Marketing digital: o que é, como fazer e por que investir

Atualmente, a internet é um dos meios mais eficazes de venda e a grande pergunta dos empreendedores é: Marketing Digital o que é? Essa questão martela na mente de muitos, pois o que desejam saber é qual a diferença do marketing tradicional para aquele feito na internet, também denominado de marketing digital. Além disso, como criar estratégias para o meio online é algo que muitas pessoas se questionam. 

Pensando nisso, resolvemos facilitar essa questão respondendo tudo sobre esse marketing online que uma pessoa precisa saber para atuar na área.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um dos tipos de marketing que vem ganhando força no mercado. Isso porque é voltado para um dos meios mais lucrativos da atualidade, a internet. De fácil acesso, com mais de 60 milhões de usuários brasileiros, o mundo digital abre a oportunidade de empresas/marcas oferecerem seus produtos para um número maior de pessoas e de forma mais eficiente. 

Mas, afinal, Marketing Digital o que é? Ele é uma estratégia de vendas realizada em ambiente online, ou seja, na internet. Seu objetivo é a promoção de produtos ou marcas, sendo uma das principais formas das empresas se comunicar com seu público de maneira direta, personalizada e na hora ideal. 

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing, essa área é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. A versão digital do marketing possui a mesma denominação, contudo, em ambiente virtual.

Esse trabalho é feito para canais como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mails e outros. Além disso, pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, entre tantos outros. Qualquer um que deseje vender um produto ou imagem, pode utilizar do espaço digital para promover seu marketing.

Como surgiu o Marketing Digital?

O Marketing Digital surgiu uma vez que a internet se tornou um fenômeno, com muitos usuários aderindo à onda online. Esse grande movimento se iniciou na década de 90, quando a internet passou por uma grande revolução, sendo adotada por muitas empresas como um meio lucrativo para a venda de produtos. No início, os negócios eram tímidos, com alguns testes de anúncios e poucos produtos. Contudo, a partir dos anos 2000, com o crescimento do mercado online na Ásia, causado pela epidemia de Sars, o potencial do online passou a ser utilizado.

Esse início é denominado como Web 1.0, momento em que surgiram os primeiros mecanismos de busca, como o Google, fundado em 1998. Além disso, as primeiras vendas online e softwares de comunicação surgiram na época, algo que estimulou o mercado. Quando essas primeiras vendas ocorrem, o Marketing Digital surgiu, de forma rudimentar, como toda a internet, mas com potencial.

O primeiro anúncio clicável, derivado de estratégias de marketing digital, foi publicado em 1993. Na época, a internet possuía pouco mais de 130 sites no ar. No final dos anos 2000, quando o Marketing Digital ganhou suas bases, a internet contava com mais de 17 milhões de sites. Nesse período, surgiram nomes que se tornariam as maiores referências do Marketing Digital e dominariam esse mercado, ditando regras e padrões para ele, o Google, a Amazon e o PayPal.

O Marketing Digital, no entanto, vive em constante mudança, assim como o próprio marketing. O que não muda, contudo, é apenas uma exigência dessa área: o conteúdo de alta qualidade e personalizado. Apenas um conteúdo desse tipo possui a capacidade de atrair e vender produtos e serviços ao público-alvo.

Como é feito o Marketing Digital?

O Marketing Digital traduz-se em ações apenas dentro da internet e, antes de pôr em prática, é necessário compreender o que é esse tipo de Marketing. Em seguida, é preciso compreender esse tipo de marketing como um impulsionador de vendas para o seu negócio, aproximando o público, convencendo-o da qualidade do produto e o fidelizando.

Em seguida, analisar, definir objetivos e conhecer seu público-alvo tornam-se sua prioridade no marketing digital. Pois apenas assim é possível definir para quem será vendido, qual a melhor forma e os melhores canais para veicular suas campanhas.

A internet é a melhor forma de obter essas informações, então, por fim, todo o seu trabalho se mantém no mundo digital. Com a ajuda de formulários, pixels de conversão, entre outros meios de coleta de dados, você conhece seu cliente e cria a melhor estratégia para alcançar novas pessoas e manter aqueles que já lhe conhecem.

Em seguida, é preciso definir as estratégias que serão utilizadas. Existem algumas abordagens distintas para o Marketing Digital, estratégias que podem ser aplicadas em suas campanhas para obter o sucesso.

Com dados, estratégias definidas, basta criar a campanha, organizando a melhor forma de informar o público. O marketing é um trabalho cotidiano, pois todo dia é possível entrar em contato com um cliente, oferecer novidades, enviar formulários, publicar anúncios, entre outras coisas.

Estratégias do Marketing Digital

O Marketing Digital é uma área do marketing que possui inúmeras abordagens. Elas podem ser aplicadas apenas no meio digital ou, em alguns casos, servem como estratégias para o Marketing Tradicional, aquele que ocorre offline.

As principais estratégias que são adotadas pelas equipes de marketing são:

  • Inbound Marketing: o inbound marketing é frequentemente confundido com o marketing de conteúdo. Essas estratégias, no entanto, possuem objetivos diferentes. O intuito do inbound é criar um conteúdo que encante o usuário. Nesse caso, a empresa não irá buscar seu público, mas irá atraí-lo a partir do que tem a oferecer, por meio de mecanismos de busca, redes sociais, entre outros canais. Sua principal característica é a oferta de conteúdo para conduzir o lead pelo funil de vendas. 
  • Marketing de conteúdo: o marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo relevante e preciosos, que não promovem as marcas de forma explícita. Esse conteúdo é criado a partir das necessidades de seu público. Um exemplo são os contatos pré-compra, que visam ajudar o cliente a escolher o melhor produto a se comprar. Nesses conteúdos, serão explicados o que é o produto, quais seus tipos, o que funciona para que, entre outros pontos. Esse marketing também é utilizado para reforçar algumas pautas, como propostas ambientais, questões sociais ou institucionais.
  • E-mail Marketing: essa é uma ferramenta do marketing digital, e uma das mais utilizadas. Ela é muito importante, pois enviar ofertas e novidades da marca por e-mail é ótimo para aproximar o consumidor e estreitar sua relação com ele. Por meio dessas mensagens do marketing digital, você direciona-o para seu site, para que ele conheça novos produtos e compre-os. Nesse caso, no entanto, é preciso solicitar o e-mail do cliente e pedir uma autorização para que essas mensagens sejam entregues. 
  • Redes sociais: as redes sociais são o lugar ideal para divulgar sua marca, isso porque possui muita influência, fácil comunicação e diálogo. Com a maior parte dos brasileiros utilizando as mídias sociais, elas podem entregar muitas vendas. Grandes exemplos são o Facebook, Instagram e LinkedIn.
  • Publicidade digital: a publicidade digital é muito importante no marketing digital, para que o seu conteúdo chegue às mãos de seu público-alvo. Ferramentas como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads ajudam a entregar suas propagandas, além de ser possível acompanhar seu público por meio deles.
  • Otimização de conversão (CRO): a Otimização de Conversão é uma maneira segura de melhorar a performance de seu site, aumentando o tráfego que o endereço possui.
  • Marketing de busca (SEM): Marketing de Busca, em inglês Search Engine Marketing, é o segmento que tem como foco desenvolver estratégias e formato de divulgação por meio de ferramentas de busca como Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Conheça as vantagens do Marketing Digital

O Marketing Digital representa uma grande oportunidade para as empresas venderem mais e alcançarem um público maior. Isso porque essa área apresenta vantagens que o Marketing Tradicional não possui.

As principais vantagens do Marketing Digital para o seu negócio são:

  • Interatividade: o marketing digital oferece uma interatividade com o público que o meio tradicional não permite. Por meio das redes sociais, é possível conversar diretamente com seu público. Além disso, ferramentas como o E-mail Marketing, SMS Marketing, entre outras estratégias, como as lives, permitem que você envie conteúdo exclusivo e personalizado.
  • Análise: a possibilidade de obter dados sobre seus clientes e sobre sua campanha na internet torna o trabalho muito mais fácil. Isso porque será possível analisar se as estratégias adotadas estão corretas e se suas vendas estão alcançando os números que você deseja. Caso não, pegue essas informações e use a seu favor. Isso é algo que não é possível fazer no meio tradicional, apenas com o marketing digital.
  • Direcionamento: é possível direcionar seu contato com o público que irá comprar seu conteúdo. Por exemplo, eu vendo roupas e sei que a maior busca por novidades na moda é no Instagram, sendo assim, irei anunciar na plataforma e direcionar minha campanha para essas pessoas.
  • Oportunidades: a internet nos conecta com todo o mundo se desejarmos, isso se aplica no Marketing Digital. Uma boa estratégia pode lhe trazer visibilidade e, com isso, oportunidades para sua empresa/marca crescer.

Como trabalhar com Marketing Digital?

Trabalhar com Marketing Digital não é algo impossível, contudo, não é fácil, pois é necessário muito estudo, criatividade, curiosidade e sagacidade. Um bom profissional dessa área saberá o momento ideal de tirar uma campanha, de mudar de estratégias e de trabalhar nesse mercado tão competitivo.

As principais dicas para trabalhar com esse tipo de marketing são:

  • Conheça o mundo digital;
  • Acompanhe as tendências do mercado;
  • Desenvolva seu pensamento analítico;
  • Construa sua presença digital (em redes sociais, blogs, sites, entre outros);
  • Construa um bom currículo;
  • Faça networking;
  • Crie um portfólio;
  • Estude para se adaptar às mudanças;
  • Intensifique seu poder criativo.

Ricardo Nazar: Marketing e outros negócios

O Marketing Digital pode ser um grande desafio, tanto para aqueles que estão ingressando agora nessa área quanto para aqueles que já possuem experiência. Por isso, a ajuda de um profissional pode ser fundamental e é nesse ponto que Ricardo Nazar, especialista de Marketing Digital, oferece seus serviços para Inside Sales e Consultoria. Além disso, seu site está repleto de conteúdos criados para guiar e auxiliar aqueles que possuem dúvidas sobre essa área.

Então, agora que você já sabe mais sobre o que é marketing digital, se deseja ingressar nesse mundo ou se aperfeiçoar, Ricardo Nazar pode lhe auxiliar nessa caminhada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *