Um guia prático de como fazer marketing digital para dentistas

Saiba todos os detalhes de como funciona o marketing digital para dentistas e fique por dentro de todas as dicas para você que deseja ampliar os seus negócios nessa área!

Conheça como fazer marketing digital para odontólogos. | Foto: Unsplash.

O que é o marketing digital para dentistas?

Marketing digital, o que é? Esse conjunto de práticas pode ser essencial para que o seu negócio ganhe maior visibilidade e crescimento. Já no marketing digital para dentistas, é feito o uso de técnicas e estratégias de marketing focados à área odontológica, que possuem a função de estabelecer uma presença de destaque na internet, seja através de blogs, sites, anúncios no Google, redes sociais, entre outros. 

Antes de tudo, é necessário que um planejamento seja construído, no qual definirá os seus diferenciais de trabalho, o perfil de seus pacientes e as oportunidades do mercado. Dessa forma, as técnicas de marketing digital para odontologia irão estabelecer uma linguagem estratégica para o seu negócio se comunicar bem na internet, onde a presença nas redes está se tornando cada vez mais essencial nos dias atuais e é bastante comum que ocorram buscas por dentistas no Google.

Como fazer marketing digital para dentistas? dicas práticas

Confira, a seguir, algumas dicas de como fazer marketing digital para dentistas:

Crie uma página no Google Meu Negócio

Essa plataforma serve para que empresas sejam encontradas no Google Maps e nos resultados de busca do Google. Além disso, é interessante incluir informações como os serviços oferecidos, horário de funcionamento e endereço.

Incentive as avaliações dos pacientes

Essa ação funciona como uma forma de prova social, que pode influenciar na tomada de decisão de outra pessoa. Assim, pedir para os pacientes compartilharem suas experiências positivas no Google ou Facebook, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para o seu consultório.

Fique atento ao código de ética

É preciso manter a atenção nos regulamentos do Código de Ética Odontológica, para que você estabeleça estratégias de marketing sem nenhuma punição.

Invista de maneira precisa

Uma vantagem do marketing digital é que nele existe uma redução de gastos com relação ao marketing tradicional, além da possibilidade de trocar mensagens com os seus pacientes de maneira direta, com um contato personalizado, pontual e mais efetivo, desencadeando em um melhor uso da quantia que foi investida.

Mantenha suas redes sociais e site atualizados

Isso é necessário para que os canais do seu negócio tenham um bom rankeamento no Google e aparecem entre os primeiros resultados de busca, além de que devem se adaptar a diversos formatos, como desktop e mobile. Assim, um número maior de pessoas irá interagir com os seus conteúdos e buscará atendimento no seu consultório.

Conheça a concorrência

Quando o assunto é marketing digital para dentistas, é preciso que outras estratégias de marketing desse nicho sejam analisadas, com o propósito de compreender como você pode melhorar o seu serviço, a partir das falhas que foram encontradas na concorrência. 

Quais são as regras legais previstas para a divulgação desse tipo de atividade na internet?

O marketing digital para dentistas tem algumas restrições que precisam ser seguidas, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), garantindo que suas técnicas estejam de acordo com o código de ética. Algumas das regras são:

  • É proibido o uso de imagens de “antes e depois” de tratamentos para divulgação da clínica, sendo autorizado somente o marketing com fotos referentes ao diagnóstico e finalização de tratamentos que foram feitos por um cirurgião-dentista; 
  • É ilegal que sejam divulgados anúncios com os preços e formas de pagamento dos serviços oferecidos, sendo que esses valores só podem ser negociados diretamente com os pacientes; 
  • Não é permitido a divulgação de técnicas e procedimentos que não possuam comprovação científica; 
  • É proibido a oferta de procedimentos gratuitos que tenham o propósito de promover a clínica ou atrair clientes; 
  • É obrigatório que no marketing do consultório tenha o nome do dentista responsável e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica. 

Como construir uma estratégia de Marketing Digital para dentistas?

Saiba, a seguir, como construir uma estratégica de marketing digital para dentistas:

Conheça as estratégias de marketing digital para consultório odontológico. | Foto: Freepik.

Conheça o seu público

Um bom caminho para alcançar o sucesso é ter foco nos perfis de pacientes que correspondam às propostas da sua clínica. Assim, quanto mais você souber sobre as necessidades e problemas do seu público, mais simples será de adaptar a comunicação.

Tenha estratégias de curto prazo

O marketing digital para dentistas também funciona como uma boa maneira de atrair clientes a curto prazo, porém é preciso que você esteja presente nos momentos certos. Um exemplo disso pode ser visto quando é gerada visibilidade para a sua clínica a partir do Google Meu Negócio, no qual foram cadastradas diversas informações que podem ser úteis para conseguir mais clientes.

Facilite o contato do público com o seu negócio

É importante disponibilizar mais de uma forma de contato para facilitar a comunicação dos pacientes com a clínica, como um e-mail, WhatsApp e telefone.

Utilize o Google AdWords

Essa ferramenta tem a função de permitir anúncios em sites parceiros ou nos resultados das buscas, sendo também um canal eficaz para retornos a curto prazo, onde sua clínica tem a possibilidade de aparecer bem no momento em que uma pessoa está precisando de um de seus serviços e outra vantagem da plataforma é que os pagamentos só devem ser feitos quando o seu anúncio foi clicado ou exibido mil vezes.

Faça anúncios no Facebook e Instagram

As redes sociais são muito usadas em momentos de diversão, mas também podem ser muito úteis para a divulgação de sua clínica, onde você pode contar quais são os seus diferenciais e produzir conteúdo informativo de qualidade, além de disponibilizar dicas de saúde para o público. 

Tenha foco na experiência de seus pacientes

Um grande diferencial de sua clínica pode ser o atendimento que é oferecido aos clientes, sendo muito importante responder os contatos recebidos de maneira ágil e cordial, além de realizar pesquisas de satisfação com os seus pacientes. 

Seja referência

Uma grande dica de marketing digital para dentistas é sempre disponibilizar vídeos, posts e materiais que serão úteis para tirar dúvidas de seus pacientes, sempre lembrando que o conteúdo é uma ótima maneira de educar o público e se tornar referência no mercado.

Quais são as particularidades da divulgação de conteúdos sobre saúde?

Para executar estratégias de marketing digital para dentistas ou em outras áreas da saúde, é preciso sempre ficar atento ao conjunto de regras que seguem a ética profissional dessa área, diferentemente de técnicas de marketing em outros setores. Como falamos anteriormente, no caso da odontologia, é necessário estar de acordo com as determinações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), respeitando as proibições de propagação de procedimentos que não tenham comprovação científica, de divulgação de preços em anúncios e de promoção de tratamentos gratuitos, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.