Copywriting: A Técnica para o Texto Perfeito

A Técnica para o Texto Perfeito

Copywriter em uma tradução livre significa redator, porém com o crescimento do mercado digital esse título se tornou muito mais abrangente. Você pode não saber bem o que é, mas ele está por trás de tudo o que você consome no mundo virtual.

Em Marketing e Vendas, copywriting é uma conhecida técnica de produção de textos que tem como objetivo principal a promoção de vendas. Ela existe para tirar o leitor da inércia e promover fechamento de conversões. Essas ferramentas podem ser aplicadas em diversos meios de comunicação:

Por meio do texto, a empresa conversa com seu público mostrando a ele uma solução para determinada necessidade. Apenas promover anúncios não gera compras, afinal, são inúmeras empresas que também estão fazendo isso. É preciso conhecer com quem você conversa e se dirigir diretamente ao público alvo. Seu cliente precisa ser envolvido, persuadido.

De acordo com Robert Cialdini, autor do livro As Armas da Persuasão, a teoria da persuasão é baseada em seis princípios fundamentais: afinidade, autoridade, coerência, escassez, prova social e reciprocidade. Ao ativar esses gatilhos mentais, você desperta a reação de compra do seu cliente.

E é em meio a tantos conhecimentos e técnicas necessárias para ser visto e despertar a necessidade de compra que surge a importância do copywriter, um profissional especializado em escrita persuasiva. Não basta ser um bom redator, para se destacar nessa profissão é preciso conhecer as técnicas.

Dicas de como escrever um texto persuasivo e com clareza:

  • Conheça bem o tema que está falando;
  • Apresente com clareza o produto e desperte emoções;
  • Use uma linguagem correta para cada público;
  • Comece o texto com frases curtas que prendam o leitor;
  • Escreva com técnicas de otimização para mecanismo de busca (SEO).

Metodologia AIDA

Uma boa copy usa gatilhos mentais, prende a atenção, gera empatia. Essas ações são o segredo para gerar vendas.

Uma boa copy usa gatilhos mentais, prende a atenção, gera empatia. Essas ações são o segredo para gerar vendas.

Um dos métodos usados por copywriters é o AIDA, um acrônimo que significa:

AIDA – Atenção

É o momento de trazer o seu cliente para o seu produto. Parece simples, mas, lembre-se, seu anúncio está inserido dentre milhares. Precisa parecer familiar, quebrar um padrão. Enfim, desperte-o.

AIDA – Interesse

Desperte emoções. Conte histórias. Instigue a curiosidade. Questione. Faça boas previsões. Enfim, saiba ser persuasivo.

AIDA – Desejo

Despertar o desejo no cliente é quando a venda começa especificamente. Descreva seu produto de maneira eficaz, proporcione um ambiente favorável de compras, por exemplo, um site adequado e responsivo. Promova boas ofertas.

Empresa 1: Promoção: Pague 1 e leve 2

Empresa 2: Não perca! Super oferta por tempo limitado! Comprando tal produto você leva outro inteiramente gratuito.

Sempre foque nos benefícios!

Tenha bons argumentos!

AIDA – Ação

Fique atento nessa etapa. Não é porque você percorreu os três primeiros passos que uma venda vai ser fechada. Não relaxe na etapa final e mais importante: a conversão dos passos anteriores.

Facilite o passo final. Desde a interface até o uso de call to actions (CTA) chamativos.

Quem nunca deixou de fazer uma compra exatamente na última etapa porque o ambiente não era favorável ou o clique final não estava de fácil acesso?

Outras facilidades:

  • Facilidade de pagamento;
  • Garantia;
  • Boa entrega;
  • Descontos para pagamentos à vista, por exemplo.

As etapas do AIDA são interligadas entre si, uma preparando a outra para a etapa final, a ação. Um bom texto estimula o cliente a ter atenção apenas no produto ou serviço oferecido, levando ao interesse e despertando desejo para, assim, fechar uma compra.

Quando se fala em conversões não necessariamente tem que ser vendas. Algumas outras ações de fechamento ou conversões são:

  • Baixar um Ebook;
  • Cadastro para um evento online;
  • Seguir um canal no Youtube;
  • Fazer um download;
  • Testar u Software;
  • Assinar um serviço…

Falando Nisso aproveite para Baixar nosso Ebook Gratuito Como Escrever Copys Persuasivas no Instagram

Ebook Gratuito Como Escrever Copys Persuasivas no Instagram

O conceito do AIDA não é novidade, ao contrário, é um modelo antigo e consolidado, que mostra excelente desempenho no marketing digital. Sua origem é atribuída a E. St. Elmo Lewis, no final do século 18 e continua sendo estudada e apresentando resultados incríveis.

Um erro de quem deixa de investir em marketing digital é acreditar que seu produto se vende sozinho. Claro que existem produtos ou serviços que são mais vendáveis que outros, porém, hoje em dia, isso não é o suficiente.

As mídias tradicionais estão perdendo espaço para plataformas digitais. Apple, Google e Amazon são as marcas mais valiosas do mundo.

De acordo com dados da ABComm -Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – o faturamento do e-commerce no Brasil vai fechar o ano com 18% de crescimento em relação a 2019, com uma estimativa de venda no valor de R$106 bilhões. Em 2009, investimentos em publicidade on-line, por exemplo, não eram relevantes no Brasil.

Imagine a seguinte situação: você está focado em levar uma vida menos sedentária, se matriculou em uma academia e agora precisa comprar roupas adequadas para se exercitar. Em qual anúncio você focaria:

Empresa A: Legging de algodão de diversas cores e tamanhos: valor $

Empresa B: Legging de algodão confeccionada especialmente pensando em você. Design desenvolvido para todo tipo de corpo, porque se sentir bem é importante: valor: $

Consegue perceber a diferença entre uma escrita atrativa e envolvente feita por quem conhece o cliente e as ferramentas de persuasão?

A empresa A sabe que o produto dela é vendável, entretanto, deixou passar a oportunidade de conquistar o cliente por não prender a sua atenção em meio a tantas outras empresas concorrentes.

Vamos a mais um exemplo.

Hoje se fala muito de educação infantil e da consciência dos benefícios de brinquedos pedagógicos serem incluídos no dia a dia das crianças. Vamos exercitar a imaginação mais uma vez.

Você quer comprar um kit de blocos de madeira para seu filho e se depara com dois tipos de ofertas.

Empresa X: Blocos de montar de madeira educativo. Para crianças acima de 2 anos. Benefícios do produto: raciocínio logico, formas, coordenação motora. Preço: $$

Empresa Z: Blocos de madeira infantil feitos de materiais 100% ecológicos para crianças acima de 2 anos. Nossos blocos foram idealizados por profissionais competentes que compreendem a importância do brincar na primeira infância.

Coloridos e fáceis de manusear são ideais para desenvolver a coordenação motora e o raciocínio lógico do seu filho. Preço:$$

Mais uma vez, podemos perceber a diferença do diálogo com o cliente entre as empresas.

Sabemos que nenhuma estratégia é garantia de sucesso, porém, agora você já tem conhecimento suficiente para saber que não ter estratégia pode ser certeza de fracasso.

Lembre-se, o mundo digital é um oceano de ofertas. Não permita que sua empresa fique perdida por falta de estratégia.

Escolha as melhores para a sua empresa e boa sorte!

Texto escrito pela nossa Equipe interna:

Paola Euclydes Nazar Baptista

Jornalista e Copywriter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.