet. Por isso, essa abordagem está entre os tipos de marketing mais conhecidos.

O marketing on-line está no Google, em redes sociais como o Facebook e o Instagram, e em diversas outras áreas. As principais coberturas do marketing digital são:

  • Produção de Conteúdo;
  • E-mail;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Otimização para Motores de Busca – SEO.

Um bom profissional em marketing digital deve saber que o mais importante será a definição das personas. Ou seja, conhecer seus clientes é fundamental, pois é assim que você irá criar a melhor estratégia para o melhor nicho. As principais perguntas são: Quem é meu cliente? Onde ele se encontra? O que ele busca?

Marketing direto

Como o próprio nome indica, esse tipo de marketing é direto, ou seja, ele é direcionado para um cliente em específico. Um exemplo é: quando se cria uma campanha e se expõe em outdoors e em jornais, ou até mesmo cria grandes anúncios em redes sociais, você está entregando aquilo para todos que podem ver. 

Sendo assim, todos os tipos de clientes terão acesso à sua propaganda. Porém, quando você envia um e-mail em específico, envia um SMS, faz uma ligação de telemarketing ou entrega um catálogo, você está voltando seu marketing para alguém em específico. Aquele conteúdo será feito pensando nela e em seus interesses.

Sendo assim, o marketing direto é feito por meio de canais que entregam a mensagem diretamente para seu cliente. Uma comunicação um para um.

Nesses casos, é preciso ter em mente que você está lidando com um cliente que já conhece sua marca. Então, não perca tempo falando sobre a empresa ou a marca, mas, sim, chame ele para algo. O CTA, ou Call to Action, é a melhor forma. 

Exemplo: você vende roupas femininas e está enviando um e-mail para Marta, uma de suas clientes. Nesse e-mail, você explica para ela que a loja está com uma nova coleção, chamada Flores do Campo. No final, você disponibiliza o link para a loja e adicione algo como “conheça toda essa coleção aqui!” ou algo do gênero. Assim, você irá chamá-la para conhecer suas novidades.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento possui um único objetivo: estreitar a relação entre marca e cliente. Isso porque esse relacionamento é muito importante, pois isso garante que o cliente sempre retorne para comprar, que a marca seja sempre sua primeira opção e que, assim, ele seja um cliente fiel. Isso torna o marketing de relacionamento um dos tipos de marketing mais visados pelas empresas.

Esses laços garantem o crescimento da empresa e a autoridade da marca frente a determinado serviço ou produto. Além disso, um cliente fiel indicará a marca, e não há marketing melhor do que a indicação de um amigo ou familiar.

Para isso, são criadas ações antes, durante e depois da compra. O contato frequente é muito importante, além do tom de voz certo. Uma marca que deseja um público-alvo jovem deve investir em uma linguagem informal, moderna e amigável.

Lembre-se de que essa estratégia, ou seja, de criar uma relação positiva, só funciona com clientes satisfeitos. Verifique seus índices de satisfação e identifique a melhor forma de começar essa abordagem. 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é, atualmente, a melhor forma que equipes e agências de marketing encontram para pôr em prática outras abordagens da área. Essa é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo relevante e precioso, que não promove as marcas de forma explícita. Esse conteúdo é criado a partir das necessidades de seu público, oferecendo os subsídios necessários.

Um bom exemplo ocorre em contatos pré-compra, que visam ajudar o cliente a escolher o melhor produto a se comprar. Nesses conteúdos, serão explicados o que é o produto, quais seus tipos, para que funciona, entre outros pontos. Esse marketing também é utilizado para reforçar algumas pautas, como propostas ambientais, questões sociais ou institucionais. Por isso, investir nele é muito importante, sendo um dos tipos de marketing mais eficientes.

Os principais canais utilizados para o marketing de conteúdo são:

  • Blog;
  • e-Books;
  • Vídeos;
  • Redes Sociais;
  • E-mails.

Assim como um dos tipos de marketing mais populares, o marketing digital, o marketing de conteúdo deve ser pensado a partir da persona. Ou seja, deve ser idealizado a partir de seus clientes, de suas preferências e da forma como buscam por tais informações.

Geomarketing

O geomarketing está entre os tipos de marketing mais diferentes. Isso porque essa área foca no estudo das relações entre as estratégias políticas e de negócios da empresa. Para compreender tal relação, é feita uma análise do território em que a empresa, clientes, consumidores, fornecedores, entre outros envolvidos com a marca, se localizam. 

As informações obtidas podem ser utilizadas para segmentar campanhas de anúncios ou ofertas para o público que está em volta do local analisado. Entre as principais questões ligadas pelo geomarketing estão:

  • A definição e otimização dos territórios de venda;
  • Seleção de canais de distribuição para os produtos;
  • Orientação de estratégias de precificação;
  • Novos clientes/consumidores;
  • Definição de novas estratégias de expansão;
  • Seleção de pontos comerciais;
  • Definição de fechamento ou reposicionamento de unidades.

Marketing social

O marketing social está entre os tipos de marketing conscientes, isso porque o intuito dessa área é criar campanhas que tenham por objetivo reduzir ou solucionar questões sociais. Nessa abordagem, a empresa é associada ao marketing, ou seja, é comum que apontem a marca/empresa como um dos potencializadores da causa, ajudando como pode.

Grandes exemplos de marketing social são programas de TV, como o Criança Esperança, uma campanha criada pela TV Globo para arrecadar dinheiro para instituições que cuidam de crianças carentes. Outro exemplo são propagandas ou campanhas que falem sobre diversidade, inclusão, entre outros assuntos.

O ponto mais importante para o marketing social é ser verdadeiro e autêntico. O público deseja empresas que realmente se importam com aqueles temas. Além disso, buscam soluções diferentes e inteligentes, propostas até então não apresentadas.

Marketing de guerrilha

Um dos tipos de marketing mais curiosos, o marketing de guerrilha. Seu nome soa estranho, mas apresenta seu objetivo: atacar seus adversários. Mas não pense em algo negativo, como comentários depreciativos ou algo do gênero. 

O marketing de guerrilha cria campanhas criativas para se apresentar ao público como a melhor opção entre os concorrentes. Essas ações exigem estratégias claras, bem planejadas e estruturadas para gerar o maior impacto possível. Alguns também acreditam que quanto menor for o valor empregado nesse tipo de marketing, melhor.

Em suas campanhas, as empresas mostram que são as melhores, oferecendo bons valores, uma boa aparência e criatividade. Além disso, fazem questão de alfinetar os concorrentes, com citações diretas. Um dos maiores exemplos de marketing de guerrilha ocorre entre o McDonald’s e o Burger King. Ambas as redes se desafiam, todos os anos, apresentando ótimas estratégias. 

Uma das campanhas mais reconhecidas ocorreu em 2016, durante o Halloween. O BK cobriu seus restaurantes com lençóis, que remetiam a fantasmas, e escreveu neles o nome do concorrente, o McDonald’s. O intuito era “assustar” os clientes, levando-os a crer que o restaurante havia mudado. Em uma placa, eles colocaram: Booooo! Estamos brincando. Nós continuamos grelhando nossos hambúrgueres. Feliz Dia das Bruxas. A placa fazia referência ao que muitos consideram o diferencial da marca e seu maior atrativo, hambúrgueres feitos na brasa, uma forma de preparo diferente de seu concorrente.

Para um bom marketing de guerrilha, é preciso atenção e cuidado. Pois uma campanha bem pensada, engraçada e que pegue o público desprevenido é muito boa e se torna viral. Contudo, a linha é tênue entre o fracasso e o sucesso, pois um erro pode levar o público a se sentir desagradado com a marca.

Marketing verde

Conhecido por marketing ambiental ou Ecomarketing, o marketing verde está entre os tipos de marketing conscientes. Essa estratégia tem por objetivo demonstrar a importância que a empresa/marca atribui ao meio ambiente. Isso se tornou muito popular, uma vez que os consumidores estão cada dia mais preocupados com o verde e buscam empresas que reflitam essa preocupação. Por isso, quando a marca possui produtos que colaborem com o ecossistema, é muito importante levar essa informação até o público. 

Além disso, campanhas de conscientização são muito importantes e atrativas, pois apresentam aos clientes uma nova forma de pensar. 

Nesse caso, o principal ponto do marketing verde está no dia a dia da empresa. As pessoas desejam ver uma marca que seja sustentável todos os dias, não apenas uma vez ao mês ou ao ano. Além disso, divulgar outras empresas que tomem cuidados enquanto a sua não, pode ser prejudicial para sua imagem.

Marketing institucional

O intuito do marketing institucional é bem diferente do de outros tipos de marketing. Isso porque, na maioria, essas abordagens falam sobre os produtos e serviços, enquanto o institucional tratará da empresa. Ou seja, ele cria estratégias e campanhas para divulgar e fortalecer a marca para o público.

O mais interessante, contudo, é que o marketing institucional utiliza diferentes tipos de marketing para realizar sua função. Pode criar algo a partir do marketing digital, do marketing tradicional, do marketing verde, entre tantos outros.

Além disso, utiliza todos os canais possíveis para isso. Por exemplo, a Coca-Cola está na internet, nas revistas, jornais, televisão, rádio, séries, filmes, entre outros. Para um bom marketing institucional, é necessário um bom orçamento.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é, muitas vezes, confundido com o Marketing de conteúdo. Mesmo com semelhanças, essas duas estratégias se diferem em diversos aspectos. A maior diferença está em seu objetivo, que é um conteúdo que encante o usuário. Então, ele não precisa ser um conteúdo relevante ou precioso, mas, sim, algo que seja atrativo para o público. 

Nesse caso, a empresa não irá buscar seu público, mas irá atraí-lo a partir do que tem a oferecer. Isso ocorre por meio de mecanismos de busca, blogs, redes sociais, entre outros canais.

Sua principal característica é a oferta de conteúdo para conduzir o lead pelo funil de vendas. O inbound exigirá um mapeamento correto da jornada dos clientes e uma definição para suas etapas do funil de vendas.

Outbound Marketing

O Outbound Marketing é a estratégia oposta ao Inbound Marketing e um dos tipos de marketing mais diretos que existem. Isso porque, ao invés de atrair o consumidor para que ele conclua que sua marca é a melhor, você irá dizer isso logo de cara. A partir de uma campanha direta, você irá expor que sua marca e seus produtos são melhores do que tudo o que há no mercado.

Nesse caso, a empresa irá disparar mensagens em diversos canais com o objetivo de prospectar um cliente ideal, chamado ICP (Ideal Customer Profile, ou Perfil de Cliente Ideal em português), que é definido por um conjunto de parâmetros ligados às características do cliente, o qual a estratégia é elaborada para alcançar.

Para uma ótima campanha de Outbound, é preciso criatividade, pois o cliente busca inovação e atração pelo produto. Então, inove, distribua o material para o maior número de canais e de maneira eficiente.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados está entre os tipos de marketing voltados para a internet, ou seja, para o marketing digital. Esse tipo é muito conhecido pelos empreendedores on-line, principalmente, os vendedores de infoprodutos. Isso porque essas pessoas utilizam plataformas de afiliados para oferecer seus produtos para pessoas que estarão dispostas a vendê-los para terceiros. 

Nesse caso, você cria um produto chamativo, com um bom visual, uma boa oferta, entre outros pontos. Enquanto a venda, ou melhor, o marketing, será feito pelos afiliados que venderam os produtos em seus sites, redes sociais, blogs, entre outras plataformas. O dono do infoproduto recebe uma parte dos lucros da venda e o afiliado a outra.

Então, crie um ótimo infoproduto, pois esse mercado possui uma alta concorrência. Ofereça algo novo e que atraia o interesse de afiliados e de compradores. Na maioria das vezes, esses afiliados buscam por produtos que eles próprios comprariam.

Marketing viral

Já pensou em lançar algo que se torne assunto para um monte de gente dentro e fora da internet? Pois bem, essa é a ideia do marketing viral, criar uma campanha que viralize e seja reconhecida por todos. Isso porque, quando algo assim acontece, a empresa se torna referência no mercado, o produto é consumido por muitas pessoas, pois todos só pensam e falam sobre isso. 

Essa abordagem utiliza diversos canais e formatos de comunicação, principalmente vídeos e as redes sociais, para propor algo inovador, criativo e totalmente viral. O maior objetivo é impressionar as pessoas ou fazer com que não se esqueçam de você. Por isso, esse marketing está entre os tipos de marketing mais difíceis.

Dois grandes exemplos de marketing viral foram feitos pela Nissan e pela ALS Association. Quem não lembra da propaganda com a música sobre pôneis malditos? Essa canção estava na propaganda da Nissan, que bombou em meados de 2011. No vídeo, um carro que andava bem devagar parava no meio do nada e o dono, quando abria o capô para ver qual era o problema, se deparava com um grupo de pequenos pôneis que cantavam essa música. Com uma letra grudenta e uma melodia pior ainda, todos se lembravam da Nissan e de sua propaganda.

A ALS Association, por sua vez, criou o Desafio do Balde de Gelo, que viralizou na internet após famosos publicarem seus vídeos. O intuito era atrair doações para a empresa e foi exatamente o que aconteceu. Com a popularidade da campanha, muitas pessoas começaram a ajudar a associação.

Marketing pessoal

O marketing pessoal é um daqueles tipos de marketing bem diferentes. Isso porque a maioria das abordagens faz referência a um produto ou marca, contudo, nesse caso, queremos vender uma pessoa, ou melhor, sua imagem.

Esse marketing é formado por um conjunto de ações que tem por objetivo construir ou consolidar uma imagem positiva sobre uma pessoa. Isso é feito para que ela alcance um espaço valioso na mente do público e que se torne referência quando o assunto for o nicho ao qual ela se entrega. 

Por exemplo, se você pensa em futebol, você pensa em quem? A pessoa que está passando em sua mente é aquela que adotou o melhor marketing pessoal e conseguiu entrar e ficar em sua mente.

Marketing de produto

O marketing de produto é um dos tipos de marketing mais visados pelas empresas/marcas. Isso porque o intuito dessa área é gerar demanda para o produto, definindo seu posicionamento no mercado, diferencial competitivo, público-alvo e estratégias de vendas. Tudo deve ser idealizado de forma criativa, tornando-se interessante para o consumidor.

Essa prática é usada para o lançamento de novos produtos, avaliando como ele poderá desempenhar, a partir de como seus outros produtos ou concorrentes estão no mercado. Além disso, é utilizado para a inserção de um produto em um novo mercado. 

Os sete estágios do marketing de produto são:

  • Desenvolvimento do perfil dos consumidores;
  • Posicionamento e mensagem;
  • Educação da empresa sobre o posicionamento e mensagem;
  • Criação de um plano de lançamento;
  • Elaboração de conteúdo para o lançamento;
  • Treinamento da equipe;
  • Lançamento.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é um dos tipos de marketing digital, ou melhor, é uma ferramenta desse marketing. Ela é fundamental, pois enviar ofertas e novidades da marca por e-mail é ótimo para aproximar o consumidor e estreitar sua relação com ele. Por meio dessas mensagens, você direciona-o para seu site, para que ele conheça novos produtos e compre-os.

Nesse caso, no entanto, é preciso solicitar o e-mail do cliente e pedir uma autorização para que essas mensagens sejam entregues. 

Mobile Marketing

Muitas pessoas se questionam: Se existe o Marketing Digital, por que criar outros tipos de marketing do gênero, como o Mobile Marketing? A resposta é simples: porque o nicho mobile deve ser abordado de maneira específica. Isso porque 69% dos brasileiros acessam a internet por seus celulares e 60 milhões de pessoas no Brasil só usam seus aparelhos móveis para entrar na internet. 

Esses números são muito expressivos para as marcas, pois significa mais da metade de seus consumidores em potencial. Então, criar sites, campanhas e propagandas que se desempenhem bem nesses dispositivos é muito importante. Pois imagine um cliente tentando acessar seu anúncio pelo celular, porém, ele falha e aquela pessoa desiste da compra? Você perderá clientes e o lucro.

Então, o mais importante do Mobile Marketing é a experiência do usuário, que deve ser a melhor possível. 

Marketing indireto

O marketing indireto, assim como outros tipos de marketing, não é tão objetivo, mas cumpre sua função. Isso porque esse é um modo de divulgação indireto, em que não se apresenta a marca ou o produto, ele simplesmente está lá. Por tal razão, também é conhecido como marketing invisível.

Esse tipo está vinculado, normalmente, a séries, filmes e novelas, que a marca ou seu produto aparece de forma sutil, sem o consumidor perceber ou rejeitar o que está sendo apresentado. 

Por exemplo, quem já assistiu a um filme em que o personagem está bebendo um refrigerante e a marca é Coca-Cola? Sem falar o que é ou indicar a bebida, ele apenas bebe e isso é tão normal que aceitamos. Aquela informação, no entanto, permanece em nosso consciente e quando vamos ao mercado, lá está a Coca-Cola, para bebermos assim como aquele personagem.

Isso também pode acontecer com marcas de roupa, alimentos em geral, aparelhos eletrônicos, entre outros produtos.

Marketing de nicho

O marketing de nicho está entre os tipos de marketing menos utilizados, contudo, é um dos mais eficientes. Essa estratégia é adotada quando a empresa/marca possui um público específico, ou seja, um nicho. Por exemplo, marcas de roupa plus-size, que devem oferecer as vestimentas diretamente para aquele público.

Com esse tipo de marketing, a marca terá uma concorrência menor, contudo, mais afinidade com seu público, algo muito importante.

Ricardo Nazar: Marketing e outros negócios

O marketing pode ser um grande desafio, tanto para aqueles que estão ingressando agora nessa área quanto para aqueles que já possuem experiência. Por isso, a ajuda de um profissional pode ser fundamental e é nesse ponto que Ricardo Nazar, especialista de Marketing Digital, oferece seus serviços para Inside Sales e Consultoria de Marketing Digital. Além disso, seu site está repleto de conteúdos criados para guiar e auxiliar aqueles que possuem dúvidas sobre essa área.

Então, se deseja se inserir em um desses tipos de marketing, mas não sabe qual caminho trilhar, Ricardo Nazar poderá lhe ajudar da melhor forma possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *