Como a automação do WhatsApp pode auxiliar no seu negócio a otimizar o seu tempo e dinheiro

A automação do WhatsApp se tornou indispensável para os negócios, principalmente aqueles que não só querem oferecer atendimento de qualidade como também otimizar e ainda oferecer aos seus clientes mais rapidez nos seus atendimentos.

Com uma demanda às vezes muito apertada ou ainda poucos colaboradores para auxiliar no atendimento, a automação pode não só ser benéfica para os negócios como também para os clientes.

Principalmente porque com a automação no WhatsApp as empresas podem fazer um atendimento de qualidade e que realmente auxilie o cliente de forma rápida e clara. Já para os clientes, além de não precisar ficar esperando atendimento, também economiza o seu tempo e auxilia-o de forma inteligente e com qualidade.

Interessante, não é mesmo?

É exatamente sobre esse processo que falaremos neste artigo.

Portanto, continue a leitura e confira!

Confira agora o que é a automação no WhatsApp!

3D robot hand background, AI technology side view

Desde já você precisa saber que a automação é um processo que oferece independência para realizar ações automaticamente.

Nesse sentido, no WhatsApp, há duas pessoas conectadas e utilizando o aplicativo ao mesmo tempo. Ambas trocaram diversas mensagens e não só isso, precisaram ler as mensagens e enviar as respostas.

Agora imagina se fossem mais pessoas, ficaria mais difícil realizar a comunicação com todas as pessoas ao mesmo tempo, e você perderia não só muitas vendas como também diversos clientes.

É exatamente para auxiliar nessa comunicação que surge a automação! Nesse sentido, o próprio WhatsApp oferece algumas configurações, onde os negócios podem criar mensagens automáticas sempre que um “gatilho” for adicionado.

Quanto ao funcionamento da automação do WhatsApp, é preciso a integração computacional do WhatsApp com as ferramentas externas. Ou seja, nesse sentido pode-se configurar gatilhos que disparam mensagens automáticas para os contatos do WhatsApp.

Preparamos para você um exemplo de como funciona a automação do WhatsApp em uma lanchonete/restaurante! Vamos lá?

Como funciona a automação do WhatsApp em uma lanchonete!

A automação do WhatsApp pode ser utilizada não só para deixar o atendimento fluido como também auxiliar o cliente durante o processo do atendimento.

Preparamos abaixo um exemplo de como funciona a automação do WhatsApp em uma lanchonete. Lembrando que a automação pode ser utilizada por qualquer negócio. Vamos lá?

A automação no aplicativo WhatsApp pode ocorrer em uma lanchonete, principalmente na parte do atendimento dos pedidos. Sendo assim, uma forma não só de deixar o atendimento mais rápido como também auxiliar o cliente nesse processo.

Com a automação do WhatsApp, a lanchonete pode criar um cardápio e configurar um gatilho, nesse sentido, quando as mensagens recebidas tiverem “cardápio” ou foto, esse material será enviado automaticamente para os clientes. Assim, durante toda a conversa o cliente pode escolher as opções de lanches, salgados, sucos, refrigerantes, entre outros.

Nesse processo o próprio WhatsApp pode fornecer informações e responder os clientes de forma precisa até o final do atendimento, sem ter a necessidade de ter uma pessoa física realizando o atendimento. Confira agora os benefícios que a automação do WhatsApp oferece!

Quais os benefícios da automação do WhatsApp?

  • A automação do WhatsApp reduz a equipe de atendimento, principalmente porque tudo será realizado automaticamente!
  • Promove atendimento simultâneo para um número ilimitado de contatos. Dessa forma, é possível atender várias pessoas de uma vez só, otimizando o tempo como também aumentando cada vez mais as vendas.
  • Com a automação evitam-se diversos tipos de erros nas solicitações realizadas pelos clientes, que comprometem o atendimento e o entendimento de ambas as partes.
  • O fluxo de atendimento fica muito mais eficiente!
  • Outro benefício incrível é atrair mais clientes.
  • E por fim, a automação no WhatsApp oferece a possibilidade de fidelizar os clientes fiéis que o negócio já possui!

Incrível, não é mesmo? Por este motivo, você não pode deixar de utilizar a automação a favor do seu negócio.

Agora que você já conhece os benefícios da automação, saiba como aplicá-lo no seu negócio!

Saiba como fazer a automação do WhatsApp em 5 passos!

Em primeiro lugar você precisa baixar o aplicativo do WhatsApp Business (WhatsApp para empresas).

1-Se você já tiver o aplicativo instalado, você precisa clicar nos 3 pontinhos que fica localizado no canto superior esquerdo da tela e selecionar a opção “Ferramentas Comerciais”.

2-Agora você precisa pressionar a opção “Mensagem de saudação”.

3-Nessa etapa, clique na chave na lateral no campo “Enviar mensagem de saudação”.

4-Você pode editar o conteúdo clicando no campo “Mensagem de saudação” e selecionando o público-alvo da mensagem.

5-E salve o processo!

Após realizar os passos acima, todas as vezes que uma pessoa enviar uma mensagem para o seu negócio pela primeira vez, receberá então o texto que você escreveu.

Detalhe: você pode ainda escrever mensagens de ausência nesse sentido você pode mudar de mensagem de saudação para mensagem de ausência e seguir os outros passos. Quando você não puder responder, a mensagem será enviada para a pessoa automaticamente. Confira detalhes importantes sobre a automação do WhatsApp!

Isso é apenas o inicio, mas você pode (e dependo do volume de atendimento você deve) procurar um parceiro para ter automações mais complexas onde o atendimento ficará mais dinâmico e com mais possibilidade e o principal, dependendo da ferramenta que contratar você terá relatorios de gestão que irão te ajudar nas tomadas de decisão. Caso queira fazer esse processo na sua empresa n[os podemos te ajudar a encontrar a melhor ferramenta para seu negócio.

Conheça algumas informações importantes sobre as ferramentas de automação WhatsApp e ainda como escolher a melhor para o seu negócio!

Primordialmente, você precisa saber que existem diversas ferramentas de automação no WhatsApp, entretanto, cada uma delas possuem especialidades diferentes tanto para pequenas, médias ou grandes negócios.

Agora que você já sabe informações importantes sobre a automação do WhatsApp fica muito mais fácil aplicá-lo ao seu negócio. E para isso, você precisará de alguém especializado e pronto para lhe auxiliar nesse processo.

Conheça abaixo o profissional que pode auxiliar você a deixar o seu negócio não só mais lucrativo como também oferecendo o melhor serviço para os seus clientes!

Nós da V4 Company – Unidade Nazar e Associados poderemos te auxiliar nesse processo de automatização sem perder a qualidade no atendimento, conte mais sobre sua experiência com atendimento no WhatsApp nos comentários abaixo.

Caso queira conhecer um de nosso parceiros de automação Zapmatic , nos chame no zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.