10 dicas de como desenvolver marketing digital para restaurantes

O marketing digital consiste em um conjunto de estratégias para promover uma marca, empresa e/ou produtos por meio da internet. Para tanto, diferentes ferramentas, métodos e plataformas online são utilizadas, analisando-se, em tempo real, os resultados conquistados através dos esforços do marketing. Sendo assim, o marketing digital para restaurantes é uma das vertentes que ganham destaque atualmente.

Guia de marketing digital para restaurantes: o marketing digital engloba diversas plataformas e métodos online voltados para a promoção de empresas, estabelecimentos, produtos e/ou serviços.
Guia de marketing digital para restaurantes: o marketing digital engloba diversas plataformas e métodos online voltados para a promoção de empresas, estabelecimentos, produtos e/ou serviços. | Foto: Pixabay.

Desse modo, o marketing digital está muito presente nessa realidade atual extremamente vinculada à internet e ao digital. Ao alcance das mãos, tem-se informações a respeito do preço, qualidade, procedência e até avaliações de qualquer serviço ou mercadoria comercializados.

Nesse contexto, todo negócio precisa se inserir no mercado digital para receber bons retornos de seu mercado consumidor. No caso da promoção de restaurantes e bares, não é diferente! A qualidade do marketing de bares e restaurantes está muito relacionada ao sucesso de seu marketing digital.

Por isso, confira este guia de marketing digital para restaurantes!

Como aplicar o marketing digital para restaurantes?

O objetivo principal do marketing digital é atrair cada vez mais clientes e, sobretudo, conseguir fidelizar o público atual e o futuramente conquistado.

O primeiro passo para idealizar e colocar em prática o marketing de bares e restaurantes é pensar em três questões principais:

  • Ao pesquisar o restaurante na internet, o que seu consumidor encontrará?
  • As redes sociais apresentam conteúdo atualizado e são ativas?
  • Qual o diferencial do seu negócio? O que irá atrair o consumidor para o seu estabelecimento e não para os concorrentes?

Esses tópicos precisam ser trabalhados para o sucesso do marketing digital para restaurantes. 

Quais estratégias de marketing utilizar para restaurantes?

No caso de marketing de bares e restaurantes e lanchonetes, por exemplo, investir em determinados métodos é a melhor forma de ter excelentes resultados. Confira 10 estratégias de marketing digital para restaurantes:

Aposte em redes sociais

Marketing digital para restaurantes: invista nas redes sociais para divulgar cardápio, instalações e serviços.
Marketing digital para restaurantes: invista nas redes sociais para divulgar cardápio, instalações e serviços. | Foto: Unsplash.

No mundo atual, as redes sociais são espaços decisivos nas divulgações e vendas de produtos e serviços. Seja no TikTok, Instagram, YouTube, Facebook, Twitter ou até LinkedIn, marque presença nas redes! 

Invista em um planejamento de marketing digital voltado a conteúdos de qualidade, que chamem a atenção de seu público-alvo, despertem o interesse e façam com que os consumidores retornem às suas contas e se fidelizem ao seu negócio.

O recurso dos stories é ótimo para divulgar as instalações, o cardápio, as novidades e os diferenciais do seu restaurante, bar ou lanchonete. Repostar conteúdos dos clientes (como uma foto tirada no estabelecimento) e estimular que eles divulguem o restaurante através de hashtags e marcações também é uma boa dica!

Além disso, interaja com seus seguidores. Para ter engajamento em redes sociais e fazer um marketing digital para restaurantes de sucesso, é essencial esse contato, até mesmo para entender o que o mercado está exigindo, o que seus clientes esperam de seu estabelecimento e para que seja possível analisar os resultados de sua abordagem estratégica em tempo real.

Google Meu Negócio: aproveite esse recurso gratuito

Marketing digital para restaurantes: o Google Meu Negócio divulga informações sobre seu estabelecimento quando alguém o pesquisa no Google.
Marketing digital para restaurantes: o Google Meu Negócio divulga informações sobre seu estabelecimento quando alguém o pesquisa no Google. | Foto: Unsplash.

O Google Meu Negócio é uma página da Google na qual é possível divulgar gratuitamente informações sobre seu restaurante, como fotos, menu, contatos, endereços, mapas de localização e site. 

Outra vantagem é o recebimento de avaliações por clientes que já foram ao seu estabelecimento, tendo-se um bom feedback a respeito de seus serviços e instalações, além de essas avaliações serem mostradas a outros usuários do Google.

Portanto, incluindo seu restaurante no Google Meu Negócio, ele passa a aparecer nos resultados de buscas no site, permitindo que usuários diversos conheçam seu restaurante.

Tenha um site responsivo

Ter um site também é muito importante. Nele, deve-se:

  • Incluir um cardápio digital bonito e organizado – com muitas fotos e explicações de qualidade dos pratos;
  • Divulgar qual é o sistema da casa;
  • Colocar informações sobre reservas e de contato;
  • Fornecer endereço e um mapa de como chegar.

No entanto, isso não basta, é preciso, também, tornar seu site responsivo, ou seja, que se adapta aos diferentes formatos e tamanhos de telas dos dispositivos digitais. 

Logo, sua página deve poder ser acessada em qualquer dispositivo, sempre garantindo uma navegação agradável para seus clientes.

Faça um blog

O blog é uma boa estratégia de marketing digital para restaurantes, uma vez que a publicação de textos sobre alimentos, pratos, origens da sua culinária, enfim, sobre tudo que engloba o universo do seu restaurante pode trazer mais público para o seu estabelecimento.

Além disso, ele ajuda os consumidores a entenderem melhor seu serviço e como ele atende bem às suas necessidades.

Técnicas de SEO, não esqueça de usá-las!

Para que o restaurante tenha sucesso e apareça bastante dentre os primeiros resultados das pesquisas do Google, é preciso usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization). A utilização de palavras-chave relacionadas à culinária e ao seu restaurante, por exemplo, aumentam a relevância do seu conteúdo aos olhos do algoritmo. Desse modo, mais pessoas conhecem seu restaurante.

Aposte em vídeos

Nas redes sociais e no site, publique vídeos curtos e criativos das preparações de comidas e bebidas, do dia a dia dentro do restaurante, da cozinha, entre outros. 

Lives também são ótimas para atrair seguidores e aumentar a qualidade do marketing digital para restaurantes. 

Tenha verba para anúncios

Algo que não pode faltar em um marketing para restaurantes de sucesso é o investimento em anúncios. 

Com eles, seu negócio ganha muita visibilidade, principalmente quando os anúncios se unem ao uso das técnicas de SEO, chamando a atenção do algoritmo dos sites de busca e fazendo com que seu estabelecimento apareça cada vez mais nos resultados de busca.

Aproveite a visibilidade de influencers

Marketing de bares e restaurantes: influencers são ótimos para divulgar seu restaurante, pois eles dão muito alcance a seus produtos e serviços.
Marketing de bares e restaurantes: influencers são ótimos para divulgar seu restaurante, pois eles dão muito alcance a seus produtos e serviços. | Foto: Pixabay.

Conseguir que influenciadores relevantes divulguem seu negócio é ótimo para atrair mais visibilidade e, assim, novos clientes. É possível contratar influencers, fazer permutas ou, até mesmo, chamar pessoas do seu bairro que tenham muitos seguidores para falarem de seu restaurante nas redes sociais. 

Mantenha a qualidade no delivery

Nos dias atuais, os serviços de delivery estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. 

Por isso, é muito importante ter embalagens boas, prezar pela apresentação bonita do prato (preocupando-se com o como ele chegará às mãos dos clientes após o transporte), ter bom atendimento e diferenciais em relação aos concorrentes.

Recorrer a plataformas (como aplicativos de delivery ou serviço por telefone) que atendam às necessidades de seus clientes e dialoguem com o perfil do seu restaurante também é essencial.

Faça canais de relacionamento

O marketing digital para restaurantes exige muita comunicação entre estabelecimento e público. Dessa forma, investir em uma equipe que receba e repasse as sugestões, os elogios e que sane dúvidas dos clientes é uma ótima estratégia.  Para tanto, pode-se:

  • Enviar e-mails;
  • Ter um canal de conversa fácil de ser utilizado (como os aplicativos Telegram e WhatsApp);
  • Interagir em posts nas redes sociais e em grupos de Facebook, nos quais potenciais clientes podem estar inseridos.

O que é preciso ter e o que levar em conta?  

Para que as estratégias de marketing de bares e restaurantes no meio digital tenha os resultados desejados, é preciso considerar algumas coisas:

Presença digital

Ter presença digital é essencial no marketing digital para restaurantes. Ter canais de conversa, manter o engajamento, produzir conteúdos de qualidade, interagir e estar visível ao público pelo digital (desde redes sociais a sites e blogs) deve ser uma prioridade.

Público-alvo

É preciso entender para qual perfil de clientes seu conteúdo está sendo direcionado e qual público deseja atrair. Logo, deve-se entender faixa etária, estado civil, profissão, quais redes mais utilizam, necessidades, qual linguagem (formal ou mais descontraída) deve ser adotada, o que atrai mais seu público e o que faz com que eles mantenham seu interesse no restaurante.

Desse modo, é possível estabelecer estratégias que condizem com o que seu público espera de seu estabelecimento e atrair nova clientela, para além daqueles que já se fidelizaram ao restaurante graças à efetividade do marketing digital adotado.

Diferencial

Seja ele nos pratos de seu restaurante ou na decoração do estabelecimento, ter um diferencial é fundamental. 

No mundo digital, um diferencial tecnológico é extremamente relevante para o sucesso de seu marketing digital para restaurantes. Ter um aplicativo próprio do restaurante para consultar o cardápio online, fazer pedidos de delivery, efetuar pagamentos online e reservas, por exemplo, é algo a ser considerado.

Ricardo Nazar: Insight Sales e Consultoria de Marketing Digital

Quer saber mais sobre marketing digital e como ser muito bem-sucedido com seu negócio através dele? Aposte em ajuda profissional de qualidade!

Ricardo Nazar é especialista em marketing digital e oferece serviços de Insight Sales e Consultoria de Marketing Digital na companhia da qual é sócio e proprietário. 

Seu blog também está recheado de conteúdos originais criados para guiar e auxiliar aqueles que buscam excelentes resultados através do marketing digital para restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos de variadas abordagens, além de fornecer guias e informações sobre marketing em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.