Fique por dentro do que é marketing indireto, como aplicar e ter sucesso

Conhecer as vertentes do marketing é muito importante quando se tem um negócio. Seja para saber qual se adequa mais ao seu perfil ou qual delas lhe trará mais resultados positivos. Entre essas vertentes, uma das queridinhas dos publicitários é o marketing indireto.

Esse tipo de marketing tem levado ótimos resultados a empresas, visto que a propaganda conversa com os clientes de forma leve e sutil, transformando-os em fiéis consumidores. 

Sendo assim, neste texto, vamos falar um pouco mais sobre o que é o marketing indireto. Confira!

O marketing indireto é uma estratégia alternativa muito valiosa
O marketing indireto é uma estratégia alternativa muito valiosa. | Foto: Freepik/cookie_studio.

O que é marketing indireto?

No momento em que você conhece mais a fundo o marketing indireto, sua visão de mundo começa a mudar. Você passa a enxergar todo o universo audiovisual, vestuário e propagandístico de outra forma. Você começa a perceber traços sutis de influência nos produtos que consome. 

Esse é o marketing indireto, o marketing que apresenta novas ideias e produtos de forma secundária, sem tirar o foco da atração principal, mas fazendo com que o consumidor seja conquistado pelo produto que o marketing indireto apresenta e procure consumi-lo posteriormente.

O marketing indireto é uma forma sutil de publicidade. Consiste em pequenas ações voltadas para a divulgação de serviços e produtos em canais que não são focados em publicidade.

É uma boa estratégia para as empresas que desejam divulgar seus serviços e produtos. Com o marketing indireto, sua publicidade chega a locais de privilégio, que não seriam alcançados de outra forma, atraindo assim um maior público para o seu negócio e dando maior visibilidade para a sua marca. É importante conhecer as vertentes do marketing para utilizar a que mais se aplica a você. Figuras como Ricardo Nazar podem te ajudar a saber mais sobre elas!

Marketing direto x Marketing indireto

O marketing direto e indireto em suas próprias denominações são bem autoexplicativos.

O marketing direto possui uma abordagem mais clara e agressiva. Ocupa os canais de publicidade, comerciais e até mesmo o diálogo com os clientes é mais direto e pessoal.

O marketing indireto é o oposto, é uma propaganda passiva, que se apropria de outros tipos de conteúdo para chegar até o público. Pode estar em filmes, séries, novelas, músicas e outras formas de geração de conteúdo.

Para que serve o marketing indireto?

O marketing indireto serve para consolidar o nome da companhia no mercado. Grandes marcas já bastante conhecidas fazem ótimo uso desse marketing sutil para sempre indicarem seu papel de autoridade no ramo que atuam e marcarem a posição superior que ocupam no mercado.

Vantagens do marketing indireto

Como citado anteriormente, o marketing indireto consolida sua marca no mercado. É muito importante que sua marca seja vista e conhecida pelo público, isso atrai mais consumidores.

O marketing indireto tem um grande poder de influência e penetração no imaginário dos espectadores. É um marketing poderoso que pode colocar sua marca no topo, mesmo com uma divulgação sutil.

Onde o marketing indireto costuma ser inserido?

O marketing indireto pode estar nas mais variadas plataformas. Por ser sutil, pode ser extremamente versátil. Aqui vão alguns exemplos:

Filmes, séries e novelas

Um exemplo clássico. Sabe aquele momento na série em que todo mundo toma um refrigerante conhecido? Ou aquele momento na novela em que os personagens vão a um banco específico para sacar dinheiro? Esse é o marketing indireto. Quando a propaganda não é explícita, ou é disfarçada, mas ainda assim é propaganda.

Vídeos na internet

Os vídeos na internet podem seguir os mesmos caminhos dos filmes, séries e novelas. Esses vídeos podem ser em canais, plataformas digitais ou redes sociais. Podem ser vídeos de canais de esquetes, youtubers, ou até mesmo em jogos e aplicativos.

Comerciais de TV

O marketing indireto também pode se enquadrar no marketing direto. Por exemplo, ele pode se apresentar a partir de propagandas que contam histórias. Como aquelas propagandas de natal que indiretamente apresentam a marca no decorrer do comercial e só no final apresentam a empresa de fato, com alguma fala ou até mesmo o logo.

Camisas de clubes

As camisetas de times de futebol também são um exemplo clássico de marketing indireto. Jogadores carregam inúmeras marcas em suas camisetas, de forma que o público as veja e conheça.

Games

O universo dos games também vem em uma crescente no marketing indireto. Jogos de futebol, corrida, lutas e muitos outros que imaginar, simulam a realidade dos esportes como na vida real, incluindo os anúncios e outdoors em estádios.

Marketing indireto exemplos: filmes e séries podem ser utilizados para marketing indireto.
Marketing indireto exemplos: filmes e séries podem ser utilizados para marketing indireto. | Foto: Freepik.

Marketing indireto e o mundo digital

No contexto digital, o marketing indireto também é campeão. Com o advento dos digitais influencers, o marketing e a publicidade estão cada vez mais sutis e conquistando milhões de consumidores mundo afora. 

Esse marketing pode ser inserido nas redes sociais, nas plataformas de streaming, em textos de sites otimizados com SEO, fotos, vídeos e muito mais. É o queridinho das marcas e dos influenciadores digitais, pois conquista o público de forma natural e intuitiva.

Como utilizar o marketing indireto em sua empresa com exemplos

Tendo conhecido as teorias por trás do marketing digital, é hora de colocá-las em prática. 

Antes de qualquer coisa, é importante conhecer seu público-alvo. Esse público consome qual tipo de conteúdo?

Conhecendo o conteúdo que seu público-alvo consome, é hora de colocar em prática! Se seu público é mais dos vídeos, invista em pequenas aparições em vídeos que possuem altas chances de terem grande visibilidade, seja um objeto ao fundo das cenas principais ou o logo de sua marca aparecendo de forma sutil na trama.

Se você acha que é melhor optar pelas redes sociais, busque conhecer os influenciadores que seu público acompanha. Uma aparecida sutil nos stories de um bom influenciador pode levar sua marca a altas posições no mercado.

Coloque sua marca em jogo também, quando possível, nas emissoras de TV, em séries, novelas, assim como em podcasts, plataformas de streaming e sites.

O marketing indireto é uma ferramenta extremamente poderosa. Deixar pequenos vestígios de sua empresa em lugares estratégicos fará com que sua marca se internalize na mente do público-alvo, tornando sua empresa conhecida e uma referência para o público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.