Fontes de Tráfego no Marketing Digital

Fontes de Tráfego no Marketing Digital

Muito se fala em fontes de tráfego para um site, um blog, um ecommerce… enfim para o ambiente onde sua empresa está seja online ou offline. Aqui vamos falar mais sobre fontes de tráfego no Marketing Digital.

O que vale é que seu negócio tenha tráfego e pronto, correto? Será que só ter tráfego já é o suficiente? Leia esse artigo e veja várias fontes que você poderá usar para atrair visitantes para seu negócio de forma estratégia e sem “rasgar dinheiro”.

Quando se fala de fonte de tráfego temos as orgânicas e as pagas, que na verdade se formos analisarmos melhor, todas elas são pagas, nós veremos mais sobre isso abaixo.

Aproveite para Baixar Gratuitamente nosso Mapa Mental das Principais Fontes de tráfego para o Marketing Digital

 
 

Fontes de Tráfego Pagas

Quando falamos de fonte de tráfego pago estamos referindo a atração de visitantes para nosso negócio de forma paga diretamente, ou seja pagamos por um anúncio e temos visitantes em nosso site, por exemplo.

Mas de nada adianta termos visitas mas que não convertem, para ver mais sobre como fazer anúncios que convertem recomendamos ler o artigo Como Fazer Anúncios que Convertem. Sendo assim sempre quando for investir em tráfego tenha uma estratégia bem definida e domine as plataformas que irá usar para suas campanhas ou contrate alguma empresa que faça esse trabalho para você.

Fontes de Tráfego Orgânica

Sempre ouvimos falar que fonte de tráfego orgânica é gratuita, o que na verdade não é verdade. O tráfego orgânico nada mais é do que pessoas que visitaram sua empresa sem você ter investido diretamente para que isso ocorresse, por exemplo, quando uma pessoa busca por algum tema no Google, encontra sua empresa no buscador e clica.

O que ocorre é que para geração do conteúdo, otimização do site (SEO) e outros elementos investidos para seu site estar no ar tem-se um gasto com tudo isso.

A foto abaixo é um exemplo de resultado pago (primeiro quadrado e as bolsas no quadrado ao lado – Google Shopping) e o segundo quadrado o resultado orgânico.

Principais Fontes de tráfego para seu Negócio

Agora que vimos as formas de fontes de tráfego, vamos ver os principais canais que você poderá usar para seu negócio, lembrando sempre que se não souber fazer, contrate quem saiba ou estude o assunto para não jogar dinheiro fora.

Redes Sociais como Fonte de Tráfego

As redes sociais são boas fontes de tráfego para um negócio, sendo várias as plataformas que poderá ser usada, para isso deve-se analisar os seguintes pontos antes de entrar em uma delas:

  • Produto que você comercializa tem a ver com o tipo de mídia que a plataforma comercializa;
  • Se o seu produto é de desejo ou intenção;
  • Seu público está na rede social;
  • Se seu negócio é B2B ou B2C;
  • Sua empresa tem equipe suficiente para todas redes que definiu?

Após avaliar esses pontos você conseguirá definir em quais redes sociais irá atuar. Seguem algumas redes sociais:

Instagram

O Instagram é uma rede social muito boa para divulgação do seu negócio e pode ser usado de forma paga e orgânica. Para se aprofundar no Instagram sugiro a leitura dos artigos abaixo:

18 Estratégias de Marketing Digital no Instagram

Dicas Rápidas e Práticas no Instagram

E se quiser aprofundar mais conheça nosso ebook Marketing Digital Avançado para Instagram

Ebook Marketing Digital Avançado para Instagram

Facebook

O Facebook é um canal onde as pessoas estão lá para entretenimento, ai cabe sua avaliação se seu produto é de desejo ou de interesse, pois dependendo do que estiver ofertando o Facebook pode não ser um canal interessante, assim como Instagram.

Um exemplo seria de uma empresa que faça fretes, imagina que você está no Facebook e aparece um anúncio de fretes, imaginou? Não deu desejo de fazer um frete se você não estiver precisando, correto? Pense nisso, isso serve para todos canais.

Linkedin

Caso queira divulgar seu negócio no Linkedin, avalie bem se seu público está lá, essa pode ser uma boa rede para se divulgar negócios B2B ou quado queira atingir pessoas de cargos específicos. Enfim é uma rede um pouco mais cara, então avalie bem antes de começar.

Tiktok

O Tiktok é uma plataforma para público mais jovem e de entretenimento, para saber mais sobre ele sugerimos ler o artigo que fala de Tiktok para Negócios.

Youtube

O Youtube é uma excelente plataforma para quem produz conteúdo em vídeo, mas não se iluda não é apenas fazer o vídeo colocar lá e esperar assentado.

O youtube é muito “atraente”, mas tem que se ter estratégia e boas qualidades de vídeo, áudio e imagens. Também pode ser feito anúncios pagos pelo Google Ads

Twitter e outras Redes Sociais

Dependendo do nicho de mercado o Twitter poderá ser uma boa fonte de tráfego para seu negocio.

Aproveite para ficar sempre antenado, pois podem aparecer boas redes sociais para se ter fontes de tráfego.

Email Marketing como fonte de tráfego

Por mais que muitos achem que o email marketing morreu, isso não é o que ocorre, mas para tratar desse tema sugiro a leitura do artigo completo com o Guia sobre Email Marketing

Google meu Negócio como Fonte de tráfego

As buscas locais tem crescido muito nos últimos tempos e o Google tem aperfeiçoado cada vez mais a experiência do usuário para buscas por negócios locais. E ai você já cadastrou sua empresa no Google meu Negocio?

Se já cadastrou se atente para revisar se colocou o máximo de informação possível da sua empresa, pois são vários os pontos para se ter relevância e aparecer bem em buscas locais. Veja o estudo feito pelo Moz sobre fatores de classificação de pesquisas locais. Caso ainda não tenha cadastrado, ainda é tempo.

Pense quantas vezes você estava em uma cidade e queria almoçar e fez a pesquisa no Google sobre “restaurante perto de mim” ou restaurante em Cidade tal, ou bairro tal”. abaixo um exemplo de uma busca por um “restaurante perto de mim”. Note que o resultado é de restaurantes que estão próximo a minha localização.

Buscas Locais - Google meu Negócio

Automações no messenger (Manychat)

Aqui vou falar do Manychat que é a automação que utilizo, com ela você consegue dar respostas automáticas para quem entrar em contato com sua empresa, e a ferramenta permite que as pessoas se inscrevam na sua lista, onde no futuro você poderá enviar sequências de mensagens para essas pessoas gerando tráfego para seu negócio.

O Manychat permite você colocar tags para definição de público e futuro envios de sequências de mensagens. Segue abaixo um print de exemplo de um fluxo no Manychat.

Automação como Fonte de tráfego via Manychat

Se quiser começar o Manychat tem um versão gratuita que você poderá utilizar com recursos limitados, caso precise pode ir para a versão pro.

Rede de pesquisa e display

Google Ads

O Google Ads é uma fonte de tráfego pago e ele é dividido em rede de pesquisa e rede de display.

Rede de pesquisa

A rede de pesquisa do Google é quando você paga por palavras chave e seu negócio aparece nas primeiras pesquisas do buscador ou pelo Google Shopping como citado acima.

Pense que as pessoas quando vão para o Google pesquisar por algum tema quer dizer que elas estão interessada naquele assunto, normalmente são pessoas que já sabem o que querem, pense no exemplo da empresa que oferece frete que falamos acima. Se a pessoa vai ao Google procurar por frete em algum lugar, quer dizer que ela tem interesse no assunto.

Rede de Display

A rede de display do Google são sites parceiros do Google que você pode divulgar via Google Ads e direcionar para os sites que achar mais interessante para seu negócio.

Bing Ads

Assim como o Google Ads o Bing tem a rede de pesquisa dentro do buscador do Bing, seguindo a mesma ideia porém com um nível bem menor de buscas do que o Google.

Whatsapp Business ou Telegram

O Whatsapp assim como o Telegram, são ótimas fontes de tráfego, podendo ser usada de diversas formas, tais como:

  • Lista de transmissão;
  • Postagem no status;
  • Grupos de Whatsapp;
  • Lançamentos de produtos.

A ferramenta além de ser boa fonte de tráfego também pode ser usada para atendimento ao cliente.

Blog e Marketing de Conteúdo

Os Blogs são usados para postagens de conteúdos que interessam o público de um negócio, são fontes de tráfego orgânico, mas que exige investimento para criação do conteúdo, configurações, uso de técnicas de SEO…

A otimização do site/blog (SEO) é uma estratégia para que o conteúdo produzido seja bem posicionado nos buscadores.

Programas de Afiliados

Os programas de afiliados também são fontes de tráfego, eles podem ser criados pela própria empresa ou pode-se usar plataformas para cadastro do seus produtos/serviços, algumas dessas plataforma por exemplo são, Hotmart, monetizze e Eduzz.

Por exemplo, temos o Ebook Como Ganhar Dinheiro com Infoprodutos que cadastramos no Monetizze como Gratuito, caso queira baixar acesse o link na imagem.

Ebook Como Ganhar Dinheiro com Infoproduto

Independente de se ter um programa de afiliados ou usar de parceiros a ideia é que as pessoas vendam o seu produto/serviço por uma comissão da venda.

Influenciadores Digitais como fonte de tráfego

Os número de influenciadores digitais tem crescido muito e temos ai uma boa oportunidade de atrair pessoas para nosso negócio por esse meio, esses influenciadores podem ser blogueiras, influenciadores no Instagram, Youtubers…

O Importante ao avaliar essas pessoas é verificar o nível de engajamento do público que elas têm, se tem a ver com seu público e qual tipo de parceria será feita.

Anúncios Nativos

Outra possibilidade de atrair tráfego para seu site é anunciado em plataformas de anúncios nativos, são aqueles anúncios que aparecem abaixo ou ao lado de um artigo, e aparenta ser mais um artigo do site que você está. Duas plataformas conhecidas e usadas são Taboola e Outbrain.

Abaixo na imagem de um anúncio no Taboola

Anúncio Nativo Taboola

SMS Marketing

Um pouco menos usada por pequenas empresas, mas com boas possibilidades de gerar tráfego para seu público é o uso de envio de SMS para pessoas que são seus contatos.

Essa modalidade pode ser para tráfego e também para informações de acompanhamento de entrega, faturamento, cobrança…

Por mais que seja pouco usada vale a pena o teste, já usei com clientes nossos que tiveram bons retornos de tráfego e conversão.

Push Notification

Lembra daquelas notificações que aparecem na tela do seu celular com uma promoção, alguma notícia de última hora ou convite para algum evento online importante?

Notificação push é uma mensagem enviada automaticamente ao usuário por aplicativos de smartphone, tablet ou navegador. Essas notificações aparecem diretamente na tela do dispositivo e são muito úteis como ferramentas de marketing. Ela ajuda a comunicação com seu público e poderá trazer tráfego para sua empresa.Essas notificações são uma estratégia de aproximação com seu público é que poderá te trazer tráfego.

Sites de Nicho

Existe também a possibilidade de atrair visitantes para seu site através de negociações feitas diretamente com sites do seu nicho de mercado, sem passar por um intermediário, por exemplo, Google Ads.

Normalmente você segue o fluxo de identificar esses sites que tem semelhança com seu público, entra em contato com o administrador e ele te enviará uma proposta (mídia kit) de anunciar com eles.

E você utiliza mais alguma Fonte de Tráfego para o Marketing Digital do seu Negócio? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.