Disparo de e-mail marketing: 6 vantagens e benefícios

disparo de e-mail marketing

Você sabe o que é disparo de e-mail marketing e qual o seu objetivo? Ressalto que ele pode ajudar a construir a imagem de seu produto ou serviço. Mas primeiro vou te explicar como surgiu a ideia de disparo de e-mail marketing.

O email marketing teve início por volta do final dos anos de 1970, quando um gerente de marketing, Gary Thuerk, enviou 400 e-mails promovendo os computadores da empresa em que trabalhava, a agência Digital Equipment Corp. E essa estratégia teve um resultado positivo: o faturamento de 13 milhões de dólares.

Porém, mesmo após esse episódio de sucesso, apenas na década de 1990, que o disparo de e-mail marketing se popularizou. As marcas passaram a criar estratégias de vendas e alcance para seus serviços ou produtos e viram nessa ferramenta uma excelente oportunidade de eficácia para atender às suas necessidades.

Com a popularização da ferramenta, aprimoraram-se seus cuidados e melhorias. E, neste artigo, você irá entender o que é e-mail marketing, a sua importância, além de benefícios e vantagens do uso desse tipo de ferramenta para sua marca.

O disparo do e-mail marketing ainda é uma das ferramentas de estratégia que traz excelentes resultados.
O disparo do e-mail marketing ainda é uma das ferramentas de estratégia que traz excelentes resultados. | Foto: Freepik.

Disparo de e-mail marketing

Cada dia que passa temos o aumento da força do uso das redes sociais e, diante disso, algumas pessoas acreditaram que o e-mail marketing seria deixado de lado. Porém, grandes marcas vêm mostrando que o uso desse tipo de ferramenta é muito necessário e faz diferença para crescimento e relacionamento da marca com o cliente.

Isto porque a população usa o e-mail todos os dias, tanto para trabalho quanto casualmente para realizar assinaturas. Diante disso, empresas podem aproveitar esses “minutinhos” e apresentar seus produtos, criar no usuário a necessidade de compra.

E uma das principais vantagens do email marketing é que o usuário vai parar em algum momento do seu dia para olhar seus emails cuidadosamente, diferente de redes sociais, que podem ser usadas apenas em momentos de descanso, com pouca atenção e sem olhar todas as atualizações. 

As redes sociais exercem, sim, uma grande influência na população, mas o uso do disparo do e-mail marketing ainda se mostra uma excelente opção como estratégia de comunicação corporativa.

O que é e-mail marketing?

Agora você já sabe de onde surgiu e como pode ser benéfico para sua marca. Porém, pode surgir a dúvida: afinal, o que é email marketing?

Basicamente, o disparo de e-mail marketing é o tipo de e-mail para divulgação de campanhas de marketing digital, enviado em grande quantidade, e ele ajuda na construção de uma ponte entre seu produto e/ou marca e o cliente. 

Muito eficiente na criação de estratégia de chegar exatamente aos interessados na informação. Ou seja, ele cria um funil de contatos, otimiza seu tempo e, por consequência, pode apoiar para o aumentar os lucros.

A importância do e-mail marketing

Atualmente, o e-mail marketing envio é considerado por agências uma das ferramentas mais importantes, pois ajuda a construir e desenvolver engajamento sobre o produto e/ou marca.

É um trabalho longo, que não traz os resultados no primeiro envio, mas ele permite que a marca vá criando uma ponte de contato com o cliente e tendo, por consequência, resultados positivos a longo prazo.

Como dito no começo do texto, a primeira menção na história sobre o uso do disparo de e-mail marketing feita por Gary Thuerk trouxe resultados positivos, pois permitiu trabalhar os conteúdos no tempo certo, com uma lista de contatos apropriada. Ou seja, tornou-se uma ferramenta excelente para atingir seu público.

Benefícios e vantagens

Trabalhar com o disparo de e-mail marketing pode trazer muitos benefícios para sua marca porque você irá aumentar a relevância da sua marca. Confira os principais a seguir.

Evolução

De acordo com periodicidade que você usa a ferramenta de disparo de e-mail marketing, seus resultados melhoram, alcançando resultados maiores. Ou seja, os resultados não acontecem em um único disparo, mas alimentarão a rotina de disparo de e-mail ou de acordo com a necessidade da sua marca.

Organização

O disparo de e-mail marketing ainda permite que você tenha uma maior organização quando o assunto é o contato com o cliente. Isso ocorre porque, através da estratégia, consegue visualizar quem contatou e quais clientes reagiram bem à iniciativa. Assim, consegue ter uma noção de qual é a melhor estratégia para utilizar com cada cliente.

Mailing estruturado

Quando se usa o e-mail como ferramenta de contato, pode-se gerar um receio de que a mensagem não chegue ou vá parar no spam, por isso, ao usar o disparo de e-mail marketing, você terá todos os seus contatos organizados e estruturados de acordo com a necessidade de cada envio. 

Sem contar que, ao usar esse tipo de ferramenta, dá mais segurança, porque existe o benefício da separação de e-mails inválidos, ou os contatos que tenham solicitado a retirada de seu e-mail dos disparos. Isso vale para os que denunciam o conteúdo como spam.

Softwares de edição de e-mails

Atualmente, vários softwares de disparo de e-mail marketing oferecem uma ferramenta de edição própria, para que você crie com mais facilidade seus e-mails, otimizando seu tempo. Basicamente, o editor permite que o usuário realize a criação de peças de acordo com o tipo de conteúdo e formato.

Também permite a inclusão de blocos de textos, imagens e divisores para organizar o conteúdo no e-mail, com a possibilidade de ter a quantidade de colunas necessárias.

Alta de vendas

Esse é um dos principais pontos que leva à busca do uso da ferramenta de disparo de e-mail marketing. Isto porque, ao usar desta mensagem para atrair o cliente, cria a oportunidade dele comprar seu produto. O sentimento de que aquela lista foi pensada de acordo com os desejos e necessidades dele gera a ideia de que existe a necessidade do cliente em possuir o produto.

Métricas para acompanhamento

Hoje em dia, sabemos como é necessário mensurar e analisar os dados, para cada vez alinhar os desejos da marca com as necessidades do cliente, e até mesmo saber se a estratégia está tendo resultados positivos. E o envio do e-mail marketing auxilia nesse acompanhamento. 

Essa ação ocorre da seguinte forma, a partir do momento em que o cliente clica no e-mail marketing, e, depois, ele vai clicar sobre os links na mensagem. A partir daí, é apresentada a taxa de cliques, que mostra quanto tempo o cliente gastou para analisar o conteúdo e ir para página anunciada no link. O poder de um bom marketing ajuda a criar uma relação harmoniosa entre marca e cliente, que gera resultados positivos e faz sua marca crescer. Avalie o uso de disparo de e-mail marketing para criar uma nova relação com seu consumidor. Para isso, conte com a consultoria da empresa Ricardo Nazar, que é especialista em marketing digital e pode ajudá-lo no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.