O que são dark stores e quais são as principais vantagens?

É fato que as compras on-line cresceram significativamente nos últimos anos, assim como a exigência dos consumidores e a competitividade no mercado. Sendo assim, foi necessário encontrar soluções, a fim de melhorar a experiência dos clientes, principalmente em relação à entrega. Nesse sentido, os galpões logísticos ganharam ainda mais destaque no cenário nacional e, com a pandemia do COVID-19, as dark stores foram impulsionadas. Contudo, nem todos sabem o que de fato são e como contribuem com a logística de uma empresa.. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.

O que é uma dark store?

As dark stores são pequenos estabelecimentos, geralmente fechados ao público, que têm como principal objetivo armazenar produtos e, assim, agilizar a entrega dos pedidos feitos pelos clientes de forma on-line. Elas podem servir como ponto de coleta e armazenamento, promovendo maior agilidade para as lojas virtuais no processo de entrega.

Como falamos, o e-commerce cresceu significativamente nos últimos anos, surgindo, portanto, a necessidade de soluções logísticas mais eficientes e ágeis, visto que a rapidez em receber um produto é um dos pontos mais valorizados pelos clientes.

Quais são as principais características das dark stores?   

O que são Dark Stores?

Um dos principais pontos desse tipo de loja é que são fechadas ao público, não possuindo gôndolas de venda ou vendedores. Ainda que sua estrutura possa parecer com uma loja convencional, a fim de facilitar para os funcionários no momento de montar os pedidos, elas funcionam de forma parecida com pequenos centros de distribuição. Portanto, estão localizadas em áreas mais populosas, a fim de agilizar as entregas.

Ao contrário dos centros de distribuição, as dark stores têm estruturas menores e, por isso, geram menos custos. Além disso, por estarem em lugares mais densos em população, há maior conhecimento dos hábitos de consumo, gerando maior economia para empresas no processo de transporte e agilidade para entregar os produtos.

Do ponto de vista do cliente, além de poder receber o produto no mesmo dia ou no dia seguinte, alguns pontos ainda permitem que o consumidor compre on-line e faça a retirada em uma dark store. Com mais uma opção para o indivíduo que quer estar com o produto o mais rápido possível, a empresa ganha ainda mais pontos.

Como as dark stores contribuem com a empresa?

Agora que você entendeu melhor o que são dark stores, já sabe que essa é uma solução bastante vantajosa para uma organização que trabalha com e-commerce. No entanto, elas promovem ainda outros benefícios para a empresa. Confira abaixo:

Flexibilidade logística

Um dos principais pontos das dark stores é que permitem que a entrega aconteça com maior liberdade. Inclusive, como estão perto dos consumidores, muitos podem fazer a retirada do item ou receber o pedido por motoboys. Por outro lado, essa não é uma realidade de empresas que estão em outra cidade, sendo necessário ter o amparo de serviços logísticos mais tradicionais.

Maior variedade de produtos

Outro ponto importante, é que elas permitem que a loja virtual ofereça maior variedade de produtos, pois estarão armazenados em lugares estratégicos, que beneficiam a logística de entrega.

Maior capacidade de estoque

Por ter um espaço dedicado por completo ao armazenamento, empresas com dark stores podem utilizar esse espaço de maneira estratégica, otimizando e armazenando o maior número possível de produtos. Além disso, elas são excelentes para empresas que têm períodos fortes de sazonalidade, em que o número de pedidos aumenta de forma significativa. 

Custo reduzido de implantação

Ainda que haja desafio para integrar os canais de atendimento, a implantação de uma dark store não exige altos investimentos. Afinal, como os produtos estão no “mini centro de distribuição”, é responsabilidade da loja organizá-los, separá-los e então enviá-los, chegando aos clientes, muitas vezes, no mesmo dia.

Maior conservação de determinados produtos

Excelentes para o setor alimentício, as dark stores possibilitaram a criação de sistemas para melhor conservação de itens perecíveis, aumentando significativamente a viabilidade de comercializar produtos por mercados, aplicativos de entregas de comida, etc. Além disso, os produtos chegam ao consumidor com maior qualidade, contribuindo para a melhor experiência do cliente.

Fidelização de clientes

Por fim, o resultado de todos esses fatores contribui para a satisfação dos consumidores. Como consequência, eles se sentem valorizados e desejam retribuir a boa experiência, fidelizando-se à sua empresa. Além disso, começam a recomendar a organização para amigos e familiares, aumentando sua clientela sem ações de marketing. Assim, você garante maior lucratividade, reduz custos e mantém uma base ativa de clientes fiéis.    

Então, como você viu, as dark stores são ótimas alternativas para quem quer agilizar a entrega de seus produtos. Com custo reduzido de implantação, elas ainda promovem muitas outras vantagens para a organização. Portanto, se você tem um e-commerce com galpão logístico e quer melhorar ainda mais a experiência de seus consumidores, invista em uma dark store.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.