Geração de Leads para WhatsApp com Facebook Ads

Geração de Leads para WhatsApp

Cada empresa tem características e objetivos distintos e, dependendo da estratégia que for traçada para geração de leads para seu negócio, uma ótima opção é investir no Facebook Ads direcionado para envio de mensagens para o WhatsApp da sua empresa (WhatsApp Business) . Se você estiver com pouca demanda essa opção poderá dar uma turbinada na geração dos leads para o WhatsApp da sua empresa.

Com a possibilidade de fazer os anúncios com direcionamento para o WhatsApp sua empresa poderá adicionar um botão Enviar mensagem tanto no Facebook quanto no Instagram. Ao seu lead clicar no anúncio irá abrir uma conversa no WhatsApp Business. Com esse recurso para suas campanhas seus clientes poderão entrar em contato com sua empresa pelo WhatsApp clicando no botão do seu anúncio.

Para conseguir fazer campanhas, você precisa configurar um número de WhatsApp Business da sua empresa na própria campanha e ser administrador da página.

Para campanhas direcionadas para WhatsApp, o Facebook permite fazer com objetivos de tráfego e mensagens, as demais opções ainda não estão disponíveis.

Geração de Leads pelo Objetivo mensagens para Whatsapp

No objetivo mensagens para WhatsApp, o Facebook irá mostrar seus anúncios para pessoas que estão mais sujeitas a iniciar uma conversa com sua empresa pelo WhatsApp.

Com o objetivo de envio de mensagens o Facebook não aceita você configurar o direcionamento detalhado, mas você poderá usar públicos personalizados, semelhantes, localizações, gênero e idade.

Definição de público com objetivo Whatsapp

Cuidado apenas para seu público não ficar muito pequeno e você não ter o resultado que espera e, lembre-se, o Facebook irá mostrar seus anúncios para pessoas propensas a enviar mensagens de WhatsApp para você.

Com esse objetivo, o botão que aparecerá por padrão no anúncio será o de enviar mensagem com o ícone do WhatsApp conforme exemplo da imagem abaixo, mas você poderá trocar a mensagem do botão assim como o título que por padrão virá “Converse no WhatsApp”.

Mesmo sendo possível fazer as mudanças no botão e no título é bom testar para ver como será o resultado com outras Call to action (CTA), pois pode ser que outras mensagens no botão possam trazer mais cliques, porém, com muita gente abandonando quando for redirecionado para o WhatsApp, o ideal é testar e ver o que é melhor para suas campanhas.

São muitas pessoas que após clicar no botão pensam que serão encaminhado para um site, blog ou e-commerce, ao perceber que está sendo encaminhado para o WhatsApp, desisti e volta para a rede que estava utilizando, descartando a hipótese de compra ou informação a respeito do produto, por isso a importância de testar as variáveis de título e botão.

Geração de Leads pelo Objetivo Tráfego para WhatsApp

Outra opção que o Facebook Ads permite é fazer campanhas para o WhatsApp com objetivo de tráfego que, assim como no objetivo de mensagem, não aceita configurar o direcionamento detalhado.

A diferença desse objetivo é que o Facebook irá mostrar seus anúncios para pessoas que são mais propensas a clicar no anúncio e ao invés de ser propensa a enviar mensagens, sendo assim, normalmente, você terá mais cliques do que campanhas com objetivo de mensagens, mas, o importante é você avaliar o resultado final de conversões e usar o que for melhor para seu negócio.

Outra opção dentro desse objetivo é otimizar a campanha para impressões e alcance ao invés de cliques. Particularmente, prefiro usar outros objetivos para essas duas últimas, de toda forma, na dúvida, teste.

Otimização de Campanhas no Facebook Ads para WhatsApp

Como a campanha é para direcionar conversas para o WhatsApp, o próprio Facebook irá direcionar seus anúncios para posicionamentos em Mobile. Caso você use uma outra forma de fazer anúncios direcionados para o WhatsApp por meio de links que direcionam a conversa para o aplicativo, se atente para marcar apenas para Mobile, pois no desktop você irá gastar dinheiro sem necessidade.

Ao cadastrar o número do telefone da sua empresa dê preferência a um número de utilização da própria empresa, na verdade, independente de ser atendimento via anúncios pelo WhatsApp ou não, pois já vi casos que o contato com os clientes é feito pelos números de telefone (e WhatsApp) de funcionários. O risco da empresa é que a partir do momento que esse colaborador sai da empresa, levará toda carteira de cliente e histórico de atendimentos com ele.

Geração de Leads por Tráfego ou Mensagens?

Você deve estar se perguntando, então qual dos objetivos devo usar para minhas campanhas de Facebook Ads para WhatsApp: Tráfego ou Mensagens?

A resposta é: depende! Não achou boa a resposta? Então, segue outra resposta: teste, teste e teste. O melhor para uma empresa pode não ser o melhor para outra, tudo dependerá da sua estratégia e, por isso, é importante fazer testes e ver em quais situações o Tráfego será melhor ou as Mensagens terão melhor resultado para seu negócio.

Uma dica muito importante e aparentemente até obvia é analisar as informações das campanhas que já estão em andamento e, também, das que já foram pausadas e aproveite essas informações para otimizar e criar novas campanhas.

Dicas Rápidas para o Sucesso das suas campanhas para WhatsApp

  • Nunca delete uma campanha, apenas pause, pois campanhas antigas poderão servir para ações futuras;
  • Cuidado para não gerar muitos leads e não ter atendentes suficientes para dar atendimento de qualidade;
  • Evite usar gatilhos de curiosidade, principalmente se tiver equipe reduzida, pois poderá atrair atenção de muita gente, mas sem qualidade nos Leads (em dúvida teste), ou até mesmo a pessoa vendo que é para o WhatsApp abandona no meio do caminho;
  • Análise as os resultados e avalie os indicadores da campanha, para saber mais sobre indicadores chave de performance acesse nosso artigo no link da palavra acima;
  • Responda seu público em até, no máximo, uma hora, o ideal seria, no máximo, em 15 minutos, pois o lead está bem quente;
  • Como o contato é direto pode vir muitos curiosos, avalie a qualidade do seus leads e o investimento de tempo para atender a todos;
  • Seja claro em seus anúncios para evitar muitos leads desqualificados;
  • Como o Facebook não permite colocar interesses em anúncios para WhatsApp, tenha criatividade e mensagens claras para atingir o público da sua empresa, não esqueça que o conteúdo também direciona a audiência;
  • Nas suas Campanhas de Email Marketing deixe um botão para as pessoas poderem entrar em contato com sua empresa via WhatsApp.

E você já utiliza o Facebook Ads para geração de Leads para o WhatsApp da sua empresa? Deixe sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.