Como iniciar uma carreira como empreendedor?

Os empreendedores são os principais contribuintes para o PIB geral de uma nação. Suas façanhas criativas são o que os tornam diferentes do resto das pessoas. Enquanto a maioria da população fica presa na corrida dos ratos do mercado de trabalho, os empreendedores planejam construir suas próprias empresas e mudar o mundo.

Mas o que exatamente define um verdadeiro empreendedor?

Pessoas com espírito empreendedor nascem arriscadas e cheias de ideias criativas, ajudando-as a dar o pontapé inicial em sua jornada solo.

Você pode encontrar exemplos de empreendedorismo em todos os cantos do mundo. Facebook, McDonald’s, Walmart, Uber e todas essas gigantes multinacionais foram construídas por empreendedores que viram uma lacuna no mercado e tentaram inovar produtos para preencher essa lacuna.

Mas por trás de todo empreendedor de sucesso, há uma série de fracassos.

Uma pesquisa recente da Gallup revelou que 50% das empresas iniciantes não conseguiram sobreviver além de cinco anos . A revista Forbes também afirma que nove em cada dez startups acabam fracassando e não chegarão ao mercado. Esses números podem ser desencorajadores, mas não lhe dão motivo para queimar seu espírito empreendedor e ficar com um emprego das nove às cinco.

Com paixão, trabalho duro, dedicação e compromisso com sua ideia, você pode marcar o mercado e alcançá-lo bem.

Empreendedores x Freelancers

Em um mundo globalizado e cada vez mais digital, as pessoas não querem mais limitar suas habilidades apenas aos seus empregos regulares. Eles estão dando um passo à frente, atendendo pessoas necessitadas e cobrando um preço por isso. Eles pegam os empregos que se adequam às suas habilidades e ganham dinheiro em seus termos.

Enquanto freelancers carregam algumas características de um empreendedor, ambos os termos não devem ser confundidos.

Os freelancers não estão tentando construir algo novo, mas fornecem serviços em troca de dinheiro, como por exemplo criação de sites. Assim, ao contrário dos empreendedores, os freelancers não possuem nada que lhes dê dinheiro enquanto não trabalham ou saem de férias.

Como se tornar um empreendedor?

Empreendedor Dono de Restaurante

Quais são as etapas certas a serem seguidas antes de iniciar a jornada de empreendedorismo assustadora, mas emocionante? Por causa da diversidade no mercado, não há uma estratégia perfeita para tomar. Por exemplo, o dono de um restaurante não tomaria as providências tomadas pelo dono de uma empresa de móveis.

Normalmente, existem quatro etapas comuns em que todo empreendedor iniciante constrói seu caminho e é o desbravador de sua trilha.

  • Pesquise e identifique empreendimentos rentáveis.
  • Concentre-se em nichos que estão crescendo.
  • Encontre uma lacuna no mercado e preencha-a.
  • Crie uma versão melhor de algo que já existe.

Pesquise e identifique empreendimentos rentáveis.

Uma ideia criativa desencadeia uma startup de sucesso. Não haverá negócio sem criatividade ou uma ideia única, se tem um restaurante explore bastante suas estratégias de marketing gastronômico, visando sempre o cliente com ideias exclusivas e que engaje.

Existem várias maneiras de obter ideias exclusivas que podem funcionar para você. Você pode começar perguntando a seus amigos ou familiares o que eles mais precisam ou sentem que está faltando em um produto ou serviço e como iniciar seu negócio. Se você conseguir encontrar uma solução para esse problema, já está um passo à frente em sua jornada empreendedora.

Verificar o que outras pessoas estão construindo também pode ser inspirador e motivador para agir. À medida que o mundo continua mudando, as pessoas precisam de um produto diferente para atender às suas necessidades. Um bom exemplo seria a crescente demanda e crescimento de serviços de transporte como Uber e outros serviços semelhantes.

Concentre-se em nichos que estão crescendo.

Profissionais experientes recomendam escolher um campo fascinante que não seja excessivamente competitivo. Evite setores altamente competitivos, como a indústria de roupas ou brinquedos. Você ficará melhor com algo que responda à inovação e possa ser licenciado rapidamente. Depois de escolher um nicho ou categoria, há outras etapas a serem seguidas. Estes são:

  • Você consegue identificar os benefícios dos produtos escolhidos?
  • Qual será o plano de marketing e branding deles?
  • Como os consumidores estão respondendo ao produto?
  • Existem lacunas a serem preenchidas?

Depois de decidir sobre o seu produto, avalie os seguintes fatores:

  • Você pode adicionar novos recursos ao existente?
  • Pode ser personalizado?
  • Como pode ser melhorado?

Encontre uma lacuna no mercado e preencha-a.

Você não precisa fabricar produtos que já estão em abundância no mercado. A fórmula para muitas empresas de sucesso está em sua capacidade de encontrar uma lacuna e criar uma solução.

Um excelente exemplo disso seria Tesla. Devido ao crescente nível de poluição, impulsionado por carros a diesel e gasolina, havia a necessidade de um meio de transporte alternativo e ambientalmente consciente. Elon Musk identificou essa lacuna e produziu o primeiro carro elétrico do mundo que funciona com eletricidade, deixando zero pegada de carbono.

Crie uma versão melhor de algo que já existe.

Você nem sempre tem que construir algo novo para ser bem sucedido. Se você puder modificar um produto ou serviço existente e oferecê-lo a um preço melhor e com maior qualidade, poderá atrair rapidamente uma base de clientes fiéis. E as chances de sucesso para tais ideias são mais potentes, pois já existe demanda por tais produtos.

Algumas sugestões além da norma para se tornar um empreendedor

Conecte-se com pessoas que pensam como você

Conecte-se com jovens empreendedores por meio de eventos e encontros na comunidade local de startups. Oferece um lugar para aprender com as pessoas, navegando no mesmo barco e evitando seus erros nos primeiros dias. Construir uma rede forte ajuda você a construir um relacionamento robusto com os outros e garantir que você tenha pessoas a quem recorrer quando as coisas derem errado.

Desenterrar informações sobre pedidos de patente

Os pedidos de patente são tornados públicos após dezoito meses do depósito. Embora patentear uma nova invenção imediatamente não seja o que você precisa fazer, navegar pelos diferentes tipos de patentes e como eles podem proteger sua propriedade intelectual daria uma ideia melhor de onde um espaço específico está indo.

Conduza pesquisas sobre Buyer Personas

Agora você tem uma ideia brilhante para o seu negócio . Isso é ótimo! Mas isso não lhe dá o privilégio de deixar seu emprego ainda.

Antes de começar, você deve descobrir se existe um mercado real para sua ideia ou será outra triste história de fracasso. Para entender a intenção e a perspectiva do mercado, esboce sua persona, ou seja, existem pessoas reais dispostas a pagar pelo produto?

As pessoas não estão interessadas em algo que não oferece uma solução, não importa quão inovador ou legal pareça ou soe. É por isso que a pesquisa de mercado e a compreensão da persona do comprador são importantes.

Depois de identificar um mercado ou um cliente, o próximo passo seria entrevistar esses clientes. Mostre-lhes o protótipo, informe-os sobre os benefícios, o preço e a frequência com que o usariam e assim por diante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.