Saiba o que é e como usar o Google Meu Negócio

Já foi-se o tempo em que a presença física das lojas era mais importante, mas com o avanço da tecnologia, o meio comercial, assim como tantos outros, foi totalmente revolucionado. Por isso, um atalho, como o Google meu negócio, faz-se tão importante, nos dias de hoje, para o funcionamento de uma empresa que quer ter presença on-line.

Logo, uma localização de ponta e na rua principal, hoje em dia não é mais tão importante. Atualmente, existem várias técnicas de marketing digital para que sua loja, por mais discreta que pareça, possa ter uma boa presença online! Esses métodos oferecem, através de alguns hacks, boas formas de desbancar a melhor localizada concorrência. Hacks esses, que não exigem grande poder orçamentário ou de campanha, são extremamente simples.

O Google Meu Negócio é um e, talvez, o principal deles. A verdade é que, se a sua empresa ainda não está presente no plataforma, você automaticamente possui uma desvantagem sobre outras que estão. Isso acontece, porque seus serviços e produtos estão deixando de ser mostrados para potenciais futuros clientes. 

Vamos entender como esta ferramenta gratuita de marketing funciona? Siga com a leitura dos próximos tópicos!

Google meu negócio cadastrar e Google meu negócio entrar. | Foto: Freepik.

O que é o Google meu negócio

À grosso modo, o Google Meu Negócio (ou Google My Business), é uma plataforma criada pelo gigante da internet, que consiste na reunião de informações fundamentais da empresa em um lugar de fácil visualização. Apelidado por muitos de “lista telefônica atual”, a ferramenta oferece dados como telefones e endereço, horários (de funcionamento e de pico), avaliações (do estabelecimento e atendimento) e perguntas e respostas sobre aquela empresa ou produto.

Segundo dados do próprio Google, consumidores têm 70% mais chances de frequentar estabelecimentos que estão presentes na plataforma. Além disso, estudos indicam que perfis completos na plataforma tem duas vezes mais chances de serem vistos com boa reputação.

Para que serve o Google meu negócio

Qual a razão para utilizar o Google Meu Negócio? O objetivo do Google My Business é estimular o destaque na busca orgânica e gerar mais alcance e público para sua empresa. Dessa forma, as pessoas podem ter o primeiro contato com sua loja e ver o que ela oferece!

1- Agrupar dados atualizados sobre a empresa

O Google Meu Negócio possibilita que você reúna, de forma didática, as informações atualizadas mais importantes sobre a sua empresa. Assim, é possível deixar dados como o horário de funcionamento durante feriados e finais de semana, por exemplo. 

2- Conquistar boas avaliações

O Google Meu Negócio ajuda seu estabelecimento a ganhar mais popularidade. E como isso acontece? A empresa Google conta com um recurso de GPS, que pode notificar a presença de algum usuário na loja. Dessa maneira, horas depois o Google envia uma mensagem para a pessoa para que ela possa fazer a avaliação da empresa. Esse serviço automático é muito importante, já que o número e a qualidade das avaliações ajuda no destaque da busca orgânica. Por isso, valorize a experiência de seus consumidores!

3- Gerar visibilidade com fotos do seu serviço

As empresas que investem na postagem de fotos na ferramenta do Google Meu Negócio geram mais interesse e, consequentemente, visitas em seus sites. As fotos do produto são uma boa pedida para gerar curiosidade e mais desejo de compra.

Google meu negócio editar. | Foto: Freepik.

Benefícios do Google meu negócio

Confira, a seguir, os benefícios do Google meu negócio:

1- É gratuito

O primeiro e, para muitos, o melhor benefício do Google My Business é seu custo zero, ou seja, a ferramenta é gratuita. Você não precisa pagar nada para que as informações do seu estabelecimento estejam disponíveis no Google.

2- Traz transparência para a marca

A existência da sua empresa no Google My Business assegura mais credibilidade e confiabilidade em sua marca pelo cliente. E as avaliações do produto ou do serviço podem melhorar ainda mais. 

3- É possível avaliar performance

O serviço do Google Meu Negócio também serve para gerar métricas que podem ser pertinentes para ponderar os resultados atingidos. Por exemplo, é possível averiguar:

  • O número total de buscas locais no Google Meu Negócio: sejam elas feitas pelo endereço, pelo nome de estabelecimento ou pelo serviço;
  • Solicitação de rotas: mostra o número de clientes que usaram o Google Maps para saber o caminho até sua empresa;
  • Ações dos clientes: quantidade de pessoas que interagiram com a empresa, ligando ou clicando no site.

4- Garante interatividade

O Google Meu Negócio promove a interação entre os clientes e as empresas, aliando informação e entretenimento. Por exemplo, na aba de “comentários” é possível responder perguntas e comentários feitos pelas pessoas.

5- Aumenta a presença digital

Como foi dito lá em cima, ter uma boa presença digital atualmente é essencial e o cadastro do seu estabelecimento no Google My Business pode trazer mais notabilidade.

Como usar o Google meu negócio para divulgar a empresa

Para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é simples: basta ir completando com os dados da sua empresa de uma maneira detalhada e, obviamente, verdadeira. Além disso, é muito pertinente o uso de palavras-chave que melhor descrevem o seu produto, pois essa estratégia pode incrementar o potencial do SEO do site. 

O Google levará alguns dias para confirmar e listar a sua empresa e, nesse tempo, acontecerá a verificação, que pode ser feita por telefone, correspondência ou e-mail. Esse é um procedimento que serve para confirmar sua legitimidade, mas demoram alguns dias até que sua empresa seja efetivamente presente no Google Meu Negócio.

Agora você já pode aprender um pouco mais sobre o Google Meu Negócio, essa ferramenta tão importante para o crescimento digital e orgânico da sua empresa! Pois, lembre-se: se a sua empresa ainda não está presente na plataforma, você automaticamente possui uma desvantagem sobre outras que estão. Sendo assim, seus serviços e produtos estão deixando de ser mostrados para potenciais futuros clientes, então não fique de fora dessa e conheça mais sobre essa ferramenta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.