Como Fazer Anúncios que Convertam!

Como fazer Anúncios que Convertam

Pagar para se ter tráfego é uma coisa que qualquer empresa consegue fazer, agora a grande questão é fazer com que esse tráfego vindo de anúncios convertam.

E para se ter conversões sua empresa precisa de chamar a atenção do público e para isso seguem dicas para você fazer anúncios que convertam e tragam resultados para seu negócio.

Não esqueça, de nada adianta ter muito tráfego e milhares de curtidas sem ter resultados reais para sua empresa.

Headline chamativa do Anúncio

A headline nada mais é do que o título do anúncio e é uma das principais “portas de entrada” das pessoas para clicar no seu anúncio. Elas definirão as taxas de aberturas de uma campanha de email marketing, auxiliaram a definir um público que irá clicar no anúncio, assim como também dará um bom indicativo se a pessoa continuará a leitura da sua copy.

Segue abaixo um Título de um anúncio do Taboola no Facebook e outro de um email marketing, apenas para ilustrar onde você deverá concentrar seu “esforço” para chamar atenção do seu público.

Headline do anúncio

Um outro exemplo de título em anúncio de rede de pesquisa abaixo, fiz uma pesquisa rápida com palavra curso marketing digital para exemplificar um título do Google Ads:

Título anúncio em rede de Pesquisa

Quando for criar sua headline pense que seu anúncio terá que chamar a atenção da sua persona em meio a um emaranhado de informações seja no facebook, rede de pesquisa do Google ou Bing, Taboola…

Então, para fazer uma boa headline seguem algumas dicas:

Dicas para uma Headline de Sucesso

  • Conheça seu público;
  • Chame a atenção de pessoas que se interessam pelo seu negócio, de nada adianta ter muitos cliques, gastar muito dinheiro, mas atrair muitos curiosos e pessoas que não te trarão retorno;
  • Explore a Dor da sua persona. Exemplo: Imobiliária vende o sonho da casa própria, uma possível dor do seu público é passar o resto da vida pagando um aluguel sem ter retorno. Nesse exemplo a imobiliária poderia fazer uma headline explorando essa dor da sua persona que é gastar dinheiro com aluguel;
  • Outra possibilidade é usar do desejo da persona, no exemplo acima o desejo do público seria o “Sonho da Casa Própria” ;
  • Utilizar de gatilhos mentais (exemplos: escassez, urgência, prova social…), esse ponto iremos abordar mais profundamente em outro artigo;
  • Seja objetivo e sucinto, a headline deve ser curta e não grandes textos;
  • Saia do normal e instigue a curiosidade;

Subtítulo ou Textos abaixo da Headline

Os textos abaixo da headline podem ser usado para reforçar os benefícios do que você está propondo no anúncio ou indicar o que propõe para o seu público, tudo dependerá do canal. Abaixo exemplo, do mesmo anúncio do Taboola no Facebook citado acima, do texto abaixo da headline:

Subtitulo anúncio Taboola

Para exemplificar segue uma imagem com o Preheader de uma campanha de email marketing que é o que aparecerá para seu público.

Copys Persuasivas

As copys são o corpo do seu anúncio no email marketing, o texto que você enviará, no Facebook será o texto principal, no Google Ads será o conteúdo principal onde você terá poucas palavras convencer o seu público a clicar no seu anúncio.

Para copys de sucesso recomendo baixar o nosso Ebook Gratuito Como Escrever uma copy persuasiva

Como escrever Copys Persuasivas

As Copys devem atrair as pessoas corretas então escreva de uma forma que você irá segmentar o público do seu interesse e evitar curiosos e também não deixar margem para pessoas que não entenderam sua proposta e evitar frustração.

Evite fazer copys genéricas, por que se você promete uma coisa muito ampla o risco de ter frustração é grande, pois se seu anúncio não for específico você poderá aumentar a base de pessoas interessadas nele, mas não no seu produto.

Tente fazer copys para quebrar padrões e chamar a atenção de quem você almeja. Lembre-se você tem que chamar a atenção das pessoas.

Uma dica para uma copy seria usar a seguinte estrutura:

DOR + DESEJO + TRANSFORMAÇÃO + CTA

Seguindo o Exemplo da imobiliária acima poderíamos ter um anúncio na estrutura acima assim:

Está Cansado de Pagar Aluguel (DOR)? Sempre Sonhou em ter Casa Própria e investir no que é seu (DESEJO)? Está com Sorte, nós da “Imobiliária xyz” estamos com uma condição imperdível para você ter uma Casa dos seus Sonhos e parar de jogar dinheiro fora com aluguel (Transformação). Entre em contato Agora que temos apenas 5 unidades (CTA)

Esse é apenas um exemplo de um anúncio com a estrutura acima.

Faça com que sua Copy atraia a pessoa certa, para isso a pessoa deve-se identificar com seu anúncio use a técnica Rapport, que é você criar uma relação harmônica com o público que deseja atingir usando da empatia.

Anúncio com Imagem Chamativa

Anúncio com Imagem Chamativa

A imagem é essencial para um anúncio que converta, dependendo do canal ela será a que mais trará a atenção da pessoa, mas de toda forma em qualquer canal que permita usar imagens para anúncios ela será peça primordial para seu sucesso.

Quando for usar imagens deve-se atentar, pois se a imagem de cara tiver aparência de anúncio ela poderá afastar seu público e ela deverá tomar a atenção das pessoas ao passar pelos seus anúncios. Apresente seus anúncios com aparência de conteúdo que agregue para seu público.

Cuidado com imagens com cores do canal que você está divulgando, pois poderá não se destacar no local, exemplo usar imagens com azul dentro do Facebook pode não ter o retorno desejado.

Provas sociais geram empatia com seu público, que tendem a se identificar com pessoas “comuns” como ele que teve acesso a uma solução que transformou sua vida.

Cuidado com o excesso de texto na imagem. No Facebook, por exemplo, imagens com mais de 20% de texto podem não ser mostrados ou ter um valor maior.

Utilize imagens com alto contraste e que mexa com o sentimento do seu público.

Tipos de Mídias para Anúncios

Quando for fazer seu anúncio entenda qual tipo de mídia ele será divulgado, pois temos mídias que são de atenção e mídias de intenção.

Mídia de Atenção

As mídias de atenção são locais onde a pessoa não está entrando para procurar sua solução, ou seja ela estará lá por outros motivos seja de se distrair, bater papo, passar o tempo… enfim o interesse dela não é te procurar.

Nessas mídias você terá que chamar a atenção da pessoa para aquilo que está ofertando, pois ela não está ali pensando em comprar alguma coisa. Você terá poucos segundos para chamar atenção das pessoas então capriche.

Exemplos de Mídias de Atenção

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Taboola;
  • Rede de Display do Google Ads;
  • Anúncios em sites de Nicho…

Um exemplo disso é qual foi a vez que você entrou no Facebook para procurar um produto/serviço que pretendia comprar? Reflita sobre isso…

Exemplos de Mídias de Intenção

  • Google Ads;
  • Bing Ads…

Nesse exemplo as pessoas procuram sobre um tema com intenção de solucionar uma dúvida, um problema… enfim elas pesquisam com a intenção de solucionar alguma coisa.

Anúncios X Landing Page

Anúncios X Landing Page

Quando for direcionar as pessoas do seu anúncio para o local que deseja, como por exemplo, uma landing page, não esqueça que o anúncio deve conversar com a landing page.

Direcione seu público para um local que converse com o que você anunciou, e tente ao máximo gerar rapport nessa etapa também.

Um exemplo de anúncio que converse com a landing page seria um anúncio de uma academia para um público de terceira idade, nesse caso as imagens da página devem conversar com esse público da terceira idade. Imagina essa pessoa cair em uma página onde as fotos são de pessoas marombeiras e um locaias parecendo bem agitado.

Vamos extrapolar no exemplo, imagine um anúncio falando de um produto X e que quando você clica cai em uma página onde você ainda terá que procurar o produto/serviço do anúncio.

E ai vai uma obvia, mas que poderá te salvar de algum prejuízo, teste todo o caminho do consumidor antes de colocar sua campanha no ar, pois você pode por algum motivo ter colocado o link de destino errado ou o link pode estar com problema.

Canal de divulgação do Anúncio

Avalie cada canal que irá divulgar seu anúncio e teste para ver em qual deles seu retorno será melhor. e tenha atenção, pois cada canal terá uma forma de abordagem que você deverá fazer.

Não use o mesmo anúncio para o mesmo canal, faça as adaptações necessárias e aproveite a força de cada um deles

Outro ponto a se observar que dentro de um canal você poderá ter vários locais que seu anúncio irão aparecer, verifique como fica seu anúncio em cada um deles e também verifique como ele fica no celular, versão mobile.

Call to Action (CTA) no anúncio

Mostre para seu público qual ação você quer que ele faça, então use Call to action nos seu anúncios, exemplos de CTAs:

  • Baixe agora;
  • Teste Grátis;
  • Fale com Especialista;
  • Corra, Últimas Vagas;
  • Use contador de hora na landig page para gerar caráter de urgência…

Mensure os resultados dos seus anúncios

Assim como falamos no guia sobre indicadores chave de performance, você deverá medir os resultados dos seus anúncios. Para isso leve em consideração cada um dos pontos citados acima, veja o que cada ponto obteve melhor desempenho, você pode se guiar pelas perguntas abaixo:

  • Qual foi o criativo com melhor desempenho?
  • A headline com melhor performance foi?
  • Qual foi o Custo por conversão de cada anúncio?
  • Qual copy que conseguiu mais atenção do seu público e teve melhor desempenho?
  • Qual anúncio teve melhor CTR?
  • Como foi a qualidade dos leads de cada anúncio?
  • Qual a taxa de abertura do email?
  • Qual a taxa de clique no email?

Avalie qual anúncio está te trazendo melhores conversões e invista neles.

Aproveite para conhecer nosso ebook Anúncios Lucrativos que Convertem e aproveite para ganhar os bônus para quem adquirir agora.

Ebook Anúncios Lucrativos que Convertem

Aproveite e deixe algum exemplo de um anúncio que você fez e teve sucesso. Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.